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De tempos em tempos eu marco um café com a minha audiência do Snapchat para que eu possa responder suas perguntas.

Nesse episódio você vai ver a resposta, que dei no último encontro, sobre como é possível identificar (a tempo) que um negócio não vai "decolar" e não vai atingir os objetivos, e como você pode reverter uma situação crítica dessas.

O lançamento tem indicadores de sucesso

Eu começo com as pessoas entrando na lista para ver os vídeos. Se eles não querem nem colocar o e-mail lá já é um grande indicador. Assim, eu avalio: Quantas pessoas eu tenho ali? Então é um feeling.

Depois, eu vejo quantas pessoas comentam. Se eu tiver 100 pessoas em cada lançamento é um ponto. Agora, se eu tiver 1000 pessoas entrando naquela lista para ver os vídeos, eu vou estar olhando para, mais ou menos, 10% comentando.

Com isso, eu olho quantas pessoas estão comentando e qualidade de cada comentário. Tem dois tipos de comentários que eu estou avaliando o tempo inteiro: objeções e quanto custa?

Objeções

Tem objeções que não são sérias. Mas tem objeções do tipo "cara, eu não sei se funciona para mim". É a objeção daquele tipo de pessoa que está buscando uma solução. Então, ela já está considerando.

Há outros comentários mais fortes ainda: problemas futuros. Uma pessoa que está comentando de um problema futuro já está considerando comprar aquilo.

Quanto custa?

Eu gosto de ver esses comentários. Uma das razões para eu não falar o preço direto na Fórmula é para ter esse indicativo, porque se eu falo direto eu não sei se a pessoa vai perguntar. Então, quando você não fala o preço, tem a oportunidade de entender a temperatura do lançamento.

Como reverter um lançamento que deu errado?

O único jeito de você conseguir reverter um lançamento totalmente é você modificando a oferta. Então, você tem que colocar alguma coisa na oferta que mude o jogo. Baixar o preço não adianta, deve ser o último recurso.

A pessoa não comprou porque ou ela não confia em você ou não confia no seu produto. Como você resgata isso? Aumenta a garantia. Quanto menos histórico a empresa tem no mercado, maior tem que ser a sua garantia. E conforme o tempo for passando, você não vai mais precisar de tanta garantia, porque você já vai ter histórico.

Essa é a sacada de hoje. Continue acompanhando as dicas que eu coloco diariamente aqui no blog! Um grande abraço!

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