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Existe um gatilho mental capaz de mudar o jogo do seu lançamento e te deixar mais perto do seu 6 em 7, isto é, R$ 100 mil de faturamento em 7 dias consecutivos. 

Mas as chances são que você ainda não está aplicando todo o potencial desse gatilho mental aí no seu negócio.

Eu estou falando do gatilho mental da comunidade.

A real é que essa parada de comunidade pode afetar todas as áreas da sua vida, sem você nem perceber.

Simplesmente porque as pessoas tendem a fazer o que a comunidade ao redor delas está fazendo.

Como assim, Erico?

Pensa comigo.

Você pode achar que escolheu o seu corte de cabelo, por exemplo, sendo que, na verdade, não foi bem você que escolheu. 

É isso mesmo. O seu corte de cabelo foi escolhido por algo maior do que você: a sociedade, a comunidade em que você está inserido.

Eu digo isso porque, provavelmente, você corta o seu cabelo parecido com os seus colegas, quiçá com as pessoas que vivem perto de você.

E como é que eu sei disso?

Porque quando eu viajo para fora do Brasil, eu vejo que as pessoas cortam o cabelo de um jeito diferente, dependendo do país.   

Só que é o seguinte. 

Apesar deste ser um fenômeno natural, você não precisa “contar com a sorte” para ter uma comunidade voltada para o seu produto ou serviço.

O fato é que o gatilho mental da comunidade pode ser orquestrado. 

Isso significa que é possível criar comunidades capazes de aumentar os resultados dos seus lançamentos. 

Agora, quer descobrir como fazer isso? 

Então, eu recomendo fortemente que você leia este artigo até o final, porque nas próximas linhas eu vou te mostrar os exatos 7 passos que você precisa seguir para aplicar o gatilho da comunidade no seu lançamento. 

Se preferir, você pode assistir o podcast que eu gravei sobre o gatilho da comunidade, aqui embaixo. 

Ou acompanhar só o áudio em qualquer uma dessas plataformas: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher.

Mas eu também organizei todos esses 7 passos aqui no blog para você.

Vamos começar? 

O que é o gatilho mental da comunidade?

Na minha opinião técnica, o gatilho mental da comunidade é uma ferramenta de persuasão poderosa, porque ele é capaz de influenciar o comportamento das pessoas.

Mas por que isso acontece?

O fato é que, inconscientemente, o ser humano tem medo de não ser aceito pela sua comunidade. 

Eu explico.

Lá na época das cavernas, se você não fosse aceito pelo grupo, você teria que viver sozinho.

E quando você vivia sozinho na selva, as chances de você acabar morrendo aumentavam drasticamente.

Por isso, o ser humano tem um cérebro pré-programado para buscar ser aceito. 

É por isso que, mesmo sem perceber, você tende a fazer o que as pessoas ao seu redor estão fazendo. 

Por exemplo, eu costumo dizer que se você andar apenas com concurseiros, a tendência é que você também se torne um concurseiro. 

Pelo menos em Brasília, onde eu moro, isso é uma parada comum. 

A prova disso é que a maioria dos meus amigos de Brasília são concursados – na verdade eu só me lembro de um que não é. 

O mais louco é que participar de uma comunidade que compartilha o mesmo propósito que você pode aumentar as suas chances de alcançar o seu objetivo. 

É por isso que na hora de criar uma comunidade eu procuro atrair pessoas que querem fazer o 6 em 7

Porque as chances são que faltam provas de que isso é possível no círculo próximo da maioria das pessoas.

Provavelmente os pais dela não fizeram 6 em 7, o marido ou a esposa dela não fez 6 em 7 e os amigos dela não fizeram 6 em 7.  

Por isso eu deixo claro nas minhas comunidades, que fazer o 6 em 7 é uma coisa normal. 

O lance é que quanto mais as pessoas estiverem inseridas em uma comunidade que consegue alcançar o 6 em 7, mais elas vão tender a comprar a Fórmula de Lançamento. 

Assim eu consigo aumentar a probabilidade de vender o meu produto e, ao mesmo tempo, eu aumento as chances dos meus alunos alcançarem o 6 em 7. 

Eu acredito que a melhor decisão que você pode tomar, conscientemente, é estar perto de pessoas que têm os mesmos objetivos que você. 

Pensa comigo.

Se você é vegetariano e seus amigos são vegetarianos, tende a ser mais fácil para você ser vegetariano.

Mas, se acontecer de você ser o único vegetariano de um grupo onde todo mundo come carne, provavelmente o seu comprometimento vai ser afetado. 

Porque você vai precisar ter mais força de vontade. E, acredite ou não, a sua força de vontade não é ilimitada.  

Só que é o seguinte.

Você pode escolher a sua comunidade. 

Eu fiz isso com o *CrossFit, por exemplo.

Se você não conhece, o CrossFit é uma atividade física de alta intensidade que eu curto praticar. 

O lance é que as pessoas que não praticam o CrossFit costumam falar que esse tipo de exercício é difícil e pode machucar. 

Logo, falar sobre CrossFit com quem não faz CrossFit, pode ser um pouco desmotivador. 

Então, o jeito que eu encontrei de facilitar essa prática para mim, foi criar uma comunidade de CrossFit dentro da minha empresa.

Desde 2019, a gente oferece reembolso para o colaborador que quiser praticar CrossFit. 

Funciona assim. 

Nos primeiros 3 meses, se a pessoa for em todas as aulas, ela recebe um reembolso de 100% do valor da mensalidade que ela pagou. 

Agora, se o colaborador faltar entre uma e três vezes no mês, o reembolso é de no máximo 80%, e se ele tiver mais de 4 faltas a empresa não faz reembolso. 

Ou seja, ter acesso ao benefício integral vai depender do comprometimento de cada um.

O mais louco é que,  agora, a minha empresa é uma comunidade que não só pratica como celebra o CrossFit. 

E isso facilitou o meu processo de evolução.

Porque eu encontro motivação dentro desse grupo, onde as pessoas também comemoram os avanços que eu alcanço nos treinos. 

E essa motivação é uma parada que impacta diretamente tanto nos resultados de cada integrante, quanto nos resultados da comunidade, em geral.

Agora, que você já viu o que é o gatilho mental da comunidade, chegou o momento de colocar a mão na massa. 

Como aplicar o gatilho da comunidade no seu lançamento? 

Talvez você saiba, talvez não, mas antigamente existiam praticamente apenas comunidades religiosas ou de vizinhos.

Só que hoje as possibilidades são muito mais abrangentes.

A internet oferece a chance de você criar uma comunidade de pessoas que têm os mesmos interesses.   

Eu, por exemplo, criei uma comunidade de pessoas que querem fazer 6 em 7. 

Agora, como é que você pode usar o gatilho da comunidade no seu lançamento?

A real é que existem 7 passos que você precisa seguir.

1. Defina a sua Roma

Na minha opinião técnica, Roma é a célula tronco de todo 6 em 7.

E quando eu digo célula tronco, eu quero dizer que ela é a base que vai sustentar o seu lançamento.

Para não pecar por falta de clareza, Roma deve ser um destino, simples, claro e atrativo até onde você vai levar o seu potencial cliente. 

Você precisa deixar claro que o seu potencial cliente está no ponto A e com a sua ajuda ele vai chegar ao ponto B.

Porque a Roma em si não é atrativa ou não, ela é atrativa para o cliente ideal. E quanto mais atrativa for a sua Roma para esse cliente, mais rápido você vai chegar ao seu 6 em 7.

O lance é que se você não definir a sua Roma, você corre o risco de atrair quem não quer chegar no destino que você oferece. 

No meu caso, lá atrás eu fazia muitos conteúdos sobre mindset. Porque o empreendedor também precisa de mindset. 

Só que eu comecei a atrair o público de concurseiros, que não aspira ao 6 em 7. Logo, eu estava atraindo a audiência “errada” para mim. 

Então é importante não criar uma audiência aleatória. Você precisa construir uma audiência alinhada com o que você vende. 

E para conseguir criar essa audiência e eventualmente vender o seu produto, primeiro você precisa mostrar qual é a transformação que o seu produto oferece.

O lance é que toda a informação que você oferecer, seja no Instagram, Facebook ou YouTube deve ajudar a levar o seu cliente ideal até Roma. 

Se quiser se aprofundar em Roma, eu recomendo fortemente que você assista o podcast que eu gravei sobre esse assunto, aqui embaixo. 

Ter uma Roma também vai te ajudar a definir um objetivo comum dentro da sua comunidade.

O lance é que quando existe esse objetivo compartilhado, você consegue fazer com que as pessoas dentro do grupo trabalhem juntas.

E quando as pessoas trabalham juntas os resultados tendem a ser melhores.  

2. Crie um vocabulário próprio

Uma das paradas que pode disparar o sentimento de comunidade é compartilhar um vocabulário próprio.

O lance é que usar e entender o significado de certas palavras faz com que as pessoas sintam que pertencem ao grupo. 

Olha que interessante. 

No meu negócio, eu inventei o 6 em 7, que significa você faturar R$ 100 mil reais em 7 dias consecutivos. 

Mas as chances são que fora da minha comunidade, 6 em 7 é uma expressão que não faz sentido, porque quem escuta não tem o contexto. 

Inclusive eu adaptei o sentido da palavra Roma, como eu te mostrei antes.

Então, fora da minha comunidade Roma tem um significado e dentro da minha comunidade essa palavra tem outro sentido.  

Outra expressão que eu criei foi conteúdo raiz e nutella

Se você não sabe, conteúdo raiz é um conteúdo denso, com mais de 30 minutos de duração que te ajuda a aumentar a sua autoridade e aprofundar o seu relacionamento com a audiência. 

Enquanto o conteúdo nutella é um trecho do seu conteúdo raiz, mais curto, fácil de entender e, por isso mesmo, mais atrativo para um público que não te conhece tão bem. 

Logo, o conteúdo nutella te ajuda a ampliar a sua audiência. 

Por isso, a minha recomendação é que você publique pelo menos 2 raízes por semana e um nutella por dia*. 

*Essa parada é tão importante, que eu até gravei um podcast inteiro sobre esse assunto e  você pode conferir na íntegra, aqui embaixo.

Uma outra expressão que eu adaptei é o conceito de faixa-preta, que dentro da minha comunidade significa alguém que fatura pelo menos R$ 2 milhões por ano com lançamentos digitais. 

Tem ainda uma sigla que pode significar coisas diferentes, dentro da minha comunidade, dependendo do contexto.

Eu estou falando do CPL.

Essa parada pode significar tanto “Custo por Lead” – que é quanto você paga pelos seus potenciais clientes – quanto “Conteúdo de Pré-Lançamento” – que, como o nome sugere, é o tipo de conteúdo que você precisa fazer antes do seu lançamento.  

Do mesmo jeito que algumas palavras podem expressar coisas diferentes, dependendo de como você usa.

Na Alemanha, por exemplo, se você quiser falar “amigo” ou “namorado”, vai precisar dizer “Freund”. 

E as pessoas vão entender o que você quer dizer, de acordo com o contexto. 

O fato é que ao longo do tempo eu desenvolvi um vocabulário próprio da minha comunidade. 

Inclusive, eu gravei dois podcasts explicando o que significam os termos do marketing digital que eu uso.

Eu vou deixar eles aqui embaixo, caso você queira conferir. 

Dicionário do 6 em 7 parte 1.  

E Dicionário do 6 em 7 parte 2

O lance é que se você criar um vocabulário específico para a sua audiência, você vai disparar o sentimento de comunidade.

3. Ofereça um local de interação para a sua audiência

Eu recomendo fortemente que você crie um lugar para que as pessoas que te acompanham possam interagir. 

No mundo físico, por exemplo, as religiões constroem templos, como igrejas ou mesquitas.  

E o simples ato de entrar em um templo pode disparar o sentimento de pertencimento nos fiéis. 

Porque é nesses lugares que os membros de uma certa religião se reúnem, interagem e criam vínculos, além de praticarem seus ritos religiosos.

Acontece a mesma coisa com os praticantes de uma modalidade marcial, como o jiu-jitsu, por exemplo.

Subir no dojo, que é o nome do local de treinamento, gera um sentimento de pertencimento no atleta. 

Por isso, quem pratica esse tipo de esporte respeita o dojo como um local sagrado. 

E como eu trago isso para o mundo do 6 em 7? 

Dentro da Fórmula de Lançamento existe uma comunidade de alunos comprometidos em fazer 6 em 7.

E o fato de estarem imersas nesse ambiente aumenta, e muito, as chances dessas pessoas alcançarem esse objetivo. 

Olha que interessante. 

Além disso, eu estou sempre testando coisas novas no campo de batalha.

Por isso, em 2020 eu passei a criar comunidades no Facebook, durante os meus lançamentos. 

Isso é, quando eu estou me preparando para abrir uma turma nova da FL. 

Nessas comunidades a minha audiência pode tirar dúvidas, acessar materiais exclusivos e, acima de tudo, interagir com outras pessoas que também querem chegar ao 6 em 7. 

O lance é que proporcionar um ambiente apropriado para que os seus potenciais clientes interajam aumenta as suas chances de vender. 

4. Estabeleça princípios 

Estabelecer princípios é um passo complementar à criação de espaços de interação.

O lance é que para que a sua comunidade funcione como você espera, você precisa definir regras claras de conduta. 

Isso é, o que se pode fazer e o que não se pode fazer dentro dela. 

No caso das religiões cristãs, existem os 10 mandamentos presentes na Bíblia.

Em outras palavras: 10 princípios que determinam as atitudes que não são bem vindas naquela comunidade.  

No contexto do 6 em 7, por exemplo, existe o princípio do feito é melhor que perfeito. 

Isso significa que você precisa colocar a mão na massa e concluir o que precisa ser feito, mesmo que essa parada não esteja do jeito que você queria.

Até porque se você for esperar até tudo estar perfeito, você nunca vai fazer nada, porque a real é que a perfeição não existe. 

Outro princípio é que frequência vem antes de excelência, isso quer dizer que o primeiro passo para você masterizar uma parada é você ser frequente. 

Ou seja, a prática constante te ajuda a alcançar a excelência. 

Além disso, existe um princípio que para mim não é negociável. 

É o princípio da integridade. 

Isso faz com que a minha comunidade não goste de esqueminha, jeitinho, nem de desonestidade, direta ou indireta. 

Por isso, a minha comunidade e eu gostamos de jogar respeitando as regras, com todas as cartas em cima da mesa. 

Logo, eu atraio para a minha comunidade pessoas alinhadas com os meus princípios e desatraio quem não tem o perfil que eu procuro. 

O mais louco é que quanto maior a consciência desses princípios mais você dispara o sentimento de comunidade dentro do grupo. 

5. Crie cerimônias 

Quando eu falo para você criar cerimônias, eu quero dizer estabelecer rituais regulares com começo, meio e fim que a sua comunidade possa acompanhar. 

Por exemplo, uma cerimônias que eu criei é o Projeto #747.

O lance é que, quase todos os dias, às 7h47 da manhã, eu faço uma live no meu perfil do Instagram, onde eu converso e tiro as dúvidas da minha  audiência. 

Eu também estabeleci cerimônias mais sazonais, como o Evento ao Vivo da Fórmula de Lançamento, que acontece uma vez por ano.

Inclusive, em 2020 rolou uma parada inédita. 

Talvez você saiba, talvez não, mas até o ano passado essa cerimônia era fechada e exclusiva para alunos da Fórmula de Lançamento.

Mas esse ano, pela primeira vez, quem não é aluno da Fórmula de Lançamento também pôde participar. 

Porque esse ano, devido ao momento que o mundo está vivendo, o evento aconteceu 100% virtual.

E como eu não tive a limitação de um espaço físico, isso me possibilita abrir essa janela de oportunidade para não alunos da FL. 

O resultado foi o maior evento virtual da América Latina, onde eu reuni exatas 12.110 pessoas online.

Dá uma olhada:

6. Promova picos de emoção

Quando as pessoas de um grupo compartilham picos de emoção, juntas, isso dispara o sentimento de comunidade.   

O que eu quero dizer com picos de emoção, são sentimentos intensos como sofrimento e celebração. 

Olha só. 

Eu aprendi isso, em dois dos livros mais importantes que eu li na minha vida, o primeiro é o “Extreme ownership: responsabilização total”.

E o segundo é a “A dicotomia da liderança: como equilibrar os desafios da responsabilidade extrema para liderar e vencer”. 

Esses livros foram escritos pelo Leif Babin, juntamente com o Jocko Willink, os dois foram navy seal, isso é, fizeram parte da elite da Marinha dos Estados Unidos.

Só pra você ter uma  ideia, foram esses caras que fizeram a operação que resultou na morte do Osama Bin Laden. 

O lance é que, segundo esses caras, as  forças armadas conseguem gerar um sentimento de comunidade tão grande, que um soldado é capaz de dar a própria vida por um companheiro no campo de batalha.

Segundo o Jocko, o que dispara esse gatilho é o fato dos soldados sofrerem juntos e passarem por situações extremas de vida ou morte, em conjunto.

Você pode estar se perguntando: “Erico, Erico, mas eu preciso fazer o meu cliente sofrer?”

Por mais contraintuitivo que pareça, a resposta é sim. 

Mas é o seguinte, no contexto do 6 em 7, sofrer significa sair da sua zona de conforto para alcançar um objetivo. 

O lance é que quando você faz isso dentro de uma comunidade, você também potencializa a celebração do grupo quando esse objetivo é atingido.

Inclusive, eu costumo unir a cerimônia do Evento ao Vivo da Fórmula de Lançamento, que eu te falei antes, com a geração de picos de emoção.

Porque é durante esse evento que eu reconheço e celebro os resultados que os meus alunos tiveram ao longo do ano.  

7. Incentive a participação do grupo

Uma parada que intensifica o sentimento de comunidade, e que pode ser orquestrada, é a participação. 

Vamos supor que eu criasse duas comunidades. Na primeira, as pessoas só poderiam fazer um único comentário. 

Já na segunda, as pessoas teriam liberdade para conversar entre elas e fazer perguntas. 

Qual das duas você acha que iria intensificar mais o gatilho mental da comunidade?

As chances são que a segunda comunidade, que permite conversas e comentários, seja muito mais forte do que a primeira.

O lance é que quanto mais ativamente você participa de uma comunidade, maior vai ser o seu sentimento de pertencer àquele grupo. 

Dito tudo isso, esses 7 passos que eu te mostrei foram apenas uma amostra do que você pode fazer na hora de criar a sua comunidade.

Eu recomendo que você fique atento para o que dispara esse sentimento em você, na hora de orquestrar esse gatilho.

Porque quanto mais você orquestrar a sua comunidade antes da venda, mais você vai tender a vender.

E quanto mais você orquestrar a comunidade de quem já comprou o seu produto, mais eles vão ter resultados e o seu negócio vai florescer. 

Conclusão 

Depois de ler este artigo, as chances são que você está preparado para orquestrar o gatilho mental da comunidade no seu lançamento. 

Isso porque você viu o que é esse gatilho, que está pré-instalado no cérebro das pessoas desde a época das cavernas. 

Eu também te mostrei que para aplicar a comunidade no seu lançamento, existem 7 passos que você precisa seguir.

O mais importante deles é definir a sua Roma, isto é, um destino simples claro e atrativo para os seus potenciais clientes.

Outra coisa que você precisa fazer para disparar o sentimento de comunidade é criar um vocabulário próprio.

Além disso, é importante que você estabeleça princípios que vão nortear o comportamento dentro da comunidade.  

Agora, se você quiser se aprofundar em outros assuntos relacionados ao mundo dos lançamentos ou receber conteúdos exclusivos meus, eu te convido a participar do meu grupo de Telegram chamado Galera Raiz.

Você só precisa baixar o aplicativo Telegram e acessar o grupo Galera Raiz através desse link: Quero entrar no canal Galera Raiz.Ah. Não esquece de me contar se você já usava o gatilho mental da comunidade, aqui embaixo, nos comentários.