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Acredite ou não, é possível gerar um pico de faturamento em um curto espaço de tempo.

E quando eu digo um pico de faturamento, isso significa fazer o 6 em 7, isto é, gerar 100 mil reais de faturamento em 7 dias consecutivos, quiçá até mais.

Eu não sei se isso é muito ou pouco para você, mas o fato é que você consegue isso através dos lançamentos.

Porque quando você aprende a lançar você aumenta a sua probabilidade de vender. 

Independente do tamanho do seu negócio. 

Isso porque os lançamentos te ajudam a ter a atenção do seu potencial cliente e facilitam o processo de decisão dele na hora de comprar o seu produto. 

O mais louco é que essa parada funciona para qualquer nicho de mercado. Seja finanças, medicina, música, artesanato, confeitaria, inglês, tarot… E por aí vai. 

Só que é o seguinte. 

Para conseguir ter esse tipo de resultado, você precisa fazer o lançamento certo, no momento certo e da maneira certa.

Então, se você quiser saber tim tim por tim tim o que são lançamentos e como você pode usá-los aí no seu negócio, eu recomendo fortemente que você leia este artigo até o final. 

Porque nas próximas linhas eu vou te explicar o que são lançamentos e por onde começar a colocar a mão na massa.

Eu também vou mostrar como você pode encontrar um expert para lançar e quanto você precisa investir no seu primeiro lançamento. 

Além disso, eu vou te contar se algum dia os lançamentos vão parar de funcionar. 

Ah! Se preferir, você pode ouvir essas sacadas direto da minha boca, basta assistir o podcast que eu gravei sobre lançamentos, aqui embaixo. 

Você também pode acompanhar só o áudio, em qualquer uma dessas plataformas: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher.

Vamos começar.  

O que são lançamentos? 

Na minha opinião técnica, o lançamento é uma sequência de gatilhos mentais capazes de gerar um pico de vendas em um curto espaço de tempo. 

Eu digo sequência porque existe uma ordem que você precisa seguir, se quiser atingir esse resultado. 

Funciona como uma música. 

Para conseguir executar uma melodia, você precisa seguir uma sequência de notas em uma ordem precisa. 

O mais louco é que quando essa música é tocada corretamente, ela pode até causar um pico de dopamina, que é um neurotransmissor ligado à sensação de prazer. 

Já os gatilhos mentais, quando seguidos corretamente, podem causar um pico de vendas, um pico de faturamento. 

E como esse pico é medido?

Existem vários níveis, de acordo com o faturamento que você consegue alcançar. O nível mais clássico é quando você consegue gerar um 6 em 7

Mas a real é que existem alunos da Fórmula de Lançamento que já alcançaram o 7 em 7, isto é, 1 milhão de reais de faturamento em 7 dias consecutivos…

Ou até mesmo o 8 em 7, que são pelo menos 10 milhões de reais de faturamento em exatos 7 dias. 

Só que é o seguinte. 

Não existe apenas um tipo de lançamento que possibilita esse tipo de resultado, existem vários. 

Por isso, agora eu vou te falar sobre três dos principais tipos de lançamento que eu ensino na minha metodologia. 

1. Lançamento semente

Esse é um lançamento relativamente simples de executar, cujo objetivo é te ajudar a validar a sua oferta, por meio da venda de pelo menos um produto. 

Ou seja, ele te permite saber se existe demanda pelo que você quer vender e se você está preparado para entregar o seu produto ou serviço para o cliente.  

Por isso eu recomendo que esse seja o seu primeiro lançamento. 

Além disso, o semente cria a oportunidade para você começar a aplicar o gatilho mental da prova

Isto quer dizer que você pode conseguir o testemunho de alguém que foi impactado positivamente pelo que você vende. 

Essa é uma forma de literalmente provar que o seu produto ou serviço funciona. 

O gatilho da prova é tão importante que eu já gravei um podcast inteiro sobre ele e você pode conferir aqui embaixo. 

2. Lançamento interno

Eu chamo esse lançamento de interno porque ele é executado só para a sua audiência, isso é, para as pessoas que já acompanham o seu trabalho. 

A grande sacada do lançamento interno é que ele tem um dos maiores potenciais de resultado. 

E quando eu digo resultado, eu quero dizer resultado financeiro, mas também resultado na criação de audiência e de autoridade*. 

*Inclusive, para conhecer mais o gatilho mental da autoridade, eu recomendo que você veja o podcast onde eu me aprofundo nesse assunto. 

3. Lançamento relâmpago

Na minha opinião técnica, esse é o lançamento mais fácil de ser executado e serve para você gerar dinheiro rápido. 

Eu recomendo que você utilize o relâmpago quando você precisar ter uma injeção de fluxo de caixa rapidamente. 

Só que para executar esse lançamento existem alguns pré-requisitos. 

Você precisa ter uma lista, ou seja uma forma de contato com pessoas que já demonstraram interesse pelo que você diz. 

Eu conto por que a criação de lista é um passo fundamental para o 6 em 7, nesse vídeo aqui embaixo. Dá só uma olhada. 

Agora, se você não tem uma lista, mas já tem clientes, você também pode fazer um lançamento relâmpago. 

Além disso, você precisa ter um produto ou serviço que já foi vendido e que você sabe que funciona. 

O fato é que embora lançamentos funcionem para gerar o 6 em 7, eu sei que o começo dessa jornada pode ser desafiador.

Por isso, eu vou te mostrar o que você precisa fazer primeiro. 

Por onde começar? 

Existe uma analogia que eu gosto de usar para explicar como o 6 em 7 funciona de forma didática.

Principalmente se você estiver começando do zero. 

Olha só. 

Imagine que o 6 em 7 é uma casa, para construir essa casa de maneira eficiente você deve dividi-la em 3 grandes partes.

A primeira delas é a fundação que vai sustentar as outras estruturas. 

Você pode até tentar construir a casa sem uma fundação, mas as chances são que mais cedo ou mais tarde a sua construção pode acabar desmoronando. 

Quando a fundação estiver pronta, você vai construir a segunda parte da casa, isso é, levantar as paredes dela.

Por último, depois que as paredes estiverem firmes você vai fazer a terceira parte da obra, ou seja, colocar o telhado em cima das paredes da casa. 

Agora, por que esses são os 3 elementos mais fundamentais na construção dessa casa?

Pensa comigo… Uma casa sem telhado não é uma casa. 

Uma casa sem paredes também não funciona. 

E uma casa sem fundação tende a desmoronar. 

E o lance é que a construção do 6 em 7 funciona do mesmo jeito. 

A fundação do 6 em 7 é a sua audiência em formato de lista. 

Se você quiser saber como construir ou aumentar a sua audiência eu recomendo que você assista esse vídeo onde eu me aprofundo nesse assunto. 

Já as paredes do 6 em 7 são os lançamentos em si e, para conseguir executar o seu lançamento corretamente, você precisa ter audiência.   

Depois vem o telhado do 6 em 7, que é o produto. 

O fato é que é difícil começar a construir uma casa pelo telhado, do mesmo jeito que é difícil chegar ao 6 em 7 começando pelo produto. 

Por isso, na minha opinião técnica, para chegar ao 6 em 7 você precisa de uma audiência em formato de lista, de lançamentos e de um bom produto. 

Agora, para executar o seu lançamento eu recomendo que você tenha alguns itens básicos. 

Esses itens são um celular com câmera e conexão de internet, um disparador de emails e uma ferramenta para criar páginas na internet. 

Eu também falo sobre isso nesse vídeo aqui. 

Mas a real é que eu tenho alunos que fizeram o 6 em 7 até sem alguns desses itens básicos, usando a criatividade. 

Porque como eu sempre digo, quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa. 

O casal Daniel e Ana Paula, por exemplo, precisou usar a internet dos amigos no início da jornada deles. Hoje os dois são faixa-preta* no nicho de plantas medicinais.  

*Faixa-preta é como eu chamo os empreendedores que faturam pelo menos 2 milhões de reais por ano em lançamentos. 

Eu até já conversei com o Daniel e a Ana Paula no meu podcast faixa-preta, e você pode ouvir os detalhes dessa história direto da boca deles, nesse vídeo aqui embaixo: 

Agora, vamos supor que você já construiu a base do seu 6 em 7, ou seja, a sua audiência. Como é possível saber se está na hora de fazer o seu primeiro lançamento semente?

Geralmente um bom indicador é você ter 100 pessoas ao vivo assistindo uma live sua, porque 100 é um número  que oferece relevância estatística. 

O lance é que se tiver pouca gente te assistindo e você não vender, não vai ter como saber se você não vendeu porque a sua oferta não funciona ou porque a amostra de pessoas era muito pequena. 

Então, eu recomendo que você execute um lançamento semente quando você tiver pelo menos 100 pessoas assistindo uma live sua. 

Agora, como é que você vai saber se já tem essa audiência?

Você pode fazer alguns testes antes de lançar. 

Uma ideia é convidar a sua audiência para assistir uma live focada na transformação que o seu produto oferece. 

Se tiver só uma pessoa assistindo é improvável que na próxima live você tenha 100 espectadores. 

Agora se você colocou 50 pessoas na live, sem avisar com antecedência, é razoável pensar que se você orquestrar direitinho da próxima vez podem ter 100 espectadores.

E quando eu digo orquestrar direitinho, eu quero dizer aplicar os gatilhos mentais corretamente para criar uma antecipação.

Inclusive eu gravei um podcast sobre como você pode usar a antecipação para permanecer na mente da sua audiência. Eu vou deixar ele aqui, caso você tenha interesse em se aprofundar nesse assunto. 

Agora, vamos supor que você executou o seu lançamento semente e fez uma única venda. É melhor repetir esse semente ou partir para o lançamento interno? 

Eu sou a favor de você passar para o lançamento interno de uma vez. Porque para validar a sua oferta você precisa fazer apenas uma venda no semente. 

Para mim a regra é clara: se pelo menos uma pessoa te deu o dinheiro dela em troca do seu produto ou serviço está na hora de ir para o interno. 

Porque quando você vai para o interno, você cria a possibilidade de construir uma casa com vários andares.  

Ou seja, a possibilidade de escalar os seus lançamentos para fazer  6 em 7, 7 em 7, quiçá 8 em 7. 

Só que para você lançar, você precisa de audiência e como é que você constrói essa audiência? 

A minha resposta é: com conteúdo focado no seu avatar, que é o perfil de cliente ideal para o seu negócio. 

Nesse vídeo aqui embaixo eu conto tim tim por tim tim como você pode definir o seu avatar. 

O fato é que o conteúdo que você produz precisa estar alinhado com os possíveis clientes que você quer atrair. 

O meu conteúdo, por exemplo, está alinhado com quem quer aprender a fazer 6 em 7. 

Todo mundo quer fazer 6 em 7? 

Não necessariamente. 

As chances são que um concurseiro não quer, porque se quisesse, ele não estudaria para concurso, ele estudaria a Fórmula de Lançamento. 

O lance é que eu acredito que as pessoas falam mais com ações do que com palavras.

Então, mesmo sem dizer nada, quando esse cara passa 12 horas estudando para concurso ele está dizendo que ele quer fazer concurso e que ele não quer fazer 6 em 7. 

Por isso, depois que definir o seu cliente ideal, você vai começar a produzir um conteúdo que gere valor para esse cara. 

Eu recomendo que você faça uma lista com as principais dores e sonhos dele. 

Ou seja, você faz uma relação das coisas que ele deseja e dos principais problemas que podem impedi-lo de realizar esses desejos. 

Aí você começa a fazer o seu conteúdo baseado na transformação necessária para resolver esses problemas e deixar o seu avatar mais perto de realizar os sonhos dele. 

E, para isso, existem dois tipos de conteúdos que você precisa produzir, que são o conteúdo raiz e o conteúdo nutella

O conteúdo raiz deve ser um vídeo com pelo menos 30 minutos, esse tipo de publicação mais densa te ajuda a aumentar a sua autoridade. 

Já o nutella é um trecho de um dos seus raízes, que pode ser muito mais atraente para uma audiência que ainda não te conhece tão bem, por isso ele te ajuda a ampliar a sua audiência.

Eu recomendo que você publique pelo menos 2 raízes e 7 nutellas por semana. 

Tem até um podcast onde eu falo mais sobre esses dois tipos de conteúdo, você pode conferir todas as sacadas aqui embaixo. 

Agora, se você não quer aparecer nesses vídeos e prefere fazer apenas a parte técnica do seu lançamento, existe uma alternativa que eu vou te falar a seguir. 

Como encontrar um expert para lançar?

Eu vou ser brutalmente honesto com você. 

A maioria das pessoas que resolve encontrar um expert para fazer 6 em 7 comete um erro crucial.

O lance é que para que essa parada dê certo, você precisa escolher o expert mais adequado para o seu negócio. 

E acredite ou não muita gente erra na primeira tentativa. 

É como escolher uma semente para plantar. O ideal é pegar a semente certa para cada tipo de terreno.

Então se o seu terreno é no deserto, o melhor é escolher a semente de um cacto. Afinal de contas, é mais fácil plantar cactos no deserto, do que um pau-brasil ou uma mangueira, por exemplo. 

Agora, se for num lugar mais úmido, você precisa escolher uma planta que cresça nesse tipo de terreno. Cacto, com certeza, não é uma boa opção.

O mesmo princípio funciona para o 6 em 7. 

Você precisa encontrar expert certo para o terreno do seu lançamento. 

É o caso da Gisele Hedler, que encontrou o especialista mais adequado e fez 6 em 7 no nicho de nutrição, logo de cara. 

Para ser mais exato, ela faturou 372 mil reais em 7 dias consecutivos já no primeiro lançamento. 

E foi justamente para conhecer todos os detalhes dessa trajetória que eu entrevistei a Gisele no meu podcast faixa-preta e você pode assistir aqui, se quiser: 

Mas como a Gisele conseguiu esse resultado?

Ela propôs sociedade para o chefe dela que já vendia um curso em DVD, isso quer dizer que ele já vendia expertise, mas não fazia 6 em 7. 

O lance é que quando você encontra um expert que já vende conhecimento, isso aumenta as chances de você fazer o 6 em 7, justamente porque esse tipo de especialista tende a ser a semente ideal para o seu lançamento 

Eu recomendo que você procure alguém que venda conhecimento no mundo físico. Imagina a quantidade de pessoas que oferecem cursos presenciais no Brasil . 

Eu vou alucinar que é muita gente. 

Só aí você já tem uma fonte quase infinita de experts. 

Eu digo quase infinita, porque mesmo se viver 120 anos você não vai conseguir esgotar essa fonte. 

Então, eu procuraria esse expert e falaria sobre o 6 em 7 com ele. Se a pessoa topasse ótimo, senão eu conversaria com a próxima pessoa da lista. 

Outra coisa que você pode fazer é procurar pessoas que já têm uma audiência de pelo menos 50 mil seguidores no Instagram

Você pode pesquisar todas as contas com mais de 50 mil seguidores, inclusive existem ferramentas que podem te ajudar a fazer isso, é só procurar no Google. 

Depois você seleciona as pessoas que construíram essa audiência de 50 mil seguidores ensinando alguma coisa. 

O lance é que as pessoas que seguem essas contas tendem a querer o conhecimento que esse expert está oferecendo. 

Na minha opinião técnica, essa é a pessoa perfeita para você fazer o 6 em 7.

Mesmo que ela nunca tenha dado um curso, existem 50 mil pessoas atrás do conhecimento dela. 

Daí você manda mensagem no direct de todas elas, 10 ou 20 por dia, até alguém topar uma parceria.  

Uma outra forma de encontrar um possível expert é você entrar numa livraria e olhar a relação de livros mais vendidos. 

Depois você faz uma lista com os autores dos primeiros mil livros mais vendidos que ensinam a fazer alguma coisa. 

Aí é só você entrar em contato com eles nas redes sociais ou por email. 

Eventualmente, alguns desses experts vão querer fazer o 6 em 7 com você. 

Existe ainda uma outra alternativa, que para mim é a mais indicada.

É o seguinte.

Quase todos os dias eu recebo uma mensagem de alguém perguntando como encontrar um lançador. 

É claro que também tem gente procurando expert. 

Mas a maioria de mensagens que eu recebo é de pessoas querendo encontrar alguém que faça o 6 em 7 para elas, isto é, alguém que saiba lançar. 

Porque, às vezes, o expert vê o conteúdo da Fórmula e pensa: “isso é incrível, eu quero o 6 em 7, só que eu não quero executar essa parada”. 

Agora, como é que você pode aumentar as suas chances de encontrar esses experts?

A resposta é: fazendo parte da comunidade da Fórmula de Lançamento. Porque é dentro dessa comunidade que existem mais potenciais especialistas tentando encontrar um lançador. 

Além disso, todos os anos acontece o Evento ao Vivo da Fórmula de Lançamento, em dezembro, onde é possível fazer networking, conhecer os grandes players do mundo dos lançamentos e, claro, encontrar um expert que tem o mesmo objetivo que você.   

E isso vale para quem tem o objetivo contrário também.

O melhor lugar para um expert, encontrar alguém que faça o 6 em 7 para ele é a comunidade da Fórmula de Lançamento, principalmente o Evento ao Vivo. 

Porque as chances são que tanto o expert, quanto o lançador vão estar trabalhando juntos para chegar ao 6 em 7. 

Agora eu vou te dar uma última ideia de como encontrar um expert para lançar. Inclusive, isso é o que eu faria se eu quisesse encontrar um expert. 

Se liga.

Talvez você já saiba que eu pratico meditação, porque é uma parada que me ajuda a ter mais clareza mental e traz vários benefícios para mim e para o meu negócio.

Então, se eu tivesse que começar um negócio do zero, as chances são que seria no nicho de meditação.

Eu até já fiz um podcast onde eu mostro por que a meditação é um facilitador para chegar ao 6 em 7.  Eu vou deixar ele aqui embaixo, caso você queira dar uma olhada.

Então, eu abriria um canal no YouTube focado nesse assunto e como o meu objetivo seria lançar alguém desse nicho de mercado, eu faria o maior podcast de meditação já visto no Brasil. 

Como eu gosto dessa área e tenho várias curiosidades sobre meditação e eu convidaria vários experts para falar sobre esse assunto.

A partir dessas entrevistas, eu conseguiria ter um contato mais de perto com esses especialistas. 

Claro que no começo os experts seriam menos conhecidos, depois, conforme eu aumentasse a minha autoridade, eu começaria a fazer entrevistas com pessoas mais renomadas. 

Porque eventualmente eu vou começar a ser conhecido pelos experts daquele nicho como alguém que conhece e divulga o assunto. 

Além disso, ao mesmo tempo eu já estaria criando uma audiência interessada em meditação.  

Depois, eu chegaria naquele expert que eu tivesse mais afinidade e convidaria esse cara para ser meu sócio no 6 em 7. 

O mais massa é que você pode aplicar essa estratégia para qualquer nicho ou subnicho. 

Inclusive tem um podcast onde eu falo como você pode encontrar o nicho certo para fazer 6 em 7. Eu vou deixar ele aqui embaixo, caso você queira conferir . 

Agora, você precisa ficar ligado numa coisa. 

Para a relação entre o expert e o lançador dar certo é fundamental alinhar as expectativas. 

Porque se o expert tem uma expectativa maior do que do que o lançador pode entregar não vai funcionar. 

Pela minha experiência, é preciso fazer em média 7 lançamentos até você alcançar o 6 em 7. 

Então, antes de mais nada você precisa setar a expectativa do expert. 

Porque se você não avisá-lo e o 6 em 7 não vier no primeiro ou segundo lançamento, isso vai tender a gerar um atrito. 

Dito isso, chegou o momento de eu responder à pergunta:

Quanto investir no seu primeiro lançamento?

Antes de pensar em investimento, você precisa considerar se a fundação do seu lançamento está bem feita.

Isso é, se você está produzindo conteúdos do jeito que eu ensino há, pelo menos, 8 semanas. 

E por que eu recomendo esse prazo? 

Pela minha experiência, geralmente 8 semanas é o tempo mínimo para indicar que você está sendo consistente. 

E digo mais, na maioria das vezes construir essa base não se resolve com dinheiro. 

É tipo você querer pagar a academia ou o personal trainer para ter músculos, mas não fazer os exercícios recomendados.

Então, primeiro você precisa ter frequência. Até porque, uma vez que você está com uma frequência muito boa, você vai precisar investir menos dinheiro. 

Eu acredito que esse primeiro investimento precisa ser uma verba de guerra, ou seja uma valor que você está preparado para perder. 

Se você pode perder 10 reais, investe 10 reais. Se você pode perder 10 mil reais, investe 10 mil reais. 

Depois, você vai pegar o dinheiro que você ganhou nesse primeiro lançamento, ou uma parte desse valor, e vai reinvestir no lançamento seguinte e assim por diante. 

Eu chamo essa técnica de montinho, montão e você pode saber um pouco mais sobre ela nesse vídeo aqui embaixo. 

É como aprender a andar de bicicleta. Você não sobe na bicicleta pela primeira vez e tenta pedalar em um penhasco

Pelo contrário, no começo o ideal é você escolher um terreno mais plano e com menos obstáculos.

Eventualmente quando estiver melhor na bicicleta, você pode andar em terrenos mais complicados, porque aí você vai estar mais preparado. 

Então, eu recomendo que você comece devagar e vá acelerando aos poucos, à medida que você for ganhando mais expertise nessa parada. 

Agora, uma vez que a sua base de conteúdo está bem construída, você pode acelerar o seu 6 em 7 distribuindo esse conteúdo. 

Ou seja, promovendo esses conteúdos nas redes sociais, assim você aumenta as chances de o seu cliente ideal ouvir o que você tem a dizer. 

Um tempo atrás eu fiz um podcast explicando justamente como usar as redes sociais para que a sua audiência te encontre no momento certo e na hora certa. Dá só uma olhada.

Tem uma outra parada que você pode usar na sua estratégia de distribuição.

Eu mesmo uso ela para falar diretamente com exatas 266.624 pessoas, pelo menos esse era o montante em julho de 2020, quando eu escrevi este artigo.  

O fato é que esse é o exato número de pessoas que fazem parte do meu canal do Telegram,  um aplicativo de mensagens parecido com o Whatsapp só que com muito mais funcionalidades. 

Inclusive eu vou te falar mais sobre ele no final deste artigo.  

O fato é que o Telegram é o canal com a maior distribuição orgânica que eu já ví e você  pode usar ele aí no seu negócio.

Inclusive eu gravei um podcast sobre o Telegram e você pode conferir aqui embaixo. 

Agora, independente do valor que você pode investir, será que…

Existe um limite de lançamentos que você pode fazer por ano?

A  verdade é que depende. 

Eu, por exemplo, faço 6 lançamentos por ano, porque pela minha experiência essa é a periodicidade ideal para o meu negócio. 

Só que eu não tirei essa média do nada. Eu testei muito antes de chegar a esse número. 

Inclusive teve uma época que eu cheguei a fazer 52 lançamentos em um ano, ou seja, 1 lançamento por semana. 

Mas no longo prazo isso não funcionou, porque o lançamento é como uma plantação. 

O que vai definir o limite de quanto você pode plantar numa terra, vai depender de quanto você ara e de quanto você oxigena essa terra. 

Se você plantar demais e oxigenar de menos, a terra vai tender a secar. 

E isso também rola nos lançamentos. Inclusive foi o que aconteceu quando eu lançava toda semana. 

Depois de um ano a terra secou.

Então, hoje eu penso que um tempo ótimo para a maioria das pessoas é lançar a cada dois meses ou um mês e meio, porque você vai ter tempo de reoxigenar a terra. 

Eu digo a maioria porque cada caso é um caso. Você pode lançar mais e pode lançar menos. 

Só que como você faz para oxigenar a terra?

A terra do seu lançamento é a sua audiência e o seu conteúdo é o oxigênio. Logo, quanto mais conteúdo você produzir mais fértil vai tender a ficar a sua terra. 

Tem ainda uma outra coisa.

Quando você lança muito, você precisa ficar ligado para os seus lançamentos não se tornarem repetitivos. 

Pensa comigo. 

Se você plantar só eucalipto numa terra, uma vez atrás da outra, eventualmente essa terra também vai secar. 

Porque para manter a terra saudável você precisa variar o que é cultivado nela. 

Então, para o seu lançamento não ficar repetitivo, além de reoxigenar a terra com muito conteúdo, eu recomendo que você mude a roupagem dele. 

Isso quer dizer mudar o empacotamento do lançamento, colocar nuances diferentes nele. 

No meu caso, eu faço 6 lançamentos por ano, mas eles não são todos iguais. 

Às vezes ele tem uma roupagem de Maratona 6 em 7 e às vezes ele tem uma roupagem de Semana 6 em 7 Mão na Massa, por exemplo. 

Na Semana 6 em 7 Mão na Massa, a gente colocou um elemento inédito.

Que, como o nome sugere, era uma série de atividades para as pessoas colocarem em prática o conhecimento que eu estava ensinando. 

Além disso, a Maratona 6 em 7 foi feita ao vivo e a Semana 6 em 7 foi gravada. 

Até porque dentro da minha audiência algumas pessoas gostam de colocar a mão na massa, outras gostam de assistir ao vivo e outras de assistir a gravação. 

Mas o fundamento é o mesmo. Eu sempre ensino os primeiros passos da trajetória que pode te levar ao 6 em 7. 

O mais massa é que você pode também pode usar essa estratégia no seu negócio para evitar que os seus lançamentos fiquem repetitivos. 

Além de querer saber se existe ou não um limite lançamentos que se pode fazer por ano, a maioria das pessoas têm a seguinte dúvida… 

Algum dia os lançamentos vão parar de funcionar? 

Tem gente que acha que se muitas pessoas souberem lançar, os lançamentos vão parar de funcionar. E essas pessoas costumam me fazer essa exata pergunta. 

Para responder essa dúvida, eu vou retomar a definição de lançamento, que eu te dei no começo deste artigo. 

Lançamentos são uma sequência gatilhos mentais executados em uma ordem específica, para gerar um pico de venda em um curto espaço de tempo.  

Do mesmo jeito que para tocar uma música, você precisa seguir uma sequência de notas em uma determinada ordem.

Então, pensa comigo.   

Se existe um monte de gente fazendo música, será que música vai parar de funcionar?

A resposta é não.

A música não vai parar de funcionar e os lançamentos também não vão parar de funcionar.

E por que os lançamentos não vão parar de funcionar? 

O fato é que o lançamento não vai parar de funcionar porque ele é construído com base nos gatilhos mentais.

E gatilhos mentais são expressões, palavras ou gestos que geram uma determinada emoção em alguém e isso produz dois resultados. 

O primeiro é essa pessoa prestar mais atenção no que você tem a dizer e o segundo é que o gatilho mental também pode levar essa pessoa a agir. 

Isso acontece porque os gatilhos mentais têm um efeito poderoso no nosso processo de tomada de decisão.

É o seguinte.

Para entender como a tomada de decisão acontece, você precisa saber que existem duas partes importantes no nosso cérebro.

Essas partes são o neocórtex e o sistema límbico. 

O neocórtex é a parte que interpreta linguagem, dados, informações, benefícios e lógica. 

Apesar de ser a parte mais desenvolvida do nosso cérebro, ela não é a responsável pela maioria das nossas decisões.

Já o sistema límbico é o responsável pelas nossas emoções e pelo nosso instinto de sobrevivência. 

E é justamente nessa parte do nosso cérebro que ocorrem a maioria das decisões, mesmo que você não tenha consciência disso.

Isso acontece porque todos os dias eu, você e qualquer outra pessoa temos que tomar várias decisões.

Como o que comer no café da manhã, a cor da roupa que vamos vestir ou o se vamos comprar alguma coisa. 

O lance é que se o nosso cérebro tivesse que analisar todas as informações e dados lógicos para cada uma dessas decisões, a gente provavelmente não conseguiria decidir nada.

Por isso, o cérebro usa atalhos ligados à parte emocional do nosso cérebro para facilitar essa tomada de decisões.

E é justamente aí que entram os gatilhos mentais.

Eles são técnicas de persuasão que atuam diretamente nesses atalhos conectados ao sistema límbico.

Isso significa que eles ativam uma emoção e, por isso, facilitam o processo de decisão do seu potencial cliente na hora de comprar o seu produto. 

Se quiser saber mais sobre esse assunto, eu recomendo que você assista o podcast que eu gravei mostrando como os gatilhos mentais te ajudam a chegar ao 6 em 7. 

Eu vou deixar ele aqui embaixo para você poder conferir.

O fato é que se você aplicar os gatilhos mentais como prova social, reciprocidade e similaridade na sequência certa dentro do seu lançamento, você pode fazer o 6 em 7. 

Então, na minha opinião técnica, os lançamentos nunca vão parar de funcionar. 

Conclusão 

Depois de ler este artigo, as chances são que você já sabe que é possível usar os lançamentos para gerar um pico de faturamento em um curto espaço de tempo, aí no seu negócio. 

Isso porque eu te mostrei o que são lançamentos e por onde começar a preparar o seu lançamento. 

Por mais contraintuitivo que pareça, a primeira coisa que você deve fazer é construir uma audiência em formato de lista. 

Você também viu como encontrar um expert para lançar, caso você queira assumir apenas o papel de lançador.

Eu ainda te falei quanto você precisa investir no seu primeiro lançamento e se algum dia os lançamentos vão parar de funcionar. 

Mas se você quiser saber mais sobre esses e outros temas eu te convido a participar do meu canal no Telegram, que eu te falei antes.  

O nome desse canal é Galera Raiz e nele eu compartilho sacadas e novidades quase todos os dias.

Então, se você quiser se aprofundar mais nos diversos assuntos relacionados ao mundo dos lançamentos e receber conteúdos exclusivos meus, é só participar do meu canal. 

Tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo Telegram e acessar o canal Galera Raiz através desse link: Quero entrar no canal Galera Raiz.

Ah! Não esquece de me contar qual foi a sacada que você mais gostou aqui embaixo nos comentários.