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O seu produto ou serviço oferece formação ou transformação? Essa é uma questão importante, que pode definir o sucesso de um lançamento. Nesse episódio, eu explico, por meio de uma consultoria, a diferença entre esses dois objetivos e ainda dou uma dica em relação à nomenclatura de produtos, para que o seu possa ser lembrado. Dê o play e confira!

Consultoria para Luciana Brites

A primeira pergunta que eu fiz para a pedagoga Luciana Brites, da NeuroSaber, durante a nossa consultoria foi: qual transformação o seu produto oferece? Ela me respondeu: aprofundar os conhecimentos acerca das dificuldades e distúrbios de aprendizagem, passando por avaliação, diagnóstico e intervenção.

A promessa da NeuroSaber deu certo, mas veja duas diferentes promessas que poderiam ser aplicadas na Fórmula de Lançamento:

  1. Aprofundar o seu conhecimento acerca das dificuldades e desafios do Marketing Digital.
  2. Conquistar clientes online ou criar um negócio online do zero.

Aprofundar conhecimento é uma venda mais difícil. Esse tipo de promessa não tem concretude, não é palpável. Afinal, aprofundamento é diferente para cada pessoa. O segundo exemplo de promessa é mais concreto.

Erico, mas como a NeuroSaber deu certo então? Eu acredito que isso tenha acontecido porque tanto a Luciana Brites quanto o pediatra e neuropediatra Dr. Clay Brites possuem muita autoridade e muitos estudos de caso.

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Nomenclatura de produtos

A NeuroSaber antes se chamava Programa de Aprendizagem NeuroSaber. Quando um nome é muito grande e complexo, é difícil as pessoas passarem esse nome para frente. No caso deles, muitas pessoas, ao comentarem com outras, diziam: você conhece o programa do Dr. Clay

Então, lembrem-se: o que é difícil de decorar, é difícil de dividir. Por isso, eu sugeri que eles mudassem o nome para NeuroSaber. Assim, criamos a possibilidade das pessoas lembrarem o nome deste serviço.

Formação ou transformação

Ouvindo o testemunho de uma pessoa que fez o NeuroSaber, percebi que o programa é realmente um curso de formação e que os alunos não percebem que ele transformou a vida deles.

Não há nada de errado na sua empresa se ela é de formação, mas, no caso da Luciana Brites, ela queria vender transformação, ela queria que os alunos enxergassem um resultado após fazerem o programa NeuroSaber. Para isso, é preciso mudar o DNA da empresa.

Na minha opinião, para mudarmos a vida de uma pessoa, transformamos por meio de informações que geram um resultado, sendo a formação só um meio para isso. Por isso, se você também quer que a sua empresa seja de transformação, pense nos resultados que ela proporciona.

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