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No primeiro minuto do dia 09 de fevereiro de 2019 eu fiz algo que nunca tinha feito antes.

Foi nesse exato dia que eu bati o meu maior faturamento em quase uma década de lançamentos. Eu fiz o meu maior 8 em 7 (8 dígitos de faturamento, pelo menos 10 milhões de reais, em 7 dias). 

O fato é que eu nunca abri o jogo sobre o meu faturamento antes. Pelo menos não publicamente. 

Uma coisa é dizer que eu bati 8 em 7, outra coisa é abrir os números como eles são, quanto eu gastei, quanto eu lucrei. 

E uma pergunta que eu recebo constantemente no meu inbox é:

“Ok, você fez mais de 10 milhões em 7 dias, mas quanto ficou no seu bolso?”.

Considero essa pergunta razoável. Se eu estivesse no lugar dessas pessoas, se eu estivesse pensando em lançar, provavelmente me perguntaria a mesma coisa. 

Mas por que eu nunca falei sobre isso antes?

Primeiro porque eu acho que alguns números não fazem sentido para quem não tem contexto. O copo pode estar meio cheio ou meio vazio dependendo da perspectiva, mas o fato é que tem uma determinada quantidade de líquido nele. 

Por isso, números são importantes, mas interpretá-los de forma errada é nocivo. 

O segundo motivo pelo qual eu nunca abri o jogo é porque eu achava que as pessoas iam acreditar no efeito Monte Everest se ouvissem os meus resultados como eles são. 

Esse efeito funciona assim…

Eu nunca escalei o Monte Everest, mas é uma coisa tão fora de mim que se alguém me falar que chegou lá no topo não vai me inspirar a escalar também. Não vai me inspirar a acreditar que eu também sou capaz de chegar até o final da montanha.

Porque parece difícil demais, grande demais, muito fora da realidade. E é exatamente isso que eu acreditava que podia acontecer com as pessoas que estão buscando o seu primeiro 6 em 7 (100 mil reais de faturamento em 7 dias), se eu abrisse o jogo.  

Por esses dois motivos que eu sempre mantive esses números fechados para poucos. 

Até agora.

Eu vou abrir o jogo. Eu vou falar publicamente sobre os números do meu maior lançamento de todos, até hoje.   

Mas eu não estou aqui para esfregar resultado na cara de ninguém. Eu não vou falar por falar. 

Eu vou te mostrar exatamente o que eu fiz para chegar a esse nível de resultado. 

Eu vou te dizer o que você pode fazer para conquistar o seu primeiro 6 em 7 e, potencialmente, ter resultados parecidos com o meu no futuro, mesmo que você esteja começando do zero, mesmo que esteja com a conta no vermelho. 

Você vai ver como é possível fazer um 6 em 7 começando com o que você tem hoje, agora, nesse momento.

Isso te interessa?

Então eu sugiro fortemente que você leia até a última linha desse texto.

Abrindo o jogo: quanto eu lucrei depois do meu maior lançamento

Antes de qualquer coisa, uma observação.

Eu vou te contar tudo por escrito, mas se você quiser ouvir direto da minha boca, é só assistir esse vídeo aqui:

Caso você prefira, também pode ouvir só o áudio que está disponível na sua plataforma de áudio preferida: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher

Agora sim, papo reto.

Quanto eu faturei no meu maior lançamento, até a data de publicação desse artigo, e em quantos dias? 

Foram exatamente 12 milhões 25 mil 319 reais e 1 centavo faturados em 8 dias. 

Desse montante, 11 milhões foram feitos em 5 dias. O milhão restante aconteceu por causa de um evento ao vivo que eu fiz. Por isso eu considero que foram 8 dias totais, não 5. 

Mas eu não coloquei os 12 milhões no bolso. Quanto sobrou disso aí? Qual foi o meu lucro? 

O primeiro fator que subtrai esse número são os custos variáveis do lançamento. No meu caso, eles são: 

  • Imposto: Meu maior afiliado é o governo. Uma porcentagem do meu faturamento é o imposto que eu pago para o governo 30 dias depois do lançamento.
  • Taxa de cartão: Tem muita gente que paga com cartão e existe uma taxa que a operadora da máquina cobra. Para muitos lançadores essa é a taxa da Hotmart ou de outro gateway de pagamento. 
  • Cancelamentos: Quando a pessoa compra a FL, ela tem 14 dias de garantia. E o fato é que alguns exercem essa garantia. Compras canceladas contam como taxa variável porque é um dinheiro que é faturado mas não entra no meu bolso.
  • Royalties do Jeff Walker: Se você não sabe, eu trouxe a FL dos Estados Unidos. O idealizador da Fórmula é o Jeff e eu pago royalties por essa metodologia. 

Por que eu digo que esses custos são variáveis? Porque muitos dependem do meu faturamento. Quanto menor é o faturamento, menos imposto eu pago, por exemplo. Ou então porque a taxa do cartão de crédito varia, enfim.

Fora esses custos e fora os custos fixos (como as despesas do escritório), o que entrou no caixa da empresa nesse lançamento?

Exatos 8 milhões 177 mil 216 reais e 93 centavos. 

Deixa só eu esclarecer uma coisa aqui antes de continuar. 

O meu lucro não foi de 8 milhões. Esse foi o valor que retornou para a empresa (chamado de margem de contribuição), mas fora os meus custos fixos e variáveis, preciso considerar outro fator. 

Esse fator é o investimento em anúncios. Os investimentos em anúncios são, de longe, os maiores “custos” que eu tenho na empresa.

E o lance é que esses 8 milhões de retorno não vieram do nada, não foi do dia para a noite, não foi uma tacada de sorte. Eu tive que investir para ter esse resultado.

Então quanto eu investi para aparecer igual a um louco no Youtube? 

(Para os haters de plantão: aproveitem o que eu vou falar agora).

Eu injetei 3 milhões 960 mil 783 reais e 96 centavos em anúncios. Vou arredondar para 4 milhões para facilitar. 

Foram 4 milhões de reais investidos em anúncios. 

O que significa que, subtraindo os custos variáveis, fixos e as despesas com anúncios, o meu lucro foi de aproximadamente 4 milhões de reais

O fato é o seguinte. 

Eu sei que ter 4 milhões para investir não é uma realidade comum para a maioria das pessoas que estão na busca do 6 em 7.

Até imagino o que você está pensando agora… imagino o “efeito Monte Everest” acontecendo na sua cabeça…

Erico, mas você só fez isso porque tem dinheiro.

A resposta é um sólido não

Então de onde vieram esses 4 milhões? Herança? Sou playboy? Aí que entra a grande sacada. 

Esse dinheiro veio de uma técnica. E se você não tem 4 milhões e quer ter a chance de jogar o jogo e fazer resultados parecidos, vai precisar da mesma técnica que eu usei, chamada…

A técnica do montinho montão

Quando eu comecei a lançar, também não tinha 4 milhões à disposição para investir. 

Mas foi essa exata técnica um dos fatores responsáveis por hoje eu ter a possibilidade de injetar esse valor nos meus lançamentos.  

Como funciona a técnica do montinho montão?

A primeira coisa, a lei número do montinho montão, é: comece com pouco dinheiro, pouco mesmo. Esse pouco você chama de montinho.

Agora, o que significa pouco? 

Para algumas pessoas, pouco é 1.000 reais. Para outras, é 10 reais. Para outras tantas, pouco é quase zero ou zero. Tem gente que começa até endividada. 

Pouco é diferente em vários contextos. Mas é o que é. Pouco é o que é pouco para você, na situação que você está agora. 

Eu não lembro exatamente quanto foi pouco para mim no meu primeiro lançamento, mas vamos supor que tenha sido 1.000 reais. Ou seja, o meu montinho era 1.000 reais.

Aí eu peguei esse montinho e investi no lançamento. Eu fiz milhões de reais? Não. 

Na época do meu primeiro lançamento, o meu montinho rendeu um 6 em 7 (mas como eu vou te falar daqui a pouco, eu fui um ponto fora da curva. Esse resultado não é comum para a maioria dos meus alunos).

Neste caso, o meu faturamento, o 6 em 7, era o meu montão. Para recapitular, eu peguei 1.000 reais (montinho) e fiz 100 mil reais (montão). 

Aí eu peguei esse meu montão e transformei grande parte dele no montinho do meu próximo lançamento. 

É, em vez de pegar aquele dinheiro e gastar, eu o reinvesti. 

O que significa que no meu próximo lançamento eu já não tinha só 1.000 reais para investir, eu tinha quase 100 mil. 

Duas coisas importantes aconteceram nesse processo de montinho montão:

  1. Sim, eu tinha mais dinheiro. Mas apenas mais dinheiro não adianta. A grande sacada é que eu sabia fazer lançamentos melhores, eu tinha mais habilidade porque já tinha dirigido aquele carro mais de uma vez;
  2. Além de mais dinheiro e mais experiência, no segundo lançamento eu também tinha uma audiência, uma lista. Esse é um dos efeitos colaterais e o maior ativo de um lançamento. Daqui a pouco eu entro melhor nessa discussão, mas só para você ter uma ideia: esse último lançamento de 12 milhões me rendeu uma lista de 101 mil pessoas que eu posso usar nos próximos lançamentos. 

Ok, então eu tinha um montinho maior, mais habilidade e uma audiência. Logo, eu podia fazer lançamentos maiores. 

Então, a cada vez eu transformava grande parte do montão do lançamento anterior em montinho para o próximo lançamento. 

E se você faz o mesmo, se você repete o montinho montão, a tendência é fazer lançamentos maiores. Na Fórmula de Lançamento eu chamo isso de Ciclo Evolutivo porque você literalmente evolui. 

Eu segui esse ciclo e, ao final de cada um, eu colocava menos dinheiro no bolso, embolsava cada vez menos. Eu guardava um pouco do meu montão para mim e transformava a maior parte em montinho para o próximo lançamento. 

E esse foi um dos fatores responsáveis para eu chegar onde estou hoje, com um montinho de 4 milhões de reais. 

Agora, pensa comigo.

Meu montinho desse último lançamento foi 4 milhões e o que voltou foram 8 milhões. Ou seja, eu não só tive retorno de todo o dinheiro que investi, como dupliquei esse dinheiro.

O que significa que, para o próximo lançamento, eu tenho, potencialmente, um montinho de 8 milhões de reais. Essa é a minha capacidade de investimento.

Tudo o que eu te falei agora é uma prova de que a técnica do montinho montão funciona. E não é só comigo. 

As chances são que, para você chegar ao seu 6 em 7, você vai precisar dessa técnica, assim como muitos dos meus alunos precisaram. 

Muitos dos quais começaram com montinho literalmente 0. 

Como é o caso do Juliano, que lança a própria irmã.

Ele começou sem investir nada. Montinho = 0. 

Fez tudo orgânico e no primeiro lançamento faturou 3 mil reais. Montão = 3 mil. 

No segundo lançamento, pegou os 3 mil, completou com dinheiro do próprio bolso para investir 5 mil e faturou 45 mil reais.

No terceiro lançamento, reinvestiu 15 mil do lançamento anterior e faturou o 6 em 7 – 148 mil reais em 7 dias. 

Se você quiser ouvir mais sobre a história do Juliano, é só ver esse vídeo.

Além do Juliano, tem muitos outros casos de alunos que também começaram com montinho 0. Como o da Livia…

E também o do Daniel e da Ana Paula… 

O fato é que o montinho montão é determinante na maioria dos casos de 6 em 7 que eu conheço. Mas existe outra condição que influencia diretamente na sua capacidade de atingir esse resultado… 

O meio ideal para aumentar as chances de fazer um 6 em 7

Talvez você saiba, talvez não, mas eu pratico Crossfit praticamente todos os dias. 

E eu acredito tanto nesse esporte que fiz um incentivo para 20 dos meus colaboradores participarem de um desafio de 3 meses de Crossfit. 

Eles treinam no mesmo box que eu. E o fato é que o lugar lotou, a turma está cheia, quase não tem mais onde colocar aluno, principalmente nos horários mais disputados.  

Aí eu perguntei pro dono se ele pensava em expandir. E a resposta veio na lata:

Erico, você não tem noção do que é expandir para mim. Eu tenho que alugar e reformar um espaço, comprar equipamento. Tenho que injetar uma grana monstruosa em infraestrutura do produto para, só então, ter a possibilidade de entregar. Posso ter retorno, como posso não ter.  

Para ser sincero, eu não sei exatamente quanto custa abrir um box de Crossfit. Mas, só de considerar o preço de alguns equipamentos, dá para ter noção do investimento.

Uma airbike, um dos equipamentos clássicos, custa em torno de 5.500 mil reais cada. Lá no box que eu pratico são 2 dessas, ou seja, no mínimo 11 mil reais investidos:

Para comprar um remo, outro equipamento básico, o cara precisa desembolsar entre 2.500 mil e 7 mil. Lá no box são uns 8 deles, isto é, pelo menos 20 mil reais investidos:

Isso significa pelo menos 31 mil reais investidos em apenas dois tipos de equipamentos. Fora aluguel/compra do espaço, reforma, tatame, barras, anilhas, contratações…

E o pior de tudo: o cara investe a grana para montar o box sem saber se ele vai ter retorno daquilo ou não, sem saber se vai ter cliente ou não, sem saber se vai quebrar ou não. 

Isso acontece com box de Crossfit, restaurante, loja de sapato, de roupa, de perfume…

Via de regra, isso acontece com produto físico. 

Eu me lembro do caso de uma amiga da minha esposa que tem uma franquia em um shopping. Eu não desmereço franquia, inclusive admiro quem está nesse mercado.

Mas o fato é que ela teve que fazer um investimento inicial de 400 mil reais e a expectativa de retorno era de 2 a 3 anos. 

Ela trabalhava de segunda a sábado, de 10h às 22h, para só dali 2 ou 3 anos ter a possibilidade de retornar a grana que ela investiu. 

Por que eu estou te falando tudo isso? Porque no digital, as regras do jogo mudam.  

No digital, especialmente com produtos de informação, produzir e entregar para 1 ou 1000 pessoas é praticamente a mesma coisa em termos de custo de produção. 

Você não tem que investir para abrir outras lojas quando quiser atender mais clientes. No digital, você só precisa gravar, editar e colocar o conteúdo no ar uma vez para distribuí-lo para centenas ou milhares de pessoas. 

Para crescer você não precisa ter esse trampo do cara do Crossfit. É só voltar no montinho montão para perceber isso. Você começa com pouco, seja 0, 10, 100, 1000 reais, e vai crescendo a partir disso. 

O fato é que a escala no digital é infinitamente maior. 

Eu não estou dizendo que no digital você trabalha menos ou que é dinheiro fácil. Não é isso.

Só acho que as condições do jogo são muito melhores e menos arriscadas, as vantagens são incríveis, na minha opinião. 

Ok, mas quando você vai abrir uma franquia, por exemplo, sabe exatamente qual é o investimento inicial (o que inclui equipamento, estoque, equipe, royalties). 

E no digital? No que você precisa investir para fazer um 6 em 7 com um produto ou serviço online?

É isso que você precisa para começar o seu caminho para fazer um 6 em 7

São basicamente 5 coisas. 

Na verdade, 3 coisas, se considerar que uma você provavelmente já tem e outra é opcional: 

1 – Equipamento

Não tem jeito, você vai precisar de um celular com câmera para gravar seus conteúdos. A câmera nem precisa ser muito boa, praticamente qualquer uma resolve. As chances são que esse item você já tem. 

Além disso, você precisa de conexão com a internet (isso eu sei que você tem. Caso contrário, não estaria lendo esse artigo agora).

E também é necessário ter um computador porque é difícil fazer tudo pelo celular, tipo editar vídeo e texto. 

Pronto. De equipamento é isso, pode esquecer câmeras sofisticadas, iluminação profissional, microfones de última geração. 

O Daniel e a Ana Paula, por exemplo, que eu te mostrei a história agora há pouco…Eles não tinham nem internet boa em casa para subir os vídeos. Mas sabiam que o vizinho deles tinha. 

À noite, quando o vizinho já tinha ido dormir, o Daniel e a e Ana Paula estacionavam na porta dele e subiam os vídeos de dentro do carro, com a internet alheia. 

Foi nessas condições que eles fizeram o primeiro 6 em 7. 

Por isso, ter um celular com câmera, internet e computador é mais do que o suficiente de equipamento. 

2 – Ferramentas digitais

No início, você só precisa de duas ferramentas:

  • Uma para disparar emails;
  • Outra para criar páginas na internet.

Você pode buscar por opções separadas, ou pode unir as duas necessidades de uma vez: com o Klickpages para criar suas páginas + o Klicksend para disparar suas campanhas. 

Aqui você pode ver todos os planos disponíveis. Mas o fato é que você pode adquirir as duas por 147 reais por mês. Eu sei que 147 reais para uns é pouco, para outros é muito. 

É obrigatório ter ferramentas de disparo de emails e criação de páginas? Absolutamente não.

Tem gente que consegue lançar sem elas? Absolutamente sim. Já vi alunos que fizeram o 6 em 7 começarem sem ferramentas, fazendo as páginas no braço e disparando os emails manualmente. 

Então tem sim como fazer seu 6 em 7 sem as ferramentas, mas dá mais trabalho. 

Aí vem o efeito que eu chamo de “Quero ir para São Paulo”.  

Se você quer ir para São Paulo e tem 3 mil reais na conta, então pega um avião. Porque o tempo que você vai gastar de ônibus vale mais do que o preço que você vai pagar na passagem.

Mas, se você só tiver 200 reais na conta, então vá de ônibus. 

E se não tiver um tostão, se a conta tiver no negativo, então pega uma carona.

A grande sacada é começar com o que você tem. O mais importante é chegar lá. 

3 – Tráfego e anúncio

Uma pergunta que se repete na minha caixa de DMs é: para fazer um 6 em 7 eu tenho que investir em anúncios no Youtube e Facebook? De forma direta: sim. 

E, mesmo que você tenha dinheiro sobrando, te aconselho a começar com pouco na técnica do montinho montão. 

Mas, Erico… eu não tenho um tostão para investir agora.

Começa com o que você tem, com o que é pouco e viável para você. Se for zero reais, que seja zero reais. Nada de certo ou errado com isso.

A Tatiana Gebrael, por exemplo, que se não me engano é o maior lançamento feminino do Brasil, começou a lançar sem anúncios. 

No primeiro lançamento, sabe como ela capturou lista? Ela foi para um parque (parque mesmo, com árvores, grama, gente caminhando) e começou a dar uma amostra grátis da ginástica de olho dela para as pessoas que passavam.

Então, a Tati passava uma folha de papel em branco e pedia o email das pessoas. Essa foi a primeira lista, a lista semente com a qual ela fez o primeiro lançamento. 

Esse foi o anúncio dela.

O fato é que não existe um número exato para começar a investir em tráfego e anúncios. Eu só te digo o seguinte: não bote o seu negócio em risco. Não invista uma quantia maior do que você pode no momento.

E se não puder investir nada, comece com a distribuição gratuita. 

4 – Conhecimento

Recentemente, eu joguei minha primeira partida de poker. E quem estava na mesa comigo eram profissionais do jogo. 

Eu queria dizer que ganhei, mas a verdade é que perdi. E perdi feio. Dá pra ver minha cara de derrota aqui.

Agora, o que eu tenho que fazer se quiser melhorar minhas habilidades no jogo para, um dia, ser capaz de ganhar dos meus competidores daquela noite?

Uma palavra: conhecimento.

Essa é a grande sacada. Investir em conhecimento faz a diferença. 

Hoje, se eu investir em um personal coach de poker, as chances são que vou evoluir muito mais rápido do que se tentar aprender as regras do jogo sozinho. 

Isso significa que do dia para a noite eu vou me tornar o melhor jogador de poker? Não. 

Mas, na minha opinião, conhecimento é a maior arbitragem que existe. Arbitragem é quando você compra alguma coisa que vale mais do que o preço dela é, por mais caro que seja.

Por exemplo, se eu sei que um apartamento custa 1 milhão de reais, mas se consigo comprá-lo por 100 mil reais, isso é uma arbitragem. 

No seu lançamento, a arbitragem é o conhecimento que você adquire, a habilidade que você evolui para repetir o Ciclo Evolutivo. 

Se não tem dinheiro para investir em conhecimento agora, tudo bem. É a mesma parada do investimento em anúncios: começa com o que você tem. Devore todo o conteúdo gratuito que tiver disponível. 

Porque se você não correr atrás de adquirir o conhecimento necessário para fazer o seu 6 em 7, o fato é que sempre vai ter alguém com menos dinheiro, menos tempo, menos recurso que você fazendo acontecer.

Com dinheiro é mais fácil? Definitivamente sim. Dinheiro compra velocidade e velocidade economiza tempo.

Ok, se você quer investir em conhecimento para fazer o seu 6 em 7, que opções você tem?

Fórmula de Lançamento

A melhor opção é a FL, que é o exato passo a passo que eu uso nos meus lançamentos, o passo a passo que mais gerou 6 em 7 que eu saiba. 

De tempos em tempos eu abro a janela de oportunidade para novos alunos entrarem na Fórmula. Eu não sei exatamente quando será a próxima oportunidade, mas aqui você pode entrar na lista de espera para ser notificado quando a nova turma abrir. 

E se você não tiver como investir na Fórmula?

Masterclass

A Masterclass é a sua segunda melhor opção de investimento. 

Na FL, são 30 horas de duração. Já na Masterclass, eu pego cerca de 9 horas desse total e ensino ao vivo por um preço ínfimo se comparado ao valor da FL.

A última Masterclass foi em Fortaleza. Às vezes eu também faço em Brasília, às vezes em São Paulo. O fato é que é presencial. 

Mas se você não tem como se deslocar para uma dessas cidades, ou não consegue investir no ingresso, não tem problema.

De tempos em tempos eu faço uma Masterclass online gratuita. Para assisti-la você só precisa se cadastrar.

A grande sacada é investir no seu conhecimento, da forma que você puder. 

5 – Funcionários

A real é que no começo você não precisa de funcionários. 

Se tiver dinheiro para contratar um e desafogar as demandas, beleza. Mas, se não tiver, faça você mesmo. 

Em termos de lançamento, não há nada que você não saiba hoje que não possa aprender. 

Achar que precisa de alguém porque você não consegue sozinho é só o limite que você coloca para si mesmo.

Pronto. Essas são as cinco coisas que você precisa ter para começar o seu caminho para fazer um 6 em 7: equipamentos, ferramentas digitais, funcionários, anúncio e conhecimento.

Mas… por quanto tempo você vai ter que trilhar esse caminho? 

Quanto tempo pode levar para fazer um 6 em 7? 

A resposta não vem de nenhuma pesquisa ou regra cravada na pedra. A resposta vem da minha observação em todos esses anos ensinando a Fórmula de Lançamento.

Em média, a pessoa leva 7 ciclos evolutivos para fazer o 6 em 7. Ou seja, ela tem que lançar 7 vezes.

A não ser que ela seja um gênio ou tenha um lançamento fora da curva (como aconteceu no meu primeiro lançamento), a resposta é essa.

É claro que alguns fazem o 6 em 7 logo de cara, outros demoram 20 ciclos para atingir o resultado. Mas 7 ciclos é a média, o que tende a funcionar. 

Então eu posso fazer 7 lançamentos seguidos, um atrás do outro?

A resposta é não. Por quê? 

Porque parte do que é o lançamento é você ter a maturidade para avaliar os seus ciclos evolutivos. Entre cada lançamento você tem que corrigir as falhas do anterior e construir alguns pilares para que o próxima seja melhor.

Por exemplo, aquela minha experiência catastrófica jogando poker. 

Eu fui lá, apostei 100 reais, perdi e fiquei desolado. Se eu jogar uma nova partida 30 minutos depois, não vai adiantar de nada, as chances são que eu vou perder de novo. 

O que eu tenho que fazer? Entre aquela e a próxima partida eu tenho que me aprimorar. Tenho que ler, estudar, entender as regras do jogo, avaliar meus erros.

Só assim o Erico que vai jogar o próximo jogo vai ser diferente do que jogou o anterior. Quer dizer que eu vou ganhar? Não. Eu não espero ganhar, mas espero estar melhor.

Estou falando isso porque não adianta sair lançando igual doido, semana após semana. Eu já fiz isso, um lançamento por semana, e hoje sei que não é eficaz para trazer o 6 em 7. 

Entre um lançamento e outro, você tem que intencionalmente buscar melhorar, ajustar os erros anteriores. Lançamento é complexo, a maioria das pessoas não masteriza rápido. Por isso é necessário passar pelos ciclos. 

Na minha experiência e observação, esse processo demora de 1 mês e meio a 2 meses entre um lançamento e outro. 

Então, se você seguir o tempo certinho dos ciclos, se você fizer 7 lançamentos com 2 meses de distância de um para o outro, a tendência é que demora pouco mais de um ano para atingir o 6 em 7. 

Quer dizer que é garantido que você vai fazer o 6 em 7? Não.

Quer dizer que essa é a média de tempo que as pessoas levam para fazer o 6 em 7. Essa é a média de tempo que as pessoas levam para adquirir, além do faturamento, as habilidades e os ativos que vão facilitar o próximo 6 em 7 delas. 

Eu lembro claramente do dia que fiz meu 6 em 7 (23 de março de 2010, só para constar).

Tentei chorar e não consegui naquele dia. Eu não queria chorar pelo dinheiro, mas porque caiu a ficha de que eu era capaz de repetir aquilo. 

Minha maior habilidade no meu 6 em 7 não foi o dinheiro que entrou na minha conta (até porque, se você já conhece a minha história, sabe que dinheiro não era problema para mim antes de eu começar a lançar).

Minha maior habilidade no meu 6 em 7 foi ter a visão sistêmica do ativo que eu construí, foi sacar que, uma vez que você sabe lançar, você consegue fazer de novo. Quiçá melhor do que fez antes. 

Se eu já tiver muito dinheiro para investir desde o primeiro lançamento, é mais rápido fazer o 6 em 7?

Eu estou desde o início falando da técnica do montinho montão e de como você deve começar com pouco.

Não é à toa. 

O que realmente faz a diferença no caminho para o 6 em 7 não é com quanto dinheiro você começa. 

Dinheiro por dinheiro não significa nada. Porque até para gastar você precisa ser bom, não importa o número na sua conta bancária. 

Na noite do poker, por exemplo. Imagine que em vez de 100 reais, eu apostei 100 mil reais.

Eu só joguei poker uma vez na vida e quem estava comigo na mesa eram profissionais com anos de prática no jogo.  

E eu perdi, perdi feio. Com 100 reais ou 100 mil reais na mão, eu perderia do mesmo jeito. 

Dinheiro por dinheiro não significa mais resultado. Porque dinheiro por dinheiro não te dá nem a maturidade e nem a habilidade necessárias para fazer o seu 6 em 7. 

A não ser que você use essa grana para investir em conhecimento, injetar no lançamento no início não adianta. Só se você for um gênio. 

E eu sinceramente acho que gênios são pontos fora da curva.

Por isso que eu digo, mesmo que você tenha 4 milhões de reais como eu tive no último lançamento, use a técnica do montinho montão.

O fato é que não é típico fazer o montinho montão e alcançar lançamentos milionários desde o início. Mas a maioria dos grandes players do mercado de lançamento que eu conheço começaram com pouco. 

Não é típico e nem fácil fazer um 6 em 7. Mas é totalmente possível. 

Então o que é típico dentro desse cenário? 

Eu estou desde o início falando de dinheiro.

Por isso, preciso fazer uma observação importante. O fato de eu ter feito 12 milhões não significa que você vai fazer, o fato do Juliano (o que eu falei no início que lança a irmã) ter feito o 6 em 7 não significa que você vai fazer. 

Por quê?

Porque eu sou diferente de você, o Juliano é diferente de você. 

Os mercados são diferentes, as habilidades de cada um são diferentes, as condições de temperatura e pressão são diferentes.

Tem gente que passa anos e anos lançando e não alcança o 6 em 7. 

Tem gente que faz 7 dígitos (1 milhão) logo no primeiro lançamento, às vezes até sem investir. Como isso é possível? 

Essa pessoa já tinha algum ativo que facilitava o processo.

Como o Augusto Cury que está há anos construindo audiência e autoridade. O lançamento só colheu um trabalho de construção de audiência que ele já fazia. 

Então não tome os meus resultados nem os de ninguém como previsão dos seus.

Porque resultados assim não são típicos. Fazer o 6 em 7 não é típico. Mas é totalmente possível. 

O que é típico e torna o 6 em 7 possível é o seguinte.

A pessoa faz 7 ciclos evolutivos de lançamento com 2 meses de distância entre um e outro e segue tim tim por tim tim do que eu ensino na Fórmula de Lançamento.

Entre cada ciclo evolutivo, ela intencionalmente busca melhorar para o próximo ciclo.

Isso é típico. 

No ano passado, 400 pessoas fizeram o 6 em 7. 

Se elas forem inteligentes, não fizeram nenhum dinheiro agora, porque terão reinvestido boa parte do faturamento no próximo lançamento. Se elas forem inteligentes agora, vão tender a gerar milhões no futuro.

Isso que é típico e torna o 6 em 7 possível: plantar agora para colher mais tarde. É ter uma visão sistêmica do lançamento.

Isso é o que torna possível. Mas e o que atrapalha?

Esses 2 erros podem te impedir de fazer o seu 6 em 7

É fato que você vai encontrar muitos obstáculos no caminho para atingir o seu 6 em 7.

Mas esses 2 podem, literalmente, te impedir de chegar lá. E o pior: você poder estar tão envolvido na parada que nem vai perceber que são erros. 

O primeiro deles é…

Reinvestir sempre o mesmo montinho

O fato é que pegar o montão que você gerou em um lançamento e torná-lo o montinho do próximo lançamento é uma parte muito importante do processo. 

Tem gente que faz o primeiro lançamento e depois fica só investindo o mesmo montinho, não coloca mais no negócio para ele crescer.

Eu lembro do caso de uma aluna do Insider (meu grupo de mentoria) que não conseguia passar dos 60 mil de faturamento. 

Foi uma sequência de lançamentos com mais ou menos o mesmo faturamento. Quando ela contou quanto investiu em cada um deles, ficou claro onde estava o erro.

No primeiro, 15 mil de investimento. No segundo, 7 mil. No terceiro, 32 mil. No quarto, 7 mil de novo. 

E a lógica dela foi: quando investiu menos, proporcionalmente faturou mais. O que ela não sacou é que isso aconteceu porque, no lançamento anterior, ela tinha gerado um ativo: a lista dela. 

A sacada é que o retorno da lista não vem só no lançamento em que você a gerou. O retorno pode vir nos próximos lançamentos. 

No caso dessa aluna, se ela não tivesse abaixado os investimentos, se tivesse ido além dos 15 mil desde o início… as chances são que já teria chegado nos 6 em 7. 

Esse é o primeiro erro. O segundo é… 

Só se preocupar com o ROI

ROI é o retorno sobre investimento. É uma métrica de marketing que indica percentualmente quanto do investimento que você fez retornou para você.

É importante saber disso para não perder dinheiro. O problema é quando ter um ROI alto está no topo da lista de preocupações de quem lança.

Por exemplo, um outro aluno do Insider. Ele investiu 2 mil reais e faturou 80 mil. Isso significa um ROI de 3900% (ou 39 vezes o valor investido).

Fantástico, né?

Só que é aí que vem o problema. Para o próximo lançamento, ele queria aumentar o investimento de 2 para apenas 3 mil porque tinha medo de cair o ROI.

Agora, pensa comigo.

Se investindo 2 mil o cara faturou 80 mil… Imagina o potencial de faturamento dele se aumentasse mais o investimento.

E eu nem estou falando sobre investir os 80 mil de uma vez, se ele não se sentisse seguro para injetar todo o montão. Mas se ele investisse 10 mil, pelo menos, já aumentaria consideravelmente as chances de chegar ao 6 em 7. 

O fato é que aumentar de 2 mil para 3 mil é potencialmente deixar dinheiro na mesa, no caso dele. 

Tem que ter um balanço. O ROI não é a principal métrica do lançamento, ter um ROI alto não é o objetivo de um lançamento. O objetivo é fazer um montão cada vez mais alto. 

Por exemplo, o meu ROI desse lançamento que bateu os recordes de faturamento foi 106%, mas eu tenho a chance de botar 4 milhões no bolso. 

Enquanto que o aluno que teve um ROI de 3900% tem a chance de botar 80 mil no bolso.

Quem gerou mais dinheiro no final das contas? Pois é. E o fato é que, quando você vai comprar alguma coisa, você paga em dinheiro e não em ROI. 

Por isso eu digo que se você tem um ROI super alto o seu próximo objetivo é diminuí-lo. Porque se ele tá muito alto significa que você investiu pouco, que não aproveitou toda a oportunidade que estava na mesa. 

Então, esses dois, reinvestir sempre o mesmo montinho e ficar paranoico com ROI alto, são os erros que, na minha opinião, podem te impedir de fazer um 6 em 7. 

Mas se você ainda está dando os primeiros passos nessa jornada e não sabe por onde começar, esse é o meu conselho… 

Se eu estivesse começando do zero, faria assim

Vamos supor que eu perdesse toda a minha audiência, todo o meu conteúdo. A única coisa que ficasse é o meu conhecimento.

O que eu faria se não tivesse nada além do meu conhecimento para lançar?

Eu pegaria o meu celular, gravaria conteúdos devagar, nas condições que eu pudesse no momento, e construiria minha audiência. 

Meu foco não seria conseguir 10 mil ou 100 mil inscritos no meu canal. Sem gastar um real, eu buscaria o meu primeiro, meu segundo, meu décimo inscrito (e nenhum deles pode ser minha esposa ou filhos).

Depois, procuraria aumentar para 100 seguidores. Aí minha próxima meta seria ter 500 visualizações em cada vídeo que eu postasse.

O fato é que para muita gente 500 visualizações é pouco porque elas estão se comparando com um alguém que já faz isso há um tempo, quem já lança há um tempo. 

Mas eu lembro quando bateu 500 visualizações nos meus primeiros vídeos. Foi surreal pensar que eu tava falando com essa galera toda.

Aí eu pegaria essa audiência e usaria o meu montinho (mil reais, por exemplo) para fazer um anúncio para quem viu meus vídeos.

Eu chamaria essas pessoas para uma aula online. A minha intenção seria captar leads a 3 reais, o tanto de leads que mil reais pudesse pagar. 

Aí eu faria um lançamento semente. Esse seria o meu start.

Não sei quantas pessoas veriam a aula online, mas a meta seria umas 50. 

E o meu foco seria fazer uma venda. Essa uma venda seria o embrião do meu negócio, de tudo o que eu posso construir. 

Como eu ensino lançamentos, eu faria o meu melhor para que esse meu um aluno fizesse um 6 em 7. A partir daí eu teria o meu primeiro estudo de caso. 

Então eu publicaria cada vez mais conteúdo para que minha audiência crescesse. 

Até que um mês e meio depois da primeira venda, eu faria o primeiro lançamento interno. 

Sabendo o que eu sei (porque nesse cenário eu não perdi meu conhecimento), eu teria noção que precisaria de 7 ciclos evolutivos para ter uma probabilidade razoável de fazer o primeiro 6 em 7.

E se eu fizer tudo certo, tim tim por tim tim, a cada lançamento, o meu montinho, que era mil reais, vai tender crescer. E a roda vai continuar girando, um ciclo após o outro.

Isso é o que eu faria. Mas o fato é o seguinte: começa com o que você tem.

Vai do jeito que você pode. O importante é chegar lá. 

Conclusão

Eu abri o jogo sobre os números do meu maior lançamento (até agora), com uma única intenção: te mostrar os passos que eu segui para chegar aonde cheguei e como você pode começar com o que você tem agora para fazer o seu primeiro 6 em 7. 

Falei sobre a técnica do montinho montão, que é começar investindo pouco dinheiro para, lançamento a lançamento, subir os degraus de faturamento. 

Você também viu que no digital a escalabilidade de um negócio é muito maior e, com isso, as chances de alcançar o seu 6 em 7 aumentam consideravelmente. 

Eu mostrei que você precisa de basicamente 5 coisas para começar a sua jornada em busca dos 100 mil reais em 7 dias: equipamento, ferramentas digitais, anúncios, conhecimento e funcionários. 

Agora você sabe que seguir o tempo certinho de cada ciclo evolutivo é importante para trazer resultados: em média, são 7 lançamentos, um a cada 2 meses, para atingir o 6 em 7. 

Eu também revelei 2 erros que podem literalmente te impedir de atingir esse resultado. E ainda dei a letra do que você pode fazer se estiver começando do zero. 

Antes de finalizar, só mais uma coisa.

Se você quiser se aprofundar ainda mais nesse e outros assuntos do mundo dos lançamentos e receber conteúdos exclusivos, eu te convido a participar do meu canal do Telegram chamado Galera Raiz.

Basta baixar o aplicativo Telegram e acessar o canal Galera Raiz através desse link: Quero entrar no canal Galera Raiz.

Dito tudo isso, agora é com você. Não deixa de me contar nos comentários o que você achou da técnica do montinho montão e se você já a conhecia.