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Existem 4 erros que atrapalham a construção da audiência e que podem te deixar cada vez mais longe de alcançar seu 6 em 7 (que são R$ 100 mil reais ou mais em 7 dias consecutivos) ou faixa-preta (isto é, R$ 2 MM de faturamento em um ano).

Digo isso porque a audiência é a base de qualquer lançamento. Sem ela não tem lançamento, produto e, muito menos, 6 em 7… 

Para entender essa parada, imagina o 6 em 7 como a construção de uma casa.

Para construir uma casa você precisa fazer a fundação e, só depois, levantar as paredes e colocar o telhado.

Trazendo essa analogia para o mundo dos lançamentos, a audiência seria a fundação desta casa. Ou seja, é a base de tudo.

Só depois da fundação que vêm as paredes, que é o lançamento, e o telhado, que nesse caso é o seu produto.

Isso quer dizer que se você consegue dominar a arte de conquistar a atenção da pessoa certa, você está dando o primeiro passo na jornada de chegar ao 6 em 7.

Parece óbvio, né? E é óbvio mesmo…

O problema é que para  conquistar essa atenção existem 4 erros comuns que não podem ser cometidos durante a construção da sua audiência (e que muita gente comete), e é sobre isso que vou falar nesse artigo.

Se preferir, você pode ver o vídeo abaixo, onde eu falei sobre isso e muito mais: 

Mas antes de partir pros erros, eu preciso esclarecer uma coisa: 

O que é audiência?

A audiência nada mais é do que a quantidade de pessoas que prestam atenção em você e que podem ter interesse na transformação que o seu produto oferece.

Ela não é somente o número de seguidores que você tem. 

Claro que quando uma pessoa te segue a chance dela ser sua audiência é muito maior, porque ela pediu para receber seu conteúdo naquela rede social ao te seguir. 

Mas quantos canais no Youtube você segue e que nunca mais viu um conteúdo? E se você não vê, ou seja, não dá atenção, não faz parte da audiência daqueles canais.

Logo, pra ser sua audiência, a pessoa tem que gastar tempo com você. 

Dito tudo isso, o primeiro erro na construção da audiência é… 

1. Se importar mais com números, do que com a qualidade deles

Quando eu digo números, quero dizer quantidade de seguidores nas redes sociais, como Instagram e Facebook, ou de assinantes no Youtube.

E, olha, não tô dizendo que números não são importantes. Números são importantes sim, quanto mais melhor, mas desde que seja da qualidade correta.

É aí que eu vejo muita gente escorregar: elas esquecem que qualidade > quantidade. 

“Mas, Erico, o que é qualidade correta?”

Deixa eu te explicar.

Eu conseguiria ter números bem maiores nas minhas redes sociais falando de coisas completamente controversas, como política, religião e algumas outras que tendem a dar muita conversa, ou seja, comentários, mesmo que positivos ou negativos.

Isso indicaria para o algoritmo das redes sociais que aquilo é interessante. Essas plataformas tendem a entregar mais, isto é, distribuir mais organicamente, aquilo que é interessante. 

Então, se eu falo de um tema polêmico e aquilo gera conversa, vai chegar a muito mais pessoas. 

E nada de errado se você quiser vender polêmica, só que no meu caso vou chegar a muito mais pessoas erradas, o que tende a refletir negativamente nas minhas vendas.  

Então como eu chamo a atenção das pessoas certas?

O lance é o seguinte, para chamar a atenção das pessoas certas primeiramente você deve definir a sua Roma.

Talvez você já tenha me ouvido falar sobre isso, talvez não, mas Roma nada mais é do que o destino que você acredita que a sua audiência quer chegar. 

E é criando conteúdo sobre a jornada para chegar à Roma que você vai trazer a atenção das pessoas certas.

Por exemplo, no meu caso, eu não sei a sua idade, seu sexo, de que etnia você vem, não sei a sua religião e, pra ser sincero, nem o seu partido político. 

Mas eu seria capaz de apostar um sorvete que você quer um 6 em 7, porque o 6 em 7 é destino (Roma) que eu defini lá atrás.

É assim que eu crio conteúdo, como esse aqui sobre audiência, com detalhes dessa jornada pra Roma.

E as chances são que só consome esse e outros conteúdos meus quem tem interesse na Roma que eu prometo. 

Então os números (de seguidores ou assinantes) por si só não adiantam de nada. Eu prefiro ter pouca gente na audiência que tem interesse na minha Roma do que muita gente sem o menor interesse. 

E sugiro que você também foque na qualidade e não apenas no tamanho da sua audiência. 

2. Não ter consistência de postagem

Consistência nada mais é do que a frequência em que você posta conteúdo nas redes sociais.

E por que essa parada é importante?

Porque criação de audiência tem tudo a ver com relacionamento. Quanto maior é o relacionamento que você tem com quem te acompanha, mais essas pessoas confiam em você e tendem a comprar de você. 

E relacionamento tem tudo a ver com o quê? Com consistência.  

Pensa em um pai e um filho. 

Se o pai aparece para ver o filho uma vez por mês é um relacionamento bom? Pode até ser que seja, mas não é a mesma coisa de dar atenção pro filho uma vez por dia, quiçá 3 vezes por dia.

Logo, não adianta, por exemplo, postar 5 conteúdos numa semana e nenhum por 3 semanas seguidas. É por isso que eu indico fortemente que meus alunos publiquem no mínimo dois tipos de conteúdo constantemente, o raiz e o nutella.

E algumas pessoas pecam por isso, por não criar o hábito de publicar regularmente, porque elas acham que é difícil. Logo, vão aparecendo cada vez menos para a audiência, então essa audiência vai para alguém que está mais presente.

Mas fica ligado no seguinte: não ache que você vai postar um vídeo, ou fazer uma live, e logo vai bombar e a sua audiência vai crescer do dia pra noite. 

As pessoas não sabem, mas demorei uns 2 anos para ter 2 mil assinantes no meu canal do Youtube, fazendo muito vídeo. Mas eu sabia que era só o começo.

Isso acontece porque o crescimento da audiência é como uma bola de neve, então você tem que entender que ela começa pequena, mas conforme as coisas vão andando tende a ficar cada vez maior. 

Então você precisa ser consistente na frequência das suas postagens. 

Agora, não adianta de nada ser consistente se você insistir no próximo erro: 

3. Não postar conteúdo que leve a Roma

Eu já falei um pouquinho sobre Roma no primeiro erro desse artigo, mas é uma parada tão importante que eu vou reforçar aqui:

Não adianta tentar vender carne pra vegetarianos.

O que isso quer dizer? Quer dizer que têm pessoas que esquecem que para chegar no 6 em 7 você precisa produzir conteúdos que levem à Roma (o tal destino simples e atrativo que você quer que o seu cliente chegue comprando de você).

O meu é o 6 em 7, então eu crio conteúdo para atrair pessoas que querem um 6 em 7. 

Agora, se você vende um curso de churrasco e a sua Roma é ser um churrasqueiro de mão cheia ou algo assim, você precisa publicar conteúdos que levam essas pessoas interessadas em aprender isso até você.

Repito: Não adianta tentar vender carne pra vegetarianos. 

4. Não combinar a distribuição orgânica com a paga

Muitas pessoas acham que a distribuição do seu conteúdo pode ser somente de forma orgânica, ou seja, sem impulsionar com dinheiro.

Acontece que as chances de fazer um 6 em 7 apenas com isso são muito pequenas.

Isso ocorre pelo modelo de negócios dessas redes sociais. 

De certa forma elas oferecem grandes serviços sem custo nenhum, como a criação de contas, transmissão de lives, ferramentas de filtros e edições, dados (que são fundamentais para todo e qualquer negócio digital), e tantos outros. 

E claro que tudo isso tem um custo, e as redes sociais são empresas com contas para pagar. 

E o modelo de negócios que eles encontraram foi o de reduzir a distribuição orgânica de conteúdo para estimular empreendedores a investirem para distribuir conteúdo.

E antes que você me diga que só quem é favorecido nesse modelo de negócios é quem tem muito dinheiro para investir, eu te adianto que você não precisa começar com muito.

Se você só tem 10 reais, comece com isso. É o que eu chamo de montinho montão: você começa investindo pouco e vai escalonando com o tempo. E é aqui que, pra mim, mora a beleza desse negócio: é um espaço onde os pequenos também podem crescer. 

Ou seja, se você não aprender a distribuir conteúdo o quanto antes, vai ficar fadado a depender do destino dos algoritmos das mídias sociais, que mudam o tempo todo.

Então, a construção de audiência, pra mim, Erico, funciona assim:

  • Com produção de conteúdo alinhado à Roma; 
  • Com conteúdo sendo criado e postado com frequência e constância;
  • Com a distribuição orgânica e paga desse conteúdo nas redes sociais; 

Conclusão

Deixa eu recapitular o que vimos até aqui.

Te contei neste artigo que a audiência é um pilar fundamental para conquistar o 6 em 7, e que ela não é  apenas o seu número de seguidores, mas sim aqueles que te dão atenção e tempo consumindo o conteúdo que você produz.

E ainda detalhei os 4 erros mais comuns na construção de uma audiência:

  • Focar em quantidade e não em qualidade de seguidores 
  • Não ter consistência de postagem 
  • Produzir conteúdo que não leva à Roma 
  • Não distribuir conteúdo de forma orgânica e paga 

E antes de finalizar…

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Agora me conta: quais desses erros você acredita estar cometendo na construção da sua audiência?