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Se eu pudesse alucinar quais perguntas mais aparecem durante as minhas lives diárias às 7h47 da manhã, eu diria que são dúvidas sobre Roma (se você não sabe o que é isso, continua aqui comigo que já eu explico).

O mais louco disso tudo é que eu recebo perguntas sobre Roma tanto de quem tá começando a lançar, quanto de quem até já fez o 6 em 7 (isto é, R$ 100 mil reais de faturamento em 7 dias).

Outro dia, uma dessas perguntas surgiu durante uma entrevista com dois alunos da Fórmula de Lançamento, o Henrique e o Adelino, no Podcast Faixa-Marrom. 

Eles me contaram que ensinam pessoas a trabalharem com um software de geoprocessamento de dados da área de Engenharia Ambiental, e fizeram mais de um 6 em 7 com esse produto.

E no final da conversa, eles me perguntaram algo muito interessante sobre Roma. A pergunta foi:

– A  Roma do evento de lançamento pode ser diferente da Roma do produto, ou você acha que tem que ser a mesma? 

E nessa hora percebi que tanto faz porque, na minha opinião técnica, o foco deles não deveria estar em saber se vale a pena ter mais de uma Roma (uma pro produto e outra pro lançamento).

Eles precisavam focar em outra parada, e é sobre isso que vou falar no artigo de hoje.

Mas caso você prefira ver a minha conversa com eles por vídeo, dá para assistir neste link a seguir:

Agora, antes de te contar a minha resposta para os dois, deixa eu só explicar que parada é essa tal de Roma.

O que é Roma?

Talvez você saiba, talvez não, mas Roma é uma metáfora que eu uso para o destino simples e atrativo que o seu cliente ideal deseja chegar.

Eu dei o apelido de Roma porque uma vez que você define o destino que o seu cliente ideal deve chegar, todas as estradas, ou seja, todos os seus conteúdos e todo o seu marketing devem levar à Roma.

E veja que eu falei que é o destino que o seu cliente ideal quer chegar, e não o veículo que ele precisa pegar para chegar ao destino.

Roma não é um avião, é uma cidade.

Pegando eu, Erico, como exemplo, o meu destino (ou seja, a minha Roma), é 6 em 7. 

Isso quer dizer que eu ensino as pessoas a faturarem 6 dígitos (R$100 mil reais ou mais) em 7 dias, e o meu veículo é o lançamento, o que eu ensino para que as pessoas cheguem ao destino que prometo a elas.

E a minha Roma não é lançamento pelo simples fato da palavra lançamento não ser atrativa para o meu cliente ideal. 

E é por isso que digo que Roma precisa ser um destino simples, para o seu cliente entender, e atrativo, para ele querer comprar o seu produto.

E o problema do Henrique e do Adelino é justamente ainda não ter isso claro, por isso eles me fizeram a seguinte pergunta:

A Roma do evento de lançamento precisa ser a mesma do produto ou devem ser diferentes?

Quando eles me perguntaram isso, a minha resposta para eles foi que a Roma não precisa necessariamente ser a mesma, mas tem que ser atrativa o suficiente para o cliente ideal.

– Como assim, Erico?

Calma, que não é tão difícil, na verdade é bem mais simples do que parece.

Deixa eu me colocar de exemplo novamente, para ficar mais claro o que estou querendo te dizer.

No meu caso a Roma, ou seja, o destino simples e atrativo que eu quero que meu cliente chegue (o 6 em 7), é a mesma do produto e do evento de lançamento. Mas no caso deles, os alunos que me fizeram a pergunta,  talvez não precise ser assim, se eles não quiserem.

A grande sacada é que de nada adianta se eles fizerem uma ou duas Romas se elas não forem simples e atrativas o bastante para o cara que vai comprar deles.

E como eu disse lá em cima, eu sei que 6 em 7 é atrativo, mas a palavra lançamento não é, mesmo sendo o veículo que eu ensino e que vai fazer os meus alunos chegarem lá no destino.

Depois de muito tempo de análise descobri que se eu falar sobre lançamento as pessoas não entendem o que é. Elas acham que lançamento é colocar um produto novo no mercado, e não é isso.

Na verdade, os lançamentos são gatilhos mentais empilhados em sequência.

Mas se eu falar isso pro cara, as chances são que ele não vai entender, e se entender é de forma equivocada.

Então, eu vendo o que ele quer (6 em 7) e no decorrer do caminho eu entrego o que ele precisa para chegar lá (o método do lançamento), que é o meu veículo.

Logo, no meu caso, não funciona que a Roma seja o veículo, e no caso Henrique e do Adelino eu não tenho como saber se funciona ou não, porque são nichos totalmente diferentes…

Mas alucino que talvez não seja também.

A Roma atual deles é gerar mais renda produzindo mapas, e o veículo é geoprocessamento de dados, e eles ensinam isso por meio de um software.

Então o que indiquei para eles, e indico para qualquer pessoa que queira lançar um produto, é pensar se o seu veículo é atrativo para virar a sua Roma.

E o primeiro passo que precisa ser feito é a seguinte especulação: as pessoas sabem o que é geoprocessamento? Talvez não.

Mas elas sabem o que é produzir um mapa? 

Se a resposta for sim, o próximo passo é perguntar se é atrativo para o cliente ideal.

Então, se a resposta também for sim, talvez adicionar isso à Roma ajude na atratividade dela.

Mas se as pessoas não entendem isso ou não acham que isso é atrativo, não rola.

Então a pergunta que precisa ser feita sempre é:

– Colocar essa palavra lá na Roma deixa mais atrativo ou menos atrativo?

E isso funciona independente se a Roma do evento e do produto for a mesma ou completamente diferente.

O que importa de verdade, na minha opinião técnica, é ser simples e atrativo na sua Roma.

Conclusão

Hoje eu falei sobre Roma, que é o destino simples e atrativo que você quer que o cliente ideal chegue, e que não importa se a Roma do seu evento vai ser a mesma ou não do produto que você vende, mas ela precisa necessariamente atrair o cara.

Então ao escrever a sua Roma você deve se perguntar se está fazendo sentido para quem vai comprar o seu produto, ou seja:

  • Se é simples o suficiente para ele entender;
  • e se é atrativo o bastante para ele querer comprar.

No meu caso a Roma é 6 em 7, mas meu veículo é lançamento, e lançamento não é atrativo para o meu avatar, logo não uso como a minha Roma. 

E você  também precisa ter isso em mente na hora de construir a sua.

E antes de finalizar…

Agora me conta nos comentários: Você acha que tem uma Roma? O que você pode fazer para torná-la atrativa?

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