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Definir o seu nicho, ou seja, a fatia do mercado que você está inserido, é um dos primeiros passos da jornada rumo ao 6 em 7 (que é faturar R$ 100 mil em sete dias). Eu diria até que é um dos pilares do 6 em 7. 

O problema é que existe uma trava comum na hora de definir o nicho que é a preocupação com a concorrência, de escolher uma fatia de mercado muito disputada e não conseguir atingir os 6 dígitos de faturamento por causa disso.

Muitas vezes esse é o calcanhar de Aquiles de muitos dos meus alunos e da minha audiência (eu sei disso porque quase diariamente converso com eles pelo meu Instagram).

E se você também tá empacado aqui, provavelmente tá cometendo dois erros sobre nicho que podem te afastar do 6 em 7  mais do que a sua concorrência.

É exatamente sobre cada um deles que eu vou falar hoje, mas caso você prefira ver esse conteúdo em vídeo é só clicar no link abaixo:

Agora vamos ao primeiro erro:

1. Achar que nicho concorrido é ruim

Algumas pessoas acham que escolher um nicho concorrido é necessariamente ruim, e muitas vezes ficam desanimadas e empacam nessa ideia.

Mas ser de um nicho concorrido não é ruim.

Digo isso porque no digital a concorrência não é sempre uma má notícia.

Nesse mundo, quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos. 

Isso significa que quando um concorrente seu é bom e íntegro, as chances são que automaticamente as pessoas que gostam dele vão buscar conhecimento em outro expert para saber mais sobre o assunto. 

Esse outro expert pode ser você.

Porque o conhecimento não é exclusivo, sempre tem mais fontes para consultar.

Por exemplo, eu me interesso pelo assunto hábitos. Só que não li um livro sobre hábitos, li vários.

Quando comecei a pesquisar sobre marketing digital, fiz vários cursos.

Então sua concorrência, mesmo direta, pode ser boa pra você.

Além disso, é bom primeiro você sacar se aquela pessoa é sua concorrente mesmo, ou se não ela não é sua concorrente.

Quer ver um exemplo?

Duas pessoas que falam sobre finanças, podem falar sobre subnichos diferentes, como dois alunos meus, a Aline Soaper e o Rodrigo Stocco.

Os dois são do nicho de finanças, mas a Aline é formadora de Educadores Financeiros, já o Rodrigo ensina organização financeira para cristãos.

Apesar de serem do mesmo nicho, não são concorrentes diretos e não competem com o mesmo público.

Fora que mesmo se fossem, cada um tem o seu jeito de falar e a sua bagagem de conhecimento.

Portanto, a concorrência nem sempre é ruim, vai depender de como você encara essa parada.

E eu indico fortemente que você não encane nisso, e siga o seu jogo, porque as chances são que se você ficar se prendendo a isso, não vai sair do lugar.

Agora vamos para o segundo e último erro.

2. Presta atenção na concorrência

Outro erro de quem está lançando ou ainda na fase de definição do nicho com certeza é prestar atenção na concorrência.

Quando você vê a concorrência, de duas uma: ou você acha que é melhor que ela, e isso vai te deixar mais acomodado.

Então já não é bom.

Ou dois: você pode achar que ela é melhor do que você, e você pode desistir.

Além disso, quando você segue a concorrência, quer queira, quer não, você vai tender a copiá-la, porque depois que você vê não vai conseguir desver o que viu.

Eu, Erico, não presto atenção nenhuma, desligo a concorrência do meu radar completamente.

Toda vez que eu vejo um anúncio de uma concorrência minha sabe o que eu faço? Eu escondo o anúncio. Clico lá em esconder.

Até porque se eu falar alguma coisa, tenho certeza e integridade que aquilo veio de mim, não da minha concorrência.

Eu sigo a mim mesmo, e procuro ser melhor este ano do que eu fui no ano passado, e sugiro fortemente que você faça o mesmo.

Conclusão

No artigo de hoje eu contei 2 erros que você pode cometer quando o assunto é nicho (que é um dos pilares do lançamento) e que podem interferir no seu 6 em 7. 

O primeiro deles é ver um nicho concorrido como algo ruim, porque no mercado digital quando uma pessoa gosta de um conteúdo, ela vai querer consumir mais, e pode acabar chegando até você. 

É o que eu digo, quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos.

E por último falei que você não deve prestar atenção na concorrência, porque geralmente quando faz isso, pode se achar melhor que ela e se acomodar, ou se achar muito devagar e desistir.

Agora me conta nos comentários: Quais desses dois erros você acha que está cometendo?
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