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Imagina só se em literalmente um clique você pudesse alcançar 100 mil pessoas, quiçá até mais…

… De forma completamente gratuita…

… E ainda desenvolver um relacionamento profundo com essas milhares de pessoas….

… Consequentemente, aumentar consideravelmente as chances de fazer o seu 6 em 7, 7 em 7 ou 8 em 7. 

Imaginou?

Pois é, tudo isso é possível quando você usa o Telegram na sua estratégia de marketing. 

A parada é a seguinte.

Não faz muito tempo que eu comecei a usar essa ferramenta no meu negócio, mas saca só essa…

Depois de abraçar o Telegram na minha estratégia, eu fiz o meu maior lançamento de todos os tempos.

Eu realmente não acho que seja coincidência ou obra do acaso.

Mas sim o resultado de escolher uma ferramenta poderosa e aliar essa ferramenta a outras estratégias e métodos que eu já uso no meu negócio.

O fato é que o Telegram tende a potencializar os seus lançamentos, assim como potencializou os meus. 

E como eu disse lá em cima: completamente de graça e com uma distribuição orgânica sem igual, literalmente. 

Se você quer saber como eu apliquei essa parada no meu negócio e como você pode aplicar no seu para aumentar as chances de chegar ao seu 6 em 7, sugiro fortemente que você leia as próximas linhas com atenção.

Porque eu vou te contar tim tim por tim tim neste artigo. Assim, preto no branco. 

Você vai ver:

  • O que é o Telegram e por que ele é melhor do que o Whatsapp; 
  • Como eu uso essa parada no meu negócio;
  • Que tipo de conteúdo publicar lá;
  • Como levar sua audiência para esse aplicativo;
  • E se o Telegram substitui o email ou as redes sociais;

Para ter acesso a todo esse conteúdo, é só continuar lendo esse artigo.

Se preferir, você pode assistir o podcast que eu gravei sobre esse assunto:

Você também pode ouvir só o áudio, que está disponível em qualquer uma dessas plataformas: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher.

Mas vamos lá, a primeira coisa que você precisa saber é…

O que é o Telegram e como eu comecei a usá-lo?

Talvez você já saiba o que é Telegram, talvez não.

Como ainda não é uma parada tão difundida assim no Brasil e para não pecar pela falta eu vou começar explicando o que é isso.

É o seguinte.

Telegram é um aplicativo de mensagens parecido com o Whatsapp só que com muito mais funcionalidades (vou falar melhor sobre elas daqui a pouco).

Inclusive, ele começou a ser mais difundido aqui no Brasil quando a gente teve aqueles bloqueios do Whatsapp.

O fato é que é só você baixar o aplicativo no seu celular e pronto. 

Mas eu demorei a ter Telegram. Eu detesto instalar um novo aplicativo no meu celular. Na verdade eu quero desinstalar aplicativos ao invés de instalar um novo aplicativo.

Então como foi que eu descobri essa parada?

Eu tenho o Platinum, um grupo de faixas-preta, com 65 pessoas que no ano de 2019 fizeram pelo menos 2 milhões de reais de faturamento com lançamentos. 

Esse grupo já existe há alguns anos.

Lá nos primórdios a gente tinha um grupo no Facebook, depois cogitamos ir para o Whatsapp e agora estamos no Telegram. 

Por quê?

Porque tem um cara nesse Plat que é muito fã do Telegram.

O nome dele é Lerry Granville, que eu carinhosamente chamo de Granvas. Ele inclusive já participou desse episódio do Podcast Faixa-Preta:

O fato é que ele falava assim: “Erico, deixa de usar o Whatsapp, usa o Telegram porque ele é mais seguro, ele é mais tudo”.

Na época eu realmente não queria, mas o Granvas falou: “Vai por mim”. E todas as vezes que eu fui pelo Granvas ele nunca me decepcionou.

Então eu decidi mudar o grupo do Platinum pro Telegram. Logo, foi pra isso que eu comecei a usar essa ferramenta, foi o meu primeiro contato. 

No início eu era apenas usuário do Telegram, não tinha nada a ver com marketing. Só que à medida que eu usava o Telegram, eu adorava cada vez mais. 

Porque em termos de software, na minha opinião técnica, ele é muito melhor do que o Whatsapp.

Ele tem muito mais recursos. Por exemplo, dá pra fazer enquetes, dá para criar canais onde só você fala, sua mensagem chega a literalmente milhares de pessoas ao mesmo tempo, enfim. 

E aí eu comecei a abrir os olhos pra possibilidade de usar essa parada no meu marketing. Deixa eu te contar como isso aconteceu… 

Por que eu uso o Telegram no meu marketing e te aconselho a fazer o mesmo?

Para te explicar por que eu comecei a usar o Telegram no marketing da minha empresa, eu preciso te contar como foi a minha experiência com outra ferramenta muito famosa e usada no mercado: o Whatsapp. 

A parada é a seguinte.

Hoje as pessoas falam sobre usar o Whatsapp no marketing, que Whatsapp melhora o lançamento, isso e aquilo outro.

As pessoas parecem ser apegadas ao Whatsapp.

Mas eu não tenho nenhuma paixão ou apego a ferramentas, eu tenho apego a resultado. O que traz mais resultado pra mim eu tendo a fazer mais e o que traz menos resultado eu tendo a fazer menos e por aí vai.

Eu testo várias ferramentas no meu negócio. E eu testei o Whatsapp. 

Então por que eu decidi usar o Telegram?

O fato é que o principal motivo para eu decidir usar o Telegram foi que eu comecei a usar o Whatsapp.  

É muito louco. 

Eu estou sempre procurando jeitos eficientes de me comunicar com a minha audiência. E eu saquei que minha audiência estava no Whatsapp.

Logo, eu decidi me comunicar com ela por lá…  

… E foi um desastre completo. 

Pelo menos pra mim. 

Aí eu resolvi sair completamente do Whatsapp e, eventualmente, migrar para o Telegram. 

Deixa eu te explicar o que aconteceu.

Eu decidi usar o Whatsapp e a ideia era a seguinte: eu resolvi criar uma lista de contatos na ferramenta para chamar pros lançamentos, distribuir conteúdo, enfim. 

Eu e minha equipe pedíamos o email das pessoas e, além disso, a gente pedia para elas entrarem na nossa lista de transmissão do Whatsapp. 

E aí veio o primeiro desafio. 

O primeiro desafio é que o Whatsapp não encoraja, do ponto de vista técnico ou estratégico, mensagens de uma pessoa pra muitas pessoas.

Os grupos ou listas de transmissão do Whatsapp são de até 256 pessoas, no máximo. Logo, eu não conseguia falar com mais de 256 pessoas de uma vez. 

Acabou que nós fizemos mais e mais e mais grupos. Inclusive, a gente tinha uma pessoa exclusivamente dedicada a organizar esses grupos. 

E chegou num ponto que a gente tinha “trocentos grupos”. 

Na época, chegamos a ter 55 mil pessoas na nossa lista de Whatsapp, que era dividida entre vários grupos e depois em vários celulares.

Sim, vários celulares. 

Porque como o Whatsapp não encorajava, estrategicamente e tecnicamente, essa parada de se comunicar com muitas pessoas ao mesmo tempo, toda vez que ele “sacava” que a gente ia mandar mensagem pra vários grupos, o aplicativo começava a travar.

Ele travava para nos desencorajar.

Às vezes a gente ia mandar uma mensagem de lançamento do tipo: “O carrinho está aberto”. Ela começava a ser disparada às 8 horas da manhã de segunda-feira e terminava às 8 horas da manhã de sexta-feira por causa do volume. 

E o fato é que eu comecei a travar uma briga de gato e rato com o Whatsapp.

O Whatsapp claramente dizendo: “Eu não quero mensagens em massa, não é esse o ponto do meu software”…

E a gente tentando “dar jeitinhos” pra conseguir fazer a parada acontecer. 

Só que isso foi incomodando a gente, a Ignição Digital. Porque a gente tem um valor muito grande aqui que é o valor de integridade, isto é, nós não somos a galera do esqueminha.

Como essa briga com o Whatsapp feria um valor, um princípio muito forte da empresa, eventualmente nós paramos de usar a ferramenta. 

Esse foi o primeiro problema com o Whatsapp. 

Mas não parou por aí.

Agravando isso, quando você faz grupos no Whatsapp, as pessoas dentro do grupo conseguem ver o número de telefone umas das outras. 

Então todo mundo do grupo meio que tem a chance de contactar outra pessoa pelo telefone (que na minha opinião é uma coisa muito privada). 

Isso abria também uma possibilidade para golpistas e oportunistas. Nem todo mundo vive de boas intenções.

Então golpistas e oportunistas entravam nesses grupos de Whatsapp pra pegar o telefone da galera, fingindo ser eu pra fazer contato com as pessoas que, na maior da boa fé, respondiam e passavam informações delas.

E eles usavam isso pra várias coisas, desde ligar para pessoa até hackear o Whatsapp.

Isso foi um processo que me deixou muito desconfortável. 

Mas eu sabia que fazer marketing por essa ferramenta era importante.

Porque o Whatsapp, por mais que muitas vezes atrasasse a entrega das mensagens, me dava a possibilidade de fazer um contato direto com minha audiência.

É nesse momento que a gente volta lá pro início.

Quando eu descobri o Telegram e passei a ser usuário da ferramenta, depois que o Granvas insistiu: “Erico, você tem que usar o Telegram porque Telegram é o poder”.

Eu te falei há pouco que comecei a curtir muito essa parada de Telegram. 

E aí um dia, algo mais ou menos assim aconteceu:

O próprio Telegram me mandou uma mensagem através do canal deles. 

Talvez você saiba, talvez não, mas canal é tipo um grupo que só você fala. Você fala e o resto da galera só escuta.

E o fato é que tem mais de de 3 milhões de pessoas nesse canal do próprio Telegram. Isso, milhões:

Eu recebi a mensagem e fiquei presente pro fato de que tinham 3 milhões de pessoas ali. E eu pensei nas milhões de pessoas na minha lista de emails. 

Ainda por cima, eu vi o consumo daquela mensagem, a quantidade incrível de pessoas que visualizaram aquilo.

Naquela hora bateu, eu saquei que o Telegram não é igual ao Whatsapp.

Eu percebi que aquela ferramenta poderia trazer muitos benefícios pro meu marketing.

As vantagens do Telegram 

Naquele ponto, a minha dúvida era se eu também conseguiria criar um canal e colocar muitas pessoas lá dentro. 

Imagina só, colocar milhares, quiçá milhões de pessoas em um canal de um aplicativo no celular?

E a parada é que eu descobri que podia fazer isso. Eu fui lá e criei um canal chamado Erico Rocha – Galera Raiz. 

No exato momento que escrevo esse artigo, tem 163.731 inscritos no meu canal do Telegram. 

Inclusive, você também pode participar do Galera Raiz, caso ainda não esteja lá. Daqui a pouco eu te mostro como participar. 

Mas a parada é que, de cara, essa era a primeira vantagem do Telegram em relação ao Whatsapp.

Eu não estava mais limitado a 256 pessoas por grupo.

Eu não tinha mais que criar “trocentos” grupos e nem gerenciar vários celulares. 

Só que não para por aí.

Eu queria um canal de comunicação direto com a minha audiência, que não dependesse de algoritmo, de anúncio, de nada. 

O Telegram, hoje, é a única ferramenta que eu conheço que me proporciona isso. 

Quer dizer, além do email. Porque o email também faz isso, mas já já eu entro nesse assunto.

O fato é que no canal do Telegram eu mando a mensagem e a única pessoa que decide se vai ouvir aquela mensagem ou não é a pessoa que se inscreveu no canal.

Não tem intermediário nenhum, a mensagem chega para todo mundo que está no canal, instantaneamente. 

E o melhor: o custo pra fazer isso é zero, literalmente. O aplicativo é de graça. 

Ou seja, eu não preciso me preocupar com distribuição. Pelo menos por enquanto, pode ser que isso mude no futuro.

Só que, agora, é um canal direto gratuito. 

Para mim isso foi fantástico. Eu pensei: “A gente finalmente tem uma outra chance pra se comunicar diretamente com a audiência”.

Porque todos os outros meios que não fossem o email (como chat ou messenger) travavam, às vezes mandavam a mensagem, às vezes não mandavam.

Mas com o Telegram é diferente.

E foi aí que eu decidi usar o Telegram ao invés do Whatsapp como ferramenta de marketing

Mas, como isso acontece na prática é assunto para o próximo tópico.

Como eu uso o Telegram no meu marketing?

Basicamente, o Telegram desempenha dois papéis no meu negócio. O primeiro deles é…

1 – Para criação de relacionamento 

A primeira coisa que você precisa saber é que o Telegram não é uma ferramenta de atração.

Isto é, não é feito para você construir a sua audiência. Você constrói a sua audiência em outro lugar e a convida pro Telegram. 

Deixa eu colocar isso numa analogia.

É como se fosse uma festa. Imagine que você está procurando por uma namorada, aí você vai numa festa onde provavelmente tem mulheres procurando namorado.

Uma vez que você encontra uma mulher que você goste e que goste de você, você dá o próximo passo.

Qual é o próximo passo? Criar relacionamento. 

Só que você não faz isso na festa. Você convida para um jantar, um cinema, enfim. 

Então, o Telegram, do ponto de vista da geração do 6 em 7, é uma ferramenta para criação de relacionamento.  

Enquanto que outras mídias sociais funcionam como a festa. O Instagram, o Facebook, o Youtube, cada um dá a sua festa.

Você cria a sua audiência na festa e aprofunda no jantar, vamos dizer assim.  

Eu crio a minha audiência no Instagram, no Youtube, e depois de criar uma audiência lá, isto é, depois de ir na festa e muita gente ficar meio que interessada em mim ou no meu conteúdo, eu faço um convite pra elas irem pro Telegram.

Quer dizer, para algumas delas irem pro Telegram. Porque o fato é que não tem como você migrar a sua audiência das redes sociais para o Telegram.

Assim como não tem como você namorar com todas as mulheres da festa.

Então, quando você convida as pessoas pro Telegram, uma pequena porcentagem vai. 

A grande sacada é continuar convidando. Eventualmente, mais e mais pessoas vão aceitar o seu convite. 

Mas o fato é que no Telegram eu crio, mantenho e aprofundo o relacionamento. 

Como eu faço isso?

Todo dia (ou quase todo dia) eu posto um conteúdo de valor, normalmente no formato de áudio, nesse canal Galera Raiz.

Um conteúdo exclusivo que eu não posto em nenhum outro lugar, de verdade. Isso é importante. 

No meu caso, no Telegram eu estou na minha versão mais “crua”, sem edição nenhuma.

Eu só pego o meu próprio celular, aperto o botão, gravo um áudio e pronto. Eu literalmente faço uma espécie de download do meu cérebro.

Claro, o meu objetivo é sempre gerar valor. 

Só que o lance do Telegram é que ele só depende de mim. Não tem equipe, edição, nada. A facilidade de usar essa parada é muito grande. 

Bom, esse é o primeiro papel que o Telegram desempenha no meu marketing, criar relacionamento.

A segunda forma que eu uso o Telegram é…

2 – Como uma ferramenta para avisar sobre os lançamentos

Ok, então eu tenho o Galera Raiz pra postar conteúdo de valor quase todos os dias e criar um relacionamento. 

E é o seguinte, eu chamei esse canal de Galera Raiz porque eu acredito que pra uma pessoa baixar o Telegram e assinar o canal, ela tem que ser raiz mesmo. 

Como assim? Ela tende a ser alguém que tem um engajamento diferenciado, que dá uma atenção diferenciada.

É a galera que tende a comprar o seu produto quando você fizer a oferta, porque estatisticamente são as pessoas mais engajadas que você tem na sua audiência. 

Então digamos que 99,99% do conteúdo que eu posto no Galera Raiz é para criar o relacionamento com a audiência.

Mas, eventualmente, eu chamo pra venda. 

Porque sim, você pode sim fazer ofertas e vender pelo Telegram. Só tem que saber dosar. 

Quanto mais “vendedor” você for pelo Telegram, menos as pessoas vão engajar por lá. Afinal, a princípio, elas estão ali pelo relacionamento com você. 

Então, o que eu faço?

De tempos em tempos eu abro as turmas para a Fórmula de Lançamento. Isto é, eu faço um lançamento. 

E quando eu faço um lançamento, eu deixo as pessoas degustarem parte do meu produto antes de oferecer ele inteiro.

É como se eu estivesse na feira, oferecendo um pedaço do meu queijo com a intenção de vender a peça inteira depois. 

Uma intenção íntegra, em cima da mesa, honesta, de tentar vender o meu queijo inteiro.

Se eles gostarem, vão comprar, se não gostarem, não vão comprar. Mas é uma conversa de venda.

Então de tempos em tempos essa conversa de venda acontece. E quando chega esse momento, eu crio um canal separado no Telegram, um canal diferente do Galera Raiz. 

Só que é o seguinte. Esse canal separado é finito. Quando o lançamento acabar, ele tende a acabar junto. 

Já o Galera Raiz é um canal infinito. 

O fato é que são conversas diferentes. É tipo quando você vai pedir alguém em namoro, a conversa muda.

Então se a pessoa estiver interessada em saber mais sobre a Fórmula de Lançamento, se ela quiser ter essa conversa comigo, eu a convido para um ambiente diferente, isto é, um canal separado. 

Mas se a pessoa não estiver interessada, ela não vai entrar naquele grupo. Ela vai continuar no Galera Raiz e receber quase nenhuma oferta de venda. 

Por que eu faço isso?

Tem gente que acha que manter pessoas que querem “só o conteúdo” é ter peso morto na audiência.

O que eu digo é o seguinte. A pessoa que não quis ouvir a conversa de venda, que só quer consumir o seu conteúdo gratuito naquele momento, não necessariamente é um peso morto.

As pessoas têm tempo. Às vezes não está na hora dela comprar a Fórmula de Lançamento e eu respeito o tempo dela.

Ela decide isso. Enquanto ela quiser ouvir valor, eu vou continuar dando valor. 

E, eventualmente, se ela ficar muito tempo lá no canal de Telegram Galera Raiz, a vontade de comprar o meu produto vai acender. 

Isso funciona para qualquer produto ou serviço. Por exemplo, não quer dizer que se eu não for comprar um carro hoje eu nunca vou comprar. Eventualmente pode ser que eu compre. 

Então, ao manter o Galera Raiz ativo, ao manter essa pessoa lá, eu estou cuidando, cultivando o meu relacionamento com ela.

Porque eventualmente, quando chegar a hora dela, estatisticamente ela tem uma chance de lembrar que eu dei valor pra ela por muito tempo.

E a gente tende a comprar daquelas pessoas que dão valor pra gente.

Bom, essas são as duas formas que eu uso o Telegram no meu marketing: para criar relacionamento e para chamar pros meus lançamentos.

E o fato é que eu te falei que, principalmente na primeira forma, o jeito de criar esse relacionamento é através de conteúdo.

Então isso quer dizer que… 

O Telegram pode ser usado para criar conteúdo raiz?

Antes de tudo, se você não faz ideia eu estou falando, o que diabos é conteúdo raiz, eu recomendo fortemente que você veja esse artigo aqui do blog, ou então assista o vídeo abaixo onde eu explico essa parada:

Bom, dito isso, é o seguinte.

Eu te falei que no Telegram eu publico conteúdos sem qualquer edição, eu simplesmente pego o meu celular e gravo, às vezes com o meu filho me chamando ao fundo. 

Isso significa que esse tipo de conteúdo pode ser considerado raiz?

Eu acho que não. 

Primeiro porque o conteúdo que é considerado raiz precisa ter mais de 30 minutos, já que ele é mais profundo.

Eu não lembro de ter um áudio de mais de 30 minutos lá no meu canal do Telegram. 

Segundo que a função do conteúdo raiz é mostrar valor na festa.

Então o conteúdo raiz, em sua versão mais fundamental, é um conteúdo como este artigo que você está lendo ou como um vídeo meu no Youtube.

Ele está na festa.

É na festa que você publica tanto conteúdos raízes quanto conteúdos nutellas (que são pedaços do raiz). 

Pra entender bem a diferença entre um e outro, sugiro que volte no vídeo onde eu explico sobre raiz e nutella.

Mas o fato é que, na festa, você quer chamar a atenção das pessoas (com o conteúdo nutella), mas também fazer elas perceberem que você tem substância, que consegue falar mais de 5 minutos sobre uma parada.

Essa é a função do conteúdo raiz. E isso acontece na festa.

Pensa o seguinte…

O conteúdo que você posta na festa é para chamar a atenção e atrair as pessoas interessadas em você, dar início ao relacionamento…

Para que a pessoa comece a te “julgar” ainda na festa, pra ver que tipo de substância você tem como expert… 

Enquanto que o conteúdo que você posta no Telegram é para aprofundar esse relacionamento.

São tipos de conteúdos diferentes com funções diferentes. 

Portanto, o conteúdo do Telegram não pode ser considerado um conteúdo raiz. 

Só que é o seguinte… o conteúdo que você posta no Telegram só funciona quando as pessoas já estão lá. 

Então como fazer a sua audiência ir para o Telegram? É o que eu explico a seguir. 

Como convidar sua audiência para o Telegram?

Antes de tudo, deixa eu esclarecer uma parada. 

Pode ser que você esteja pensando algo mais ou menos assim: “Erico, no meu nicho ninguém usa o Telegram, eles só usam Whatsapp”.

O que eu te digo é: isso é excelente. 

Porque o problema é a solução. É justamente porque ninguém usa o Telegram que ele é uma solução para o seu negócio.

Como assim?

Com o Whatsapp hoje, você tem que competir com todas as outras pessoas que estão lá no Whatsapp, o grupo da academia, o grupo da família que só serve para mandar bom dia.

Os grupos de piadas e brincadeiras estão no Whatsapp.

Logo, se você acha que a sua audiência não usa o Telegram, isso é fantástico.

Claro que fazer a galera baixar o aplicativo é um processo mais difícil, assim como foi mais difícil lá nos primórdios do Facebook, Instagram e Youtube…

Mas quando ela baixar e entrar no seu canal, você vai ter realmente a pessoa que quer te ouvir. 

Se a pessoa passou desse obstáculo de baixar o Telegram, é o poder. 

Eu te aconselho a cuidar dessas pessoas. Porque lá você vai estar “sozinho” com a galera mais engajada da sua audiência. 

Ainda por cima em um ambiente pouco explorado, onde você tem menos coisas pra dividir a atenção dela com você. 

E isso funciona pra basicamente qualquer tipo de audiência, jovem, mais velha, mais tecnológica, mais analógica, homem, mulher, enfim… qualquer uma.

Porque é o seguinte. As pessoas usam o que elas precisam pra resolver um problema.

Então, se ela tem problema e você propõe resolver em algum lugar, como o Telegram, as pessoas fazem o download dessa parada porque enxergam a possibilidade de resolver esse problema. 

Deixa eu te dar um exemplo. 

Quando a minha mãe começou a usar o Whatsapp, não foi porque ela queria usar o Whatsapp. 

O fato é que ela percebeu uma parada. Ela viu que a gente estava usando e mandando as fotos das crianças, os netos dela, por lá. 

Ela queria ver as fotos dos netos, isso era importante para ela. Então minha mãe passou a usar o Whatsapp para isso. 

Por isso, foca nessa parada: o problema é a solução.

Dito tudo isso, como levar sua audiência para o Telegram?

Vou te contar o que eu faço. 

Basicamente, eu uso as outras mídias (Instagram, Facebook, Youtube) ou até anúncios para fazer um convite para o Telegram. 

Eu falo algo mais ou menos assim:

“Opa, diariamente eu posto áudios onde eu faço o download da minha cabeça de conceitos importantes pra você chegar ao 6 em 7.

Esses áudios não são editados. Eu faço esses downloads, eu posto esses áudios, numa ferramenta que chama Telegram.

É uma espécie de Whatsapp, só que melhor.

Se você está interessado em ver o Erico raiz, se quiser ter acesso ao que está passando pela minha mente, não vai ser fácil mas eu vou te dar o caminho.

O caminho é: baixa o Telegram e clica nesse botão para entrar no grupo”.

Eventualmente, no meu caso, cerca de 30% das pessoas que veem esse convite baixam e entram.

E como é que eu sei que a porcentagem é mais ou menos essa?

Eu fiz um lançamento recentemente chamado Semana 6 em 7 Mão na Massa, e a galera se cadastrava para participar dessa Semana.

E quando a pessoa se cadastrava pra Semana 6 em 7 Mão na Massa, adivinha o que acontecia? 

Eu ia lá e fazia um convite pra ela entrar no canal de Telegram da Semana 6 em 7 Mão na Massa, que não é o mesmo canal do Galera Raiz, como eu te expliquei há pouco.

O que aconteceu depois do convite? 

Mais ou menos 30% entrou no canal da Semana 6 em 7 Mão na Massa. 

Sim, isso significa que eu “perdi” 70% das pessoas de um canal pro outro. 

Só que é aí que vem a grande sacada. 

Eu quero perder os 70% e te aconselho a querer o mesmo. 

Por quê?

Porque isso é minerar a sua audiência. 

É como se você fosse um minerador, pegasse um monte de terra que tem a probabilidade de ter ouro e jogasse em umas máquinas muito loucas para você tirar a terra e ficar só o ouro. 

O fato é que minerador nenhum reclama porque perdeu uma tonelada de terra. O que interessa pra ele é o ouro. 

Então o processo no marketing digital é um processo de mineração. 

Quando eu “perco” aqueles 70%, eu estou minerando o ouro, isto é, colocando dentro do canal do lançamento aquelas pessoas que estão mais engajadas, mais interessadas. 

Eu estou tirando os curiosos e deixando os comprometidos. 

Na sua audiência sempre vai ter curiosos e comprometidos. O seu trabalho de mineração no marketing é criar processos que, meio que automaticamente, filtrem os curiosos dos comprometidos.

Como você faz isso?

Você deixa a vida deles ligeiramente mais difícil, como ter que baixar o Telegram ou ter que ir para outro canal lá dentro… 

Não é completamente mais difícil, é ligeiramente e aos poucos. 

Se fizer difícil demais, você perde o ouro. Se fizer difícil “de menos”, você fica com a terra. 

Mas o fato é que tudo começa com um convite.

Você usa os seus outros canais de marketing para convidar sua audiência para o Telegram. 

Bom, agora você já sabe o que é Telegram, por que ele é uma peça importante para o seu marketing (assim como é para o meu) e como eu uso essa ferramenta no meu negócio… 

Será que ele performa melhor do que outros recursos de marketing que existem no mercado a mais tempo?

Telegram substitui o e-mail ou as redes sociais?

Vamos começar pelo email. 

Olha, sinceramente, eu acredito que não. 

Se substituísse ia ser uma ótima notícia pra mim e pra minha empresa. Por quê?

Porque a gente gasta muito com email, a gente investe muito nessa parada.

Só pra você ficar ligado, no ano passado, em 2019, cerca de 500 mil reais foram investidos pela minha empresa em consultoria de entregabilidade de email.

Isto é, pra fazer com que os meus emails entrem mais na caixa de entrada em vez de irem pro spam. 

O fato é que a gente pagou essa conta. Dava para comprar não sei quantos carros com esse investimento. 

Então se o Telegram realmente substituísse o email, pra quem paga igual eu, seria realmente incrível. Mas não substitui. 

Eu já falei melhor nesse artigo aqui sobre o papel fundamental do email no meu negócio e você também pode ver a versão em vídeo aqui abaixo:

Mas, pra resumir: eu ainda uso o email, invisto massivamente nisso, porque email dá resultado.

E email ainda dá mais resultado do que o Telegram.

Quer dizer que você pode esquecer o Telegram e usar só o email?

Também não. Eu acho que o Telegram e o email são ferramentas complementares.

Num time de futebol, por exemplo, pense no email como o atacante e no Telegram como o meio de campo. 

Quem é melhor? O seu atacante ou o seu meio de campo?

Deve ter alguém que prefere um ou outro, mas a resposta correta é uma combinação dos dois.

Um time só de atacante não ganha campeonato. Às vezes o meio de campo marca gol e o atacante defende, mas não é o ideal, não é a composição ideal.

A composição ideal é você ter um bom atacante e um bom meio de campo. 

Então a questão aqui não é “ou email ou Telegram”. É a combinação dos dois.

Se eu tivesse que ganhar o campeonato e pudesse usar os dois em posições diferentes, eu usaria o email e Telegram. 

Aliás, eu uso. É o que eu faço. 

Inclusive, em janeiro de 2020 eu fiz o meu maior lançamento histórico, só com email e Telegram.

O fato é que às vezes é o essencialismo que te leva a ter resultado e a entender o que é realmente indispensável e tirar todo esse barulho por trás.

Hoje, é isso. Quer dizer que a gente vai fazer isso pra sempre? Não.

Quer dizer que agora eu sou fã do Telegram e estou casado com o Telegram? Definitivamente não. 

Eu sou casado com resultado, não com nenhuma mídia ou nada do tipo.

Mas o Telegram está gerando resultado e o meu comprometimento é mostrar pra você o que está gerando resultado.

Por enquanto, essencialmente é isso, Telegram e email. Se mudar, eu vou avisar.

Agora, se eu pudesse escolher um só, se eu fosse obrigado por lei a escolher apenas um, eu ficaria com o email. Sem pensar duas vezes.

Porque ele é o que dá mais resultado, disparado. 

A boa notícia é que eu não preciso escolher entre um e outro…

Mas e quando o assunto é Telegram e redes sociais, qual é o melhor?

Essa é uma pergunta que me faz suspirar. 

Porque é o seguinte. Na minha opinião técnica, são ferramentas diferentes com propósitos diferentes que, em combinação, dão muito mais retorno do que isoladas. 

Como eu acabei de te falar, as coisas não são excludentes. Você não tem que escolher.

A grande sacada é saber combinar todas as ferramentas que você tem à  sua disposição, tudo aquilo que te dá resultado. 

Agora, se eu fosse obrigado por lei a usar só um, Telegram ou Instagram, aí eu usaria o Instagram.

Porque se eu não for na festa, eu não vou ter com quem construir o relacionamento. 

É aquela parada… Como é que eu vou chamar alguém para um encontro se eu não conheço ninguém?

Eu acho que essa é a grande lição aqui. O Telegram não impede você de fazer nada do que você está fazendo.

Inclusive, se você coloca ele no ecossistema ele ajuda tudo.

Você usa o Instagram para chamar pro Telegram e você pode usar o Telegram pra avisar de um conteúdo. Então… 

Como usar o Telegram para impulsionar as outras mídias sociais?

A parada é que é um ecossistema, uma coisa ajuda a outra. 

Eu uso o Telegram para alavancar as mídias sociais e uso as mídias sociais para alavancar o Telegram.

O que eu faço?

De vez em quando, eu menciono no Telegram a possibilidade da pessoa ter um conteúdo diferenciado em uma outra mídia.

Não é incomum, por exemplo, que você me escute falar no áudio do Telegram a seguinte frase: 

“Olha, hoje eu estou respondendo perguntas sobre tal tema lá no stories. Se você estiver a fim é só ir lá…”

Responder perguntas não é um formato de interação que eu uso no Telegram, então a pessoa vai lá no stories e faz a pergunta, se ela quiser.

E também acontece o contrário.

Às vezes a pessoa está no stories e fala: “Erico, como é que eu uso isso?”

Eu digo: “Olha, eu gravei um áudio sobre isso e postei no Telegram, que é uma resposta um pouco mais complicada. Então desliza pra cima pra entrar lá e ver minha resposta”.

O tempo inteiro, em todas as mídias, eu levo a audiência a perceber que existe um conteúdo diferente em outra mídia.

Não dá pra fazer isso se você posta o mesmo conteúdo em todos os lugares. Mas se você produz conteúdos diferentes, aí dá pra fazer essa parada. 

E quando eu digo conteúdos diferentes, nem precisa mudar o tema, é só adaptar pro formato da plataforma que você está.

Por exemplo, eu postei um áudio sobre Telegram no próprio Telegram. Mas ele é diferente deste artigo aqui, onde eu estou falando com mais profundidade sobre a parada. 

Então eventualmente eu posso também postar no Telegram esse artigo: 

“Olha, você quer se aprofundar no Telegram? Saiu um artigo no meu blog explicando tim tim por tim tim. É só clicar aqui…”

Percebe?

É assim que eu uso a força do Telegram nas mídias sociais e a força das mídias sociais no Telegram.

E pra finalizar esse artigo, deixa eu dar uma dica pra quem está começando. 

Qual é a prioridade para quem está começando: Telegram, email ou redes sociais? 

O fato é o seguinte. 

Para quem está começando, a prioridade sempre vai ser construir uma audiência primeiro.

Não é nem captar lead e nem construir relacionamento no Telegram.

É o que então? É ir na festa onde a galera está. 

A festa é onde? Como eu já disse, Instagram, Facebook, Youtube, cada um está dando a sua própria festa. 

Tem o Linkedin, que é uma festa que eu ainda não estou muito forte… tem também a galera que vai na festa do Twitter. 

Você pode ir na festa de quem você quiser. Eu hoje vou constantemente em festas do Instagram, Facebook e Youtube. 

O que você vai fazer na festa? Lá você vai postar conteúdo raiz e nutella e demonstrar valor.

Deixa eu te dar um exemplo.

Quando eu faço um vídeo e posto no meu canal do Youtube, eu estou indo na festa do Youtube.

Mas depois eu tiro pedaços desse conteúdo, que eu chamo de nutellas, e posto em outras festas, como Instagram e Facebook.

Enfim, isso cria uma audiência. Esse é o primeiro passo.

Você não tem que pensar em Telegram se você não está criando uma audiência.

Eventualmente, algumas pessoas da festa vão gostar de você. E é nesse momento que você vai convidá-las para ir pro Telegram.

Não adianta você pedir o telefone, o email ou o Telegram de alguém se você não está na festa.

Você não vai conseguir. Você tem que ir pra onde as pessoas estão.

Agora, uma vez que você está na festa, nas redes sociais, o que você deve pedir primeiro: o email ou o Telegram? 

Aí depende do que você quer. Se você está fazendo um lançamento, email sempre vem primeiro. No momento, na minha opinião técnica, é o que dá mais resultado.

Aqui, eu sempre peço o email primeiro. E depois eu faço o convite pro Telegram.

Eu uso os dois, um complementando o outro. Porque é isso que me faz ganhar o campeonato: jogar com o meio de campo e o atacante. 

Ou então pense como se fossem notas musicais… 

As notas funcionam bem isoladamente? Funcionam, você pode tocar só um dó, só um ré.

Mas elas funcionam muito melhor quando sequenciadas, no timing certo, com notas diferentes. É isso que faz uma música. 

O erro das pessoas é que elas tentam focar tudo em isolamento, pensando que vai ajudar.

Só que você não vai pra aula de violão ou piano pra ficar tocando só a nota dó. 

No marketing é a mesma coisa.

Tanto é que a gente usa a expressão “orquestrar um lançamento”.

Porque assim como numa orquestra, você está orquestrando diferentes ferramentas, com diferentes finalidades, em diferentes tempos.

Sequência, tempo e ferramenta. Esse é o caminho pro 6 em 7.

Conclusão

Nas últimas linhas, eu te falei sobre o Telegram, o aplicativo com a maior distribuição orgânica que eu já vi até hoje.

E que além de ser absolutamente gratuito, entrega a sua mensagem para literalmente milhares de pessoas. 

Com o Telegram, você sabe que a sua mensagem chegou para todo mundo, não tem essa de algoritmo ou de ter que investir para distribuir o seu conteúdo.

Por isso, ele é infinitamente melhor do que o Whatsapp, na minha opinião técnica.

Eu também te contei que eu uso essa ferramenta para duas coisas: a primeira é para criar um relacionamento profundo com a minha audiência e a segunda é para chamar as pessoas para os meus lançamentos.

Inclusive, eu te expliquei como fazer para levar a sua audiência para o Telegram, não importa se é uma galera mais velha, mais jovem, mais tecnológica ou analógica. Porque se ela tem um problema e você oferece a solução no Telegram, as chances são que ela vai para lá.

Agora você também sabe que o Telegram não substitui nem o email e nem as redes sociais. Porque o fato é que cada um desempenha um papel diferente do seu lançamento e que a grande sacada é saber unir todos eles no seu negócio. 

É o que é. 

Mas antes de finalizar… como eu prometi durante o artigo, se você quiser participar do meu canal de Telegram, o Galera Raiz, basta clicar aqui. Todo dia (ou quase todo dia) eu publico conteúdos exclusivos lá. 

E você, já usa o Telegram? Me conta aqui embaixo nos comentários.