por -

Talvez você saiba, talvez não.

Mas existem várias definições para explicar o que é marketing. 

Na minha opinião técnica, de um cara que trabalha com isso há anos…

… Marketing é tudo aquilo que você faz de maneira consciente para atrair mais clientes para o seu negócio

E mais do que isso.

O marketing é como as rodas de um carro. 

Sem as rodas, o carro não sai do lugar. Pode ter motor, gasolina, tudo… Mas sem as rodas nada acontece.

Assim como a sua empresa. Sem o marketing, ela não cresce. 

Hoje em dia, eu tenho consciência de que o marketing é o que faz diferença no meu negócio. É o que fez dobrar e até triplicar o faturamento dos meus últimos lançamentos.

Logo, essa é uma área vital de qualquer negócio.

Isso quer dizer que mesmo que você tenha um produto muito bom ou um serviço incrível para oferecer, sem marketing nada disso adianta.

Afinal de contas, como você vai vender essa parada?

Como a sua oferta vai chegar até o seu público-alvo?

Por meio de qual canal as pessoas vão ter acesso ao seu conteúdo?

A real é que tudo isso faz parte do marketing. 

Marketing é o que te ajuda a vender. É o que faz o seu negócio prosperar. 

E por ser tão importante, eu aconselho fortemente que você seja o responsável por essa área vital do seu negócio.

Ou seja, você não deve deixar essa parada nas mãos de outra pessoa. 

Quer entender por quê? Então segue aqui comigo porque nesse artigo eu vou explicar tim tim por tim tim o motivo pelo qual você não deve terceirizar o marketing do seu negócio.

Ah, tudo o que eu vou falar aqui está gravado no podcast abaixo. Caso prefira, você pode assisti-lo:

Você também pode ouvir só o áudio, que está disponível em qualquer uma dessas plataformas: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher.

Antes de falar por que você não deve terceirizar o seu marketing, deixa eu esclarecer uma coisa…

Por que o marketing é vital para o seu negócio?

Depois de anos e anos trabalhando com marketing, eu não tenho dúvidas da importância dessa área para qualquer negócio.

Pra deixar isso claro, saca só essa história.

Eu conheço um cara que é muito bom no que faz. Muito bom mesmo.

Hoje ele é Bilionário. Assim mesmo, com B maiúsculo.

Um dia fomos almoçar juntos e ele estava extremamente chateado. Não era o tema do almoço, mas ele acabou falando o motivo daquela frustração.

Ele virou e disse: “Erico, vendi a minha empresa. Fiquei bilionário, mas quem comprou a minha empresa está acabando com ela. Estão estragando a minha empresa”.

Eu, claro, perguntei: “Como assim estragando?”.

E aí ele explicou tudo. Contou que modificaram muitas coisas lá dentro da empresa.

Só que uma coisa me marcou muito. Uma parada que realmente ficou martelando na minha cabeça.

Ele falou: “Pegaram o departamento de marketing da empresa e terceirizaram todo o serviço”.  

Para os novos donos o foco da empresa não era marketing. Esse não era o core business da empresa, ou seja, não era a parte central do negócio deles.

Então eles fecharam o departamento interno de marketing e terceirizaram tudo. 

Sabe o que aconteceu depois disso?

A empresa começou a ficar mal das pernas. E era isso que estava acabando com o meu amigo.

Isso porque, apesar de ter vendido a empresa, ele tinha um sentimento especial por ela. Afinal de contas, ele construiu aquela empresa. 

Para ele, era como uma filha que casou e saiu de casa… Só que, nesse caso, o marido era um cafajeste. 

Lembro que até brinquei e falei: “É que nem quando eu deixo meus filhos com os avós”

Calma. Não que os avós sejam pessoas ruins. Mas quem é pai ou mãe sabe… 

A gente faz o possível para não dar doces para as crianças, para criar uma rotina de banho, hora para dormir… 

Mas quando eles ficam com os avós, nada disso acontece. As crianças pintam e bordam. E quando voltam para casa, os pais têm que proibir chocolate, colocar regras… Aquela coisa toda.

Mas quando eu fiz essa brincadeira, o meu amigo discordou e soltou essa: “É muito pior. É como deixar o seu filho com um traficante”.

Eu sei que isso é pesado, mas foi o que ele me falou na hora da frustração e da raiva. 

Ele realmente discordava da decisão de terceirizar o marketing da empresa, de passar essa responsabilidade para alguém de fora do negócio.

Então dessa conversa com o meu amigo ficou claro para mim que marketing é uma área vital de qualquer empresa. 

E é por isso que você deve ser responsável por essa área vital do seu negócio.

Segue aqui comigo que eu explico isso melhor.

Por que você não deve terceirizar o seu marketing

Antes de mais nada, eu não estou falando que você não deve terceirizar nenhum serviço da sua empresa. 

Na verdade, você pode terceirizar muitas coisas… Mas eu acredito que marketing é tão importante quanto a própria expertise do que a sua empresa oferece. 

É mais importante do que o próprio produto que você vende. 

Até porque um produto por si só não se vende. 

Então, como eu disse ali em cima, na minha opinião técnica, quando você terceiriza o seu marketing, você está terceirizando uma coisa que é vital na sua empresa. 

E a real é que ninguém vai olhar tão bem quanto você mesmo para uma coisa que é vital no seu negócio. 

O marketing é tão importante para o seu negócio quanto fazer atividade física e se alimentar bem é importante  para o seu corpo.  

Agora, cá entre nós, a gente não quer focar em se exercitar, quer? Não.

A gente não quer focar em se alimentar bem, quer? Não.

A gente quer viver a nossa vida, a gente quer se divertir, a gente quer chutar o pau da barraca mesmo… Comer o que quiser, ficar deitado assistindo séries. Nada de preocupação.

Já imaginou se a gente pudesse terceirizar academia e nutrição? Ah, eu tenho certeza que a gente pagava alguém para fazer academia no nosso lugar. Eu pagaria.

E alimentação? Já imaginou pagar alguém para comer certinho por você? Tudo seria mais fácil.

Mas no fundo a gente sabe a importância de comer bem e se exercitar a longo prazo.

Sem essas coisas, o seu corpo tende a ser menos durável. 

Simples assim. 

Essa é a importância do marketing. Sem ele, o seu negócio tende a ser menos durável. 

Deixa eu te explicar isso.

O médico, o advogado, o profissional liberal, o cientista… Eles saem da universidade com conhecimento na área deles.

Mas a universidade ensina marketing para esses profissionais?

Não ensina. 

E por que não ensina? Eu tenho as minhas suspeitas. 

Esse modelo de negócio que nós temos atualmente é um modelo criado sei lá quando para suprir as necessidades de uma Revolução Industrial. 

Isso mesmo, aquela revolução que aconteceu lá na Inglaterra e chegou aqui. 

É o seguinte. As pessoas precisavam de muitos profissionais. Muitos mesmo.

Com isso, criaram-se as escolas, o modelo mais científico de ensino. Depois vieram as universidades. 

E como a demanda por profissionais era grande, ninguém precisava de marketing naquela época. 

Qualquer primata com 2 pares de cromossomos e 2 neurônios que era formado tinha um trabalho. 

E isso durou muitos anos.

Tanto é que o sonho dos pais e das mães na geração passada era que seus filhos fossem médicos, advogados, dentistas… Porque tinha emprego de sobra para esses profissionais. 

Mas hoje tem médico, advogado, dentista comendo o pão que o diabo amassou.

O que aconteceu? Uma inflação educacional muito grande. Hoje é difícil conhecer alguém que não tenha uma universidade. 

Inclusive, andando por aí a gente encontra uma universidade em cada esquina. 

O prédio onde funciona a Ignição Digital já foi uma universidade. A instituição faliu e nós alugamos um dos andares desse prédio. 

Um dia desses, andando na rua eu vi um outdoor escrito: “Vestibular agendado. Agende agora o seu vestibular”. Na minha cabeça eu completei com: “e passe na hora”.

O que eu quero dizer é o seguinte, todo mundo está “educacionado”. 

Isso gerou um desbalanço entre a oferta e a procura de emprego. 

Então, ter um diploma não quer dizer absolutamente muita coisa nos dias de hoje. 

Se você é um profissional liberal ou empreendedor, você tem que saber o quê? Vender o seu serviço. 

Só que ninguém te ensinou isso. 

Porque você não precisava disso. Não era uma necessidade.

Mas agora o marketing é fundamental para qualquer negócio. Então você precisa aprender essa parada.

É igual aprender a falar inglês. Se você quer um bom emprego, você precisa saber inglês.

E não dá para ter preguiça de aprender.

O fato é o seguinte. Antigamente ninguém precisava de inglês. Alguns pais tiveram essa visão e colocaram os filhos para aprender inglês. Meus pais mesmo pagaram inglês para mim.

Mas não era obrigatório naquela época. Agora, todo mundo entende que é importante saber inglês. 

E quem deixou esse bonde passar tem preguiça de voltar e pegar o bonde de novo. 

Isso me faz lembrar uma conversa que eu tive com a Ju, minha esposa.

Estávamos almoçando e eu falei para ela que depois de uma certa idade a gente não quer aprender mais. 

Na verdade, estávamos falando sobre alguém específico da nossa família. 

Essa pessoa tem por volta de 70 anos e a gente estimou que faz uns 40 anos que ela não aprende nada de novo.

Não que ela não tenha aprendido absolutamente nada nesses anos… Porque eu acredito que existe aquele aprendizado que vem da experiência. A pessoa absorve algumas coisas naturalmente.

Mas tem outro tipo de aprendizagem, que é a consciente. É aquela que você vai atrás da parada. Não é só absorver.

Por exemplo, uma nova língua, um novo jogo complicado, um novo esporte como crossfit, jiu-jitsu ou alguma outra coisa. 

Eu, por exemplo, estou aprendendo kitesurf, jiu-jitsu, crossfit… Cross na verdade já está entrando quase no piloto automático.

A real é que a gente passa muito tempo sem aprender, sem desenvolver o nosso cérebro.

Diferente de uma criança. As crianças estão sempre aprendendo. Elas precisam disso para sobreviver.

Então, se você não sabe marketing… Aprende.

Eu sei que parece rude falar assim. Mas a minha posição é que o marketing é parte essencial da sua empresa.

E tudo que é essencial para o meu negócio eu olho de perto. 

Mas eu entendo que para algumas pessoas encarar isso pode ser difícil.

É a lei do menor esforço. É o seu cérebro trabalhando para você fazer menos esforço.

Por exemplo, se eu preciso de um sofá, eu não vou aprender a fazer um sofá. Se eu quero uma casa, eu não vou aprender a construir uma casa.

Eu vou contratar alguém para construir a casa para mim. Eu vou comprar um sofá pronto para mim.

Isso é a lei do menor esforço.

Mas com a minha experiência, posso dizer que com marketing não é assim que funciona.

Sendo muito sincero, acredito que poucas pessoas sabem fazer isso bem, principalmente no nicho de lançamentos. 

E quem saber fazer bem não apenas presta o serviço. Vira sócio. Foi o que aconteceu com o Ladeirinha. 

Nesse vídeo, ele conta que tinha uma agência de lançamentos. De tanto ajudar os outros a ganhar dinheiro, ele resolveu deixar de ser apenas prestador de serviço e virou sócio:

Então a real é que a maioria dos bons não está disponível. Os grandes players não estão disponíveis no mercado.

Não que não tenha gente boa por aí… Mas os bons mesmo estão cuidando do marketing do próprio negócio.

E não tem porquê você terceirizar essa parada. É fácil aprender marketing digital.

Difícil é aprender medicina. São sete anos de curso. 

Difícil é aprender a fazer cirurgia de olho.

Difícil é aprender a fazer obturação de dente. 

Difícil é aprender o Código Penal.

Marketing digital não é difícil. Na real é muito fácil.

É muito mais fácil do que passar em concurso público. Inclusive, tem centenas de milhares de pessoas que estudam 12 horas por dia para passar em concurso.

A Fórmula de Lançamento, por exemplo, tem cerca de 40 horas. Você mata isso em 3 dias. 

Então, aprender não é complicado. 

Por isso que eu digo que a barreira de entrada é muito pequena, mas muita gente resiste. 

Resiste porque tem preguiça de aprender, preguiça de sair da zona de conforto. 

Porque o próprio fato de você aprender alguma coisa implica sair da zona de conforto.  

Para mim, o jiu-jitsu é total fora da zona de conforto. Aprender kitesurf é uma loucura total. Aprender surf é total fora da zona de conforto. 

O fato é que a maioria das pessoas prefere não enfrentar isso.

Tem empreendedor que prefere pagar o preço de jogar a responsabilidade na mão de outra pessoa do que tomar a responsabilidade para si. 

E, na minha opinião técnica, você tem que fazer isso mesmo que você não seja bom nessa parada ainda… 

Eu devo ser responsável pelo meu marketing mesmo que eu não seja bom de marketing?

Vamos ser sinceros aqui? Ninguém é bom em marketing no início.

Quer dizer, desculpa, algumas pessoas são. Algumas pessoas são natas. Parece que têm o dom mesmo. 

Mas a maioria das pessoas não.

Só que isso não é desculpa para que você não seja responsável pelo marketing da sua empresa. 

Você tem que saber pelo menos o mínimo para começar. Com o tempo você domina essa parada. 

Mas primeiro você tem que aprender.

E outra, escreve isso em um papel ou em um bloco de notas do celular ou do computador: marketing é o seu core. Ou seja, marketing é uma competência que você precisa dominar. 

Bom ou ruim, marketing é seu core.

Vou te dar um exemplo. Cinco anos atrás o core do meu corpo, isso é, o meu abdômen e o quadril, era fraco. 

Mas era meu. 

Com o tempo e depois de muita atividade física, o meu corpo foi fortalecendo. O meu core ficou mais forte…  E, olha só, continua sendo meu. 

Como eu não posso terceirizar meu corpo, eu tenho que fazer todo o trabalho para ele fortalecer. 

Agora, o meu core é o core ideal daquelas pessoas que praticam esporte comigo?

Não, tem uns caras lá muito loucos. Você vê lá que o cara tem gominho até no pescoço. 

O meu core não é tão forte quanto os deles, mas é meu. 

Então, para de falar que marketing não é seu core. Porque se você é empreendedor, marketing é o seu core. 

Nesse vídeo, eu explico um pouco mais sobre isso:

E se o seu core está fraco, comece a treiná-lo. Daqui a 2 anos você vai ter desejado ter começado hoje. 

E foi isso que aconteceu com o Hugo, meu irmão e sócio.

Há 2 anos, ele não sabia nada de Facebook Ads, absolutamente nada. 

Mas ele decidiu aprender tudo sobre essa plataforma. Demorou um tempo, mas hoje ele domina tudo de Facebook Ads. 

Só que foi uma escolha de longo prazo para o nosso negócio. Ele não aprendeu de um dia para o outro. 

Agora, ele tem uma equipe e não precisa nem apertar um botão hoje em dia. Está tudo nas mãos da equipe. 

Mas antes de passar essa responsabilidade para frente, ele aprendeu como se fazia.

Então se você ainda não é bom em uma parada, vai lá e aprende… Mesmo que leve um tempo.

Isso é fundamental para o seu negócio.

E já adianto: vai trazer mais resultados do que contratar uma agência de marketing…

A minha opinião sobre agências de marketing

Para começar, eu acredito que existem agências e agências… 

Explico. Eu já encontrei muita gente boa por aí, mas também já encontrei muita gente ruim no mercado. 

Por isso eu acredito fortemente que você deve de saber o mínimo antes de contratar uma agência de marketing. 

Porque pode acontecer aquela história do barato que sai caro.

Isso é, pode ser uma economia de tempo agora, mas lá na frente a conta fica alta.

Eu contrato uma pessoa para cuidar do jardim da minha casa, para ensinar jiu-jitsu, eu faço isso com um monte de coisa… Mas para cuidar do meu marketing não.

E quando alguém me pergunta se eu indico contratar agência ou não, a minha resposta é: depende.

Depende se o pensamento da pessoa é de curto ou de longo prazo.

Se o seu jogo é de longo prazo, você tende a ganhar mais se pegar essa parada sozinho.

Por quê?

Porque a agência deve estar 1 ou 2 anos a sua frente… Ou 3, no máximo 4 anos. 

Só que é tipo turma da faculdade. Quando você entra na faculdade, o cara do primeiro ano encontra o cara do quarto ano e diz “nossa, esse cara é um Deus. Ele sabe de tudo”

Mas quando você chega no quarto semestre, já não tem tanta diferença com o pessoal do quinto ou do sexto semestre. O conhecimento já está mais nivelado.

É que nem quando você tem 12 anos e conhece uma pessoa de 15 anos. A diferença parece brutal. É uma coisa de louco.

Agora, de 25 para 30 anos, parece pouca coisa. Assim como de 32 anos para 40 anos. Não existe tanta diferença assim. 

Então, no longo prazo é bem melhor para você aprender e cuidar do seu marketing. Sua empresa vale mais quando você controla o marketing.

Ninguém vai dedicar tanto tempo para sua empresa quanto você mesmo. 

Não adianta. 

O próprio modelo da agência de marketing não é dedicado para você. Não é pensado no seu negócio, não é focado nas suas metas.

A agência pega um funcionário e coloca ele para trabalhar no projeto de 5 ou 6 clientes.

Para você ter uma ideia, aqui na Ignição Digital, no momento em que eu escrevo esse artigo, 67* pessoas trabalham exclusivamente para mim.

*Esse número é só na Ignição Digital, mas se juntar com a galera da outra empresa que eu sou sócio, a Klickpages, a quantidade sobe para quase 100 colaboradores. Nesse vídeo, eu explico mais sobre essa sociedade.

A galera está 100% do tempo focada no meu negócio. 

Claro que nem todo mundo trabalha só com o marketing. Tem o Recursos Humanos, tem o pessoal de Tecnologia.

Mas eu diria que ⅔ pelo menos da equipe trabalha em função do marketing. 

Com esse volume de trabalho, qual agência aceitaria trabalhar comigo? Nenhuma.

E nós vamos contratar mais pessoas. 

Porque marketing é importante. Muito importante. 

No meu grupo de mentoria com os faixas-preta*, o Plat, tem pessoas que trilharam esse caminho e se arrependeram.

*Empreendedores que fazem mais de R$2 milhões de reais por ano com lançamentos digitais.

Ou seja, contrataram agência de marketing, viram que não era uma boa e decidiram tomar as rédeas da parada novamente. 

Eu não vou mencionar nomes, só que mais de 5 ou 6, que eu conheço pessoalmente, fizeram isso. 

Pessoas que falavam “ah, Erico, eu quero ser o artista. Eu não quero preocupar com marketing”. E eles foram lá. E trilharam por 1 ano, 2 anos… 

E é engraçado como eles todos voltaram.

Isso quer dizer que você nunca vai contratar uma agência para te dar uma consultoria, por exemplo?

Não. Até porque consultoria é diferente. 

Eu mesmo contrato consultorias de tráfego, de gestão, de business.

Aliás, eu contrato várias coisas. 

Mas quando eu contrato uma consultoria, eu contrato a pessoa para vir aqui e ensinar a fazer.

Eu não contrato alguém para fazer para mim. 

Porque eu acho que é uma economia errada. É o barato que sai caro. 

E marketing é uma parada que você consegue fazer. E dá para fazer mesmo sozinho.

Quer ver?

Dá para fazer um bom marketing mesmo sem equipe?

Sim, você consegue. Se você realmente quiser fazer essa parada, você consegue. 

Pode demorar um pouco mais de tempo, mas não é impossível.

É aquela coisa que eu falo, você está com um pensamento de curto prazo ou de longo prazo?

Agora é o seguinte. Uma hora você vai querer ter uma equipe. 

E pode ser que você nem precise de fato da equipe, mas você vai querer ter uma. 

Por dois anos, eu e o Hugo tocamos uma empresa de 7 dígitos. 

Se você me perguntasse se eu devia ter feito desse jeito, eu falo que não. Eu devia ter tido uma equipe mais cedo. 

Mas ter equipe cedo demais é ruim. Custa caro, são muitas responsabilidades.

Só que adiar muito para criar uma equipe também é ruim, já que tudo cai nas suas costas.

Tem que ter um balanço. 

Então a real é que, por mais que você faça um bom marketing, uma hora você vai montar uma equipe.

Isso se você quiser crescer, claro. É melhor crescer quando você tem uma equipe. 

Mas até para ter uma equipe você precisa conhecer bem sobre marketing. Você vai precisar treinar essa equipe.

Então nada mais natural do que você se dedicar a essa parada. Sujar a mão de terra mesmo. 

É assim que a gente aprende e ensina depois. 

O Gui, que trabalha aqui na Ignição e grava os podcasts 6 em 7 comigo, me contou uma história que se encaixa bem nisso que eu estou falando.

Antes de fazer parte da minha equipe, ele trabalhava com o Gabriel Goffi, na High Stakes. 

O Gui falou que lá eles precisavam investir em anúncios e tráfego pago, mas a galera na empresa não sabia fazer isso.

Eles então decidiram contratar um especialista em tráfego, uma pessoa para fazer parte da equipe mesmo. Mas eles não acharam ninguém.

Às vezes é difícil contratar alguém para essas profissões mais novas.

Eles encontraram então um freelancer para trabalhar durante um lançamento deles. 

Só que esse cara atendia uns 10 clientes ao mesmo tempo. Obviamente, ele não conseguiu dar a atenção que a galera da High Stakes precisava naquele momento.

Foi então que o Gui arregaçou as mangas e foi aprender sobre tráfego. Ele viu que era uma peça fundamental para fazer o negócio deles escalar. 

Ele começou a estudar tráfego do zero, sem saber nada. Logo depois o tráfego estava bombando, as campanhas rodando sem problemas.

Os caras chegaram a 7 dígitos e depois a múltiplos 7 dígitos. E um dos principais fatores foi ter pegado 100% da responsabilidade do marketing deles… E isso incluía o tráfego. 

E, na minha opinião, a dádiva deles é que aquele freela que eles encontraram era ruim.

Porque se ele tivesse sido muito bom, o Gui ou outra pessoa lá da High Stake não teria a iniciativa de aprender uma coisa nova. 

E isso iria impedir ou adiar ainda mais o crescimento da empresa deles.

Então, no fim das contas, foi uma sorte encontrar um profissional ruim. Aquilo doeu o bastante para fazer o Gui agir, sair da zona de conforto dele. 

Aquela situação gerou um incômodo… E o incômodo fez ele se virar.

É importante colocar a mão na massa e aprender tudo sobre o seu marketing antes de querer montar uma equipe ou terceirizar essa parada.

Aprender marketing é parte do mínimo que você precisa para ingressar na vida do empreendedorismo

Então mesmo que você tenha um colaborador, é fundamental entender a parada para poder gerenciar o trabalho. 

Não adianta. Se você colocar isso na mão de alguém, a sua chance de crescer vai ser menor. 

E olha, eu já vi mais de uma vez uma pessoa que acabou de começar no tráfego ter resultados melhores do que o de muita gente que resolveu terceirizar essa tarefa. 

A real é que você só precisa aprender marketing uma vez só. É como aprender uma língua.

Você aprende e com o tempo você domina. 

É claro que rolam algumas mudanças, algumas atualizações nesse meio.

É como se você dominasse inglês, mas precisasse aprender novas palavras de vez em quando. 

E isso de aprender algo novo só é complicado no curto prazo.

Por exemplo. Para mim foi ruim aprender inglês no curto prazo. Só que agora inglês é natural para mim.  

Do mesmo jeito que marketing é natural para mim. 

Marketing não é difícil. Mas eu entendo que possa parecer difícil de aprender por ser algo totalmente novo, algo que te tira da sua zona de conforto.

Só que é como qualquer outra coisa. É como aprender a andar de bicicleta. Tem gente que demora a aprender a andar de bicicleta. Mas depois vira algo simples.

Assim como dirigir. No início, entender todas aquelas marchas é assustador. Mas depois a parada fica automática. Você nem pensa antes de mudar de marcha.

Quando você aprende o fundamento, o resto fica fácil. O fundamento é constante. Ele não muda de tempos em tempos.

Com isso, o Facebook pode mudar, o Instagram pode acabar, o Youtube pode criar novas regras… Nada disso vai te parar.

Quando eu e meu irmão começamos, a gente fazia essa parada toda sem Instagram, sem Facebook, sem o YouTube.

Muito louco, né?

Mas a real é quando você sabe o fundamento você se adapta ao novo meio.

Até aqui eu te mostrei a importância de cuidar do seu marketing e por que você não deve deixá-lo nas mãos de outras pessoa. Agora, vou falar…

Quanto do seu tempo você deve dedicar ao marketing da sua empresa

Atualmente, eu sou CEO (Chief Executive Officer) aqui na Ignição Digital.

O CEO é uma espécie de presidente da empresa. Ele estabelece a visão da empresa, estipula as metas dos líderes, bota e aloca recursos e checa como é que o navio está indo. 

Tipo o comandante do navio mesmo.  

Mas eu também sou CMO (Chief Marketing Officer) da empresa.

O CMO cuida do marketing. Ele pensa em estratégias, cria projetos.

Ele é um executor.

Então, em teoria, eu não deveria ser essas duas pessoas. Em teoria eu deveria ser o CEO e o CMO deveria ser outra pessoa. 

Mas, por enquanto, eu não consigo passar esse cargo para frente. Eu ainda cuido disso tudo.

Aqui nós estamos em constante evolução, mas no mundo ideal eu quero ter uma pessoa como CMO.

Porque como CEO, eu deveria me preocupar com o faturamento da empresa, com o crescimento da empresa.

Deveria ter uma outra pessoa que só se preocupasse com as campanhas, com tudo  relacionado a marketing.

E além disso eu também sou o expert do meu produto.

Então quando eu gravo as aulas da Fórmula, faço lives do Projeto #747, gravo o podcast 6 em 7, faço Masterclass, Maratona… Ali eu sou o expert. 

E o papel de expert toma muito do meu tempo.

Eu diria que ser expert toma umas 2 a 3 horas do meu dia. 

O Projeto #747, que são as lives que eu faço no meu perfil do Instagram levam, em média, 1 hora. 

Uma gravação do podcast 6 em 7 leva de 1 hora a 1 hora e meia.

Masterclass e Maratona 6 em 7 são horas e horas como expert…

Fora isso, eu dedico hoje pelo menos 70% do meu tempo como CMO, é o que paga as contas. E como CEO eu gasto uns 30% do tempo. 

Se eu acho que isso é ideal? Definitivamente, não.

Eu preferia executar 100% do meu tempo como CEO. Mas para isso eu tenho que ter um bom CMO. 

E aí que é difícil para mim. É um sonho de consumo tão grande que eu nem acredito que esse cargo possa ser preenchido algum dia. 

Eu acho contraprodutivo ser o CEO, o CMO e o expert da empresa.

Agora, se você está começando e ainda não tem nem equipe direito, o meu conselho é que você divida o seu tempo assim:

Um terço no marketing, um terço no produto e um terço na gestão da parada toda. 

Você precisa dar atenção a essas áreas. Então, no começo, pelo menos ⅓ ,⅓, ⅓.

E falando de marketing. Pra mim, esse tempo que você vai se dedicar a essa área deve ser dividido assim.

A metade dele com tráfego e a outra metade com a conversão. 

Isto é metade desse tempo você trabalha e estuda para ficar bom em tráfego e na outra metade para ficar bom em lançamento, que no caso é a ferramenta de conversão que eu uso. 

E se a ferramenta de conversão que você escolheu não é lançamento, que seja o que você escolheu. 

E se não é lançamento, começa a aprender lançamento que essa parada funciona muito bem. 

Não quer dizer que é a única que funciona, não quer dizer que é a única que se deve fazer, mas tem que estar no seu portfólio. 

Senão, você está de brincadeira na tomateira. 

Conclusão

Neste artigo, eu te mostrei que o marketing é uma área vital para qualquer negócio que queira crescer.

Isso porque o marketing é como as rodas de um carro. 

Sem as rodas, o carro não sai do lugar. Pode ter motor, gasolina, tudo… Mas sem as rodas nada acontece. Assim como a sua empresa. Sem o marketing, ela não cresce. 

E por ser algo tão importante você não deve deixar essa parada nas mãos de qualquer pessoa… Ou seja, você não deve terceirizar essa área da sua empresa.

Afinal de contas, ninguém vai olhar tão bem para algo que é vital para a sua empresa quanto você mesmo. 

Eu destaquei então que, ao invés de pensar em contratar uma agência, por exemplo, você precisa mesmo é aprender a fazer o seu marketing. Você precisar arregaçar as mangas e sujar as mãos de terra.

E depois de dominar os fundamentos, tudo fica mais simples. Mas para isso é preciso ter coragem para aprender algo novo, algo que te tira da sua zona de conforto.

Por fim, eu mostrei que é importante dedicar uma parte do seu tempo ao marketing. 

Você viu que para quem está começando, o ideal é dividir o seu tempo assim: um terço no marketing, um terço no produto e um terço na gestão da parada toda. 

Você precisa dar atenção a essas áreas. Então, no começo, pelo menos ⅓, ⅓,⅓.

Agora, antes de finalizar, só mais uma coisa.

Se você quiser se aprofundar ainda mais nesse e outros assuntos do mundo dos lançamentos e receber conteúdos exclusivos, eu te convido a participar do meu canal do Telegram chamado Galera Raiz.

Basta baixar o aplicativo Telegram e acessar o canal Galera Raiz através desse link: Quero entrar no canal Galera Raiz.

E aí? O que você achou desse artigo? Você já sabia da importância do marketing para o seu negócio? Me conta aqui nos comentários.