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O fato é que a sua jornada rumo ao 6 em 7 não começa com a definição do produto, nem com a construção da lista ou com a aplicação dos gatilhos mentais

A sua jornada começa com a decisão sobre em qual nicho ou subnicho você vai atuar.

E o fato é o seguinte.

A maioria das pessoas que eu conheço não sabe como identificar em que nicho ou subnicho vale a pena investir.

Na real tem gente que fica completamente paralisada na hora de tomar essa decisão. 

E isso faz total sentido.

Porque quem está começando em uma determinada área tende a errar tanto para mais, quanto para menos na hora de nichar e subnichar. 

Só que existem estratégias que podem te ajudar a definir o nicho e o subnicho certos para o seu negócio chegar ao 6 em 7.

Para conhecer essas sacadas, é só você continuar comigo até o final deste artigo, porque eu vou te explicar tim tim por tim tim o que são nicho e subnicho.

E também vou dar a letra sobre o erro que as pessoas mais cometem na hora de escolher nicho e subnicho.

Além disso, eu vou te mostrar como é possível saber se um nicho ou subnicho tem potencial para fazer 6 em 7 e como você pode fazer a escolha certa para o seu negócio. 

Mas se você preferir, pode assistir o podcast que eu gravei exatamente sobre esse assunto. 

Outra opção é acompanhar só o áudio, que está disponível em qualquer uma dessas plataformas:Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher

Vamos começar? 

O que são nicho e subnicho

O nicho é uma parte de um determinado mercado e o subnicho é uma parte menor dessa seção do mercado. 

Olha o meu exemplo. 

O meu nicho é negócios. Eu estou falando para quem está interessado em negócios. 

Mas dentro de negócios pode ter gestão, pode ter recursos humanos, pode ter finanças e vários outros subnichos. 

Então, dentro do nicho de negócios, eu falo de marketing. 

Mas não de marketing como um todo, porque dentro de marketing também existem vários subnichos. 

Tem marketing de outdoor, tem marketing de propaganda para a televisão, marketing de resposta direta e por aí vai.

Dentro do marketing, eu falo do marketing digital. Então, o marketing digital é um subnicho do marketing. 

E aí, dentro do marketing digital existe SEO (Search Engine Optimization – em português quer dizer otimização para motores de busca) que envolve estratégias para aparecer na primeira página do Google, existe o subnicho de redes sociais

E existe o subnicho de pessoas que usam o marketing digital para fazer lançamentos (ou como eu eu gosto de falar: fazer o 6 em 7). 

Essa gíria do marketing digital quer dizer faturar 6 dígitos, 100 mil reais, em 7 dias consecutivos. 

Você pode conferir muitos outros significados no podcast que eu gravei para explicar o que é cada termo que eu uso. 

São tantas gírias que eu até precisei fazer uma segunda parte, para completar esse verdadeiro dicionário do 6 em 7. 

O fato é que no meu subnicho eu ensino as pessoas a fazer 6 em 7 através de lançamentos. 

E na minha opinião técnica, encontrar o seu nicho ou subnicho é o primeiro passo para fazer um 6 em 7. 

Porque as pessoas tendem a comprar do número 1 do mercado. 

Se você tiver a oportunidade de comprar do número 1 ou do número 2 pagando o mesmo preço, a tendência é você comprar do número 1. 

E é muito difícil você ser o número 2 do mercado quando você está sozinho naquele subnicho.

Agora, se eu estivesse no mercado de negócios, quantas pessoas poderiam estar falando sobre isso?

As chances são que ia ser muito mais difícil conquistar a atenção das pessoas, muito mais difícil ser o número 1 em negócios. 

Em marketing também, porque é uma área muito grande. Inclusive marketing digital que já é um subnicho é grande. 

Por isso eu escolhi me especializar na arte de fazer um 6 em 7, a arte de fazer lançamentos. 

Ou seja, a arte de aprender a ter altos picos de geração de caixa através do marketing digital em um curto espaço de tempo. 

Nesse caso eu me torno um dos únicos, quiçá o único, quiçá o número ,1 e isso facilita o meu trabalho demasiadamente. 

Tem gente que pensa que nichar e subnichar vai restringir muito o número de clientes e é verdade. 

Porém, o universo da internet é tão grande, que o pequeno se torna gigante e você consegue fazer 6 em 7. 

Como a Heloisa Gimenes que trabalha com cartonagem e chegou ao 6 em 7 ensinando a fazer maleta japonesa.

Se quiser ouvir essa história da boca dela, eu vou deixar o vídeo aqui embaixo para você conferir. 

Então, a maioria das pessoas vai poder escolher o nicho e o subnicho antes mesmo de definir o produto

Mas como qualquer aprendiz de uma determinada área, quem não tem essa extrema noção pode ir um pouquinho a mais ou um pouquinho a menos do que deveria na hora de nichar e subnichar. 

Para evitar que isso aconteça com você, agora eu vou te falar… 

Qual é o erro que as pessoas mais cometem na hora de definir nicho e subnicho

Eu posso resumir esse erro em uma única palavra, que é balanço (no sentido de equilíbrio)

Balanço é muito importante.  

O fato é que existem duas forças contrárias que você precisa equilibrar. Subnichar demais, desnecessariamente, e subnichar de menos.

Algumas pessoas subnicham demasiadamente, sem necessidade, e outras pessoas subnicham menos do que deveriam. E nos dois casos isso é uma desvantagem. 

É como andar de bicicleta, a grande sacada é o balanço. E esse balanço vem com o tempo. 

Eu costumo dizer que eu indico subnichar se, e somente se, não há um faixa-preta naquele mercado. 

Faixa-preta de acordo com o que eu defini no marketing digital, isto é, quem fatura pelo menos 2 milhões de reais por ano com lançamentos. 

Como a Gisele Hedler, por exemplo, que em apenas um ano trocou a vida de endividada pelos lançamentos milionários. 

Eu conversei com ela no meu Podcast Faixa Preta e eu vou deixar a gravação desse bate-papo aqui, caso você queira conferir. 

Então, quando já existe um faixa-preta em um certo nicho, você precisa se perguntar: “será que eu quero competir com esse cara?”

Se a resposta for não, você subnicha. 

Agora, eu estou falando do universo paralelo, eu estou falando de marketing digital. 

Se uma empresa é gigante em produto físico, mas não está presente na internet eu não considero ela como faixa-preta. 

Vamos supor que existe uma pessoa que é gigante no nicho de futebol. Só que no nicho de basquete ela não é relevante.

Ela pode ser campeã, tricampeã mundial de futebol, que isso não vai necessariamente ajudar no basquete. 

Então, eu faço esse julgamento no meu campo e pelas minhas regras. 

Porque o faixa-preta no mundo convencional, definitivamente, não é o faixa-preta no mundo paralelo.

São regras de jogo diferentes. 

Por exemplo, eu estava fazendo aula para tirar a carteira de habilitação que permite conduzir embarcações e eu fiquei presente para uma coisa interessante.

Quando você aprende a dirigir um barco a motor, você entende que vento é importante, na real ele é muito relevante. 

Principalmente na hora de atracar, que é como a gente chama estacionar o barco. 

Só que o vento não é relevante quando você está dirigindo um carro. Não importa se você é campeão de Fórmula 1, se você está dirigindo um barco isso não te ajuda muito. 

Agora, vale lembrar que existem nichos tão grandes que mesmo que já exista um faixa-preta, esse cara não vai conseguir atingir todo mundo. 

E o que eu faria para entrar em um nicho que já tem autoridade?

Eu procuraria um ângulo diferente para falar sobre aquele assunto. 

No nicho de finanças, por exemplo, tem vários faixas-pretas. 

Tem a pessoa que fala com humor, tem outra que fala só com quem está endividado, tem uma terceira que é super técnica, uma quarta que ensina a investir e por aí vai. 

Então dá para subnichar não só com o tema, mas também com o jeito de abordar aquele tema. 

Porque não é só sobre o que eles falam e sim como eles falam daquele assunto. 

Agora, se você está no nicho de um faixa-preta falando da mesma maneira que o cara, eu recomendo você subnichar. 

Mas se você acha que pode falar de uma maneira diferente e se comunicar com uma mensagem diferente, você também está subnichando de uma outra forma. 

E por que isso acontece?

Porque algumas pessoas não querem humor com finanças, outras não querem uma parada densa, tem gente que quer aprender a investir e tem gente que quer saber como sair do vermelho. 

O seu jeito de se comunicar atrai uma pessoa e desatrai outras. 

Inclusive, a faixa etária também pode ser considerada um subnicho. 

O jeito que você fala com uma pessoa de 55 anos tende a ser diferente da linguagem que você usa com uma pessoa de 18 anos. 

Mesmo que você esteja falando sobre o mesmo assunto. 

Depois de ver qual é o erro que você não deve cometer na hora de definir o nicho e o subnicho do seu negócio, chegou a hora de te mostrar… 

Como saber se um nicho ou subnicho tem potencial para fazer 6 em 7

O nicho e o subnicho são notas de uma grande música, um grande concerto. 

Esse concerto é o 6 em 7, um conjunto de notas sequenciadas e executadas em um determinado tempo. 

Quando você toca a primeira nota, você não sabe, necessariamente, qual vai ser o resultado final. 

Nem eu, que sou super faixa-preta, sei. Eu posso até ter uma noção, mas não tem como saber. 

Então, o que que acontece?

Você vai tocando as notas, executando cada uma das partes da Fórmula de Lançamento e, eventualmente, colhendo pistas sobre aquilo que está funcionando. 

Não são certezas, são pistas. 

E a medida que você vai encontrando essas pistas, você vai entender algumas coisas. Você vai aumentando a possibilidade de estar no caminho certo. 

Agora, se você não descobrir essas pistas, você vai reforçando que talvez você esteja no caminho errado. 

Mas a prova cabal só vai acontecer no seu primeiro lançamento, que é quando todas as notas estão reunidas.

Não tem outro jeito.

Você precisa estar no campo de batalha para ter certeza. Antes disso é quase impossível saber. 

É mais ou menos o mesmo sistema que os antigos vikings usavam para navegar. 

De dia, no meio do mar, não dava para saber para onde eles estavam indo. Mas quando chegava a noite eles ajustavam a rota. 

Porque a noite eles tinham como se orientar pelas estrelas. 

Então, um lançamento é mais como navegar nos tempos antigos. 

Você vai às cegas em uma direção que você acha que é certa, depois você ajusta com os instrumentos que você tem. 

E continua nesse processo de navegar e reajustar a rota até chegar ao 6 em 7. 

Porque não existe um feedback em tempo real, mas você consegue verificar os indicadores. 

Agora, depois que você definir o nicho e o subnicho, o segundo passo para chegar ao 6 em 7 é pensar no avatar. 

Eu até já falei de forma aprofundada sobre esse tema no podcast que eu vou deixar aqui embaixo. 

Então, você precisa definir quem são as pessoas que você quer atingir, isto é, quem é o cliente ideal para o seu negócio.

Aí, depois que o avatar estiver bem definido, o terceiro passo na sua jornada de lançamento é a produção de conteúdo

Se você quiser saber o exato conteúdo que você precisa produzir para chegar ao 6 em 7, dá só uma olhada nesse vídeo. 

Mas eu já te adianto que a minha recomendação é que você faça pelo menos 2 raízes e 7 nutellas por semana.  

E se você não sabe o que é raíz e nutella, eu explico. 

O conteúdo raiz é denso e te ajuda a aumentar a sua autoridade porque entrega muita informação, além disso ele precisa ter pelo menos 30 minutos de duração.   

Já o conteúdo nutella deve ser um trecho de um dos seus raízes. É mais curto, fácil de consumir e te ajuda a atrair uma audiência que ainda não te conhece tão bem.

Daí, quando você estiver na etapa de produção de conteúdo, o seu objetivo vai ser conseguir ter 50 pessoas assistindo uma live sua. 

Porque se existem 50 indivíduos dispostos a te ouvir, isso é um bom indicativo que o nicho que você escolheu está indo bem. 

O problema é que isso pode demorar. 

Nesse caso, o que eu estaria vendo?

Eu procuraria ver a evolução da parada. Se nessa semana tem mais pessoas do que na anterior. 

Porque se não rolar uma evolução pode ser o sinal de um problema, no nicho, no avatar, no conteúdo ou na distribuição de conteúdo. 

Inclusive, nesse vídeo eu explico qual é a melhor maneira para você começar a distribuir o seu conteúdo. 

O fato é que se você não começar a ver um pequeno aumento da sua audiência, mesmo que lento, isso pode ser um sinal de fumaça.   

Pode significar que o seu conteúdo não está alinhado com a audiência ou que a sua distribuição não está funcionando. 

O lance é que as pessoas tendem a querer ter certeza antes de decidir lançar, só que isso não existe. 

Igual a analogia da navegação dos vikings. Eles partiam rumo a um destino e iam corrigindo a rota ao longo do percurso.  

Como escolher o nicho ou subnicho do seu negócio

A maioria das pessoas que eu conheço fica em dúvida na hora de escolher o nicho ou o subnicho para fazer 6 em 7.

E, nesse caso, eu recomendo você aplicar a “técnica da lasanha ou canelone”. 

Eu vou deixar o vídeo onde eu falo sobre ela separado aqui embaixo, caso você queira olhar. 

Basicamente, a ideia dessa técnica é você não ficar paralisado diante de todas as possibilidades. 

Por exemplo, se você trabalhasse no subnicho de alergia de cães. 

Seria melhor tentar alcançar todo mundo que tem cachorro ou só quem tem cão com alergia? 

Bom, como eu acredito que nem todo cão tem alergia, você precisaria escolher entre resolver o problema da alergia, ou encontrar um outro problema que seja comum a todos os cachorros. 

Isso vai depender da sua expertise. 

Então, se escolher falar com todo mundo que tem cão, você vai ter que resolver um problema que afeta a maioria das pessoas que esse animal. 

Mas se você só sabe resolver problema de alergia, você vai precisa focar em alergia. 

Uma ideia seria ensinar as pessoas a identificar se o cachorro tem alergia, porque às vezes o animal não está bem e a pessoa não sabe o que está errado. 

E fazendo isso você iria focar no nicho e subnicho de alergia.

E eu acredito que tem bastante cão com alergia, então se você é especialista em alergia, minha recomendação às cegas, isto é, sem um estudo profundo sobre isso, seria focar em alergia. 

Para que você seja a maior autoridade digital do mundo paralelo em alergia de cães, com o Instagram mais repleto de conteúdo sobre alergia de cães. 

Do mesmo jeito que o meu Instagram, provavelmente, é um dos maiores com conteúdo para quem busca o 6 em 7. 

Agora, tem uma outra parada.

Depois que foi inventado o livre arbítrio, você não é obrigado a fazer a mesma coisa para sempre. 

Eu mesmo trabalhei em um banco de investimentos por muitos anos e troquei essa vida pelo que eu faço hoje. 

Tem um podcast onde eu conto toda a minha trajetória e você pode conferir aqui embaixo. 

Então, você pode trocar de nicho e de subnicho. 

Uma vez que você aprende a fazer um 6 em 7, vai ser mais fácil chegar ao 6 em 7 em outro subnicho. 

Mas fica ligado.

Porque toda vez que você trocar, você vai tender a começar do zero. 

Vamos supor que você construiu uma casa e agora quer subir um segundo andar. Se a estrutura aguentar, tudo bem, você pode construir outro andar. 

Mas se você decidir construir uma segunda casa, agora que você já sabe como se faz pode até ser um pouco mais rápido, mas você vai precisar começar pelas fundações. 

Olha o meu exemplo.

Seu eu quiser começar no nicho de redes sociais como um especialista em Instagram eu posso, porque essa é uma coisa que eu realmente sou. 

Nesse caso, eu não vou começar necessariamente lá do zero, já que a minha audiência se interessa por Instagram também. 

Contudo, se eu quiser um especialista em meditação, eu tenho que começar muito do zero. 

Porque a meditação é uma parada pouco correlacionado com a minha audiência. 

Eu não sei se você sabe, mas eu pratico meditação há muito tempo. Eu até gravei um podcast inteiro explicando porque eu considero essa prática uma facilitadora para chegar ao 6 em 7. 

Claro que devem existir algumas pessoas que são empreendedores e gostam de meditação, mas é uma relação pequena. 

Só que é possível fazer essa mudança. 

Mas eu vou precisar ter a humildade de construir a  base da minha casa primeiro, depois as paredes e depois o telhado. 

Porque a minha lista, a minha audiência não foi construída baseada em pessoas que procuram meditação. 

Inclusive se eu fosse obrigado a mudar de nicho, eu escolheria o nicho de meditação, porque é uma parada que eu gosto muito. 

Outra forma que você pode usar para escolher o seu nicho ou subnicho é se basear nas perguntas que as pessoas te fazem nos seus conteúdos ou em lives. 

Isso é um bom sinal de fumaça. 

O fato das pessoas te procurarem para perguntar indica que elas já te consideram um expert naquele nicho ou subnicho. 

E se você tiver prazer em responder o que elas estão perguntando, existe uma boa chance desse nicho ser um bom investimento. 

Também tem uma galera que gosta de pesquisar o número de buscas que uma palavra tem no Google para decidir se vale a pena investir naquele nicho. 

Eu não estou dizendo que isso não funciona, mas não é assim que eu faço. 

Por exemplo, lá atrás quando comecei o meu nicho eu não acreditava que tinha gente procurando por lançamento, muito menos 6 em 7. 

Existe ainda um outro método que você pode usar na hora de escolher o seu nicho ou subnicho.

Particularmente não é o que eu faria, mas você pode entrar em plataformas de vendas de cursos e verificar se tem produtos que se sustentam ao longo do tempo, no nicho que você está interessado. 

Então, se tem muitos produtos e esses produtos se sustenta por um tempo, isso é um bom indicativo de existe um mercado lá.

Mas eu não procuro os meus nichos assim, eu procuro os meus nichos começando pela minha paixão. 

Porque se eu vou estar num nicho, eu não quero estar lá só pelo dinheiro

Agora, se não fosse possível trabalhar com a minha paixão, o que eu faria? 

Eu procuraria alguém que já tem uma audiência no nicho que eu gosto, tipo uns 20 ou 50 mil seguidores no Instagram, e eu procuraria lançar essa pessoa. 

Se ela não souber fazer um 6 em 7 e você souber, essa vai ser uma proposta irresistível. 

Tem até o caso do Leandro Ladeira e do Ruy Guimarães que faturam mais de 10 milhões de reais por ano lançando outra pessoa. 

Eu vou deixar a entrevista que eu fiz com eles, na íntegra, aqui embaixo. 

Então, é assim que eu faria. 

Eu iria atrás de alguém que já tem atenção, mas ainda não sabe fazer 6 em 7 e faria uma parceria com ela.

Mas na minha opinião técnica, se estiver em dúvida sobre a escolha do seu nicho ou subnicho, eu sempre indico você a optar pelo que faz o seu coração cantar. 

Conclusão

As chances são que você está pronto para dar o primeiro passo rumo ao 6 em 7.

Porque o fato é que a sua jornada rumo ao 6 em 7 não começa com a definição do produto, nem com a construção da lista ou com a aplicação dos gatilhos mentais. 

Mas sim com a definição do nicho e subnicho do seu negócio. 

E neste artigo eu te expliquei tim tim por tim tim o que são nicho e subnicho e dei a letra sobre o erro que as pessoas mais cometem na hora de escolher tanto o nicho, quanto o subnicho para atuar.

Além disso, você viu como é possível saber se um nicho ou subnicho tem potencial para fazer 6 em 7 e o que você precisa levar em consideração para escolher o nicho e o subnicho certos para o seu negócio. 

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Me conta, aqui embaixo nos comentários, em qual nicho e subnicho você pretende investir.