por -

Porque algumas pessoas tem mais força de vontade do que as outras?

Te pergunto isso pois nesse vídeo eu falo sobre um experimento realizado dois grupos de pessoas para testar a força de vontade, onde foi utilizado rabanete e chocolate separando cada grupo em uma sala diferente.

Então, se você quer saber o que o rabanete e o chocolate tem a ver com força de vontade e qual o resultado desse experimento assista ao vídeo:

Por que algumas pessoas parecem ter mais força de vontade do que as outras? Por que algumas pessoas persistem mais do que as outras?
 
Alguns pesquisadores começaram a se fazer essa pergunta e rodar vários experimentos em relação a isso. Um deles, em particular, provou o seguinte: que a força de vontade é um recurso limitado. E eu vou te falar mais, é um recuro limitado diariamente. Então, você tem só uma quantidade limitada de força de vontade a cada dia. E como provaram isso? Eles fizeram um experimento.
 
Pegaram dois grupos de voluntários e os colocaram em uma sala. Nesta sala tinha um prato de chocolate e um prato de rabanete. Para um grupo, eles disseram: Vocês podem comer o que vocês quiserem. E, para o outro grupo, eles falaram: Vocês não podem comer o chocolate, mas podem comer o rabanete. E eles deixaram os grupos lá por muito tempo. Assim, o grupo que tinha que exercitar a força de vontade de não comer o chocolate, fez isso por muito tempo na sala.
 
Logo depois, eles pegaram os dois grupos e colocaram em uma outra sala. Pediram para eles resolverem uma espécie de quebra-cabeça, uma espécie de labirinto. Basicamente, esse quebra-cabeça, esse labirinto, não tinha solução, e eles mediram quanto tempo as pessoas levavam, elas persistiam, para tentar resolver aquilo antes de desistir. E o fato é o seguinte: as pessoas que não tinham usado a força de vontade, que podiam comer qualquer coisa, ou o chocolate ou o rabanete, elas persistiram no exercício por 19 minutos. Já as pessoas que tinham exercitado a força de vontade, não tinham comido o chocolate, já tinham gastado um pouco da sua força de vontade, estatisticamente, persistiram só 8 minutos. Assim, cientificamente, em um ambiente controlado, força de vontade é um recurso limitado. Você acorda e tem só, estatisticamente e cientificamente, um certo tanto limitado de força de vontade. 
 
E o mais interessante disso tudo é: por que algumas pessoas têm mais e outras têm menos? Baseado nisso, eles começaram a entender que força de vontade é uma espécie de músculo. Por que algumas pessoas são mais fortes do que as outras? Bom, tem a genética natural, mas muito do que leva uma pessoa a ser mais forte do que a outra é o fato dela exercitar. Então, força de vontade, por incrível que pareça, é o músculo que você pode exercitar. E quanto mais você exercitar, mais terá força de vontade.
 
E agora quer dizer que você sempre vai ter um recurso limitado? Não. É igual um músculo, você pode ser muito forte, mas uma hora, se você exercitá-lo muito, ele vai falhar. Claro que no segundo dia ele vai tender a crescer um pouco mais, mas ele vai falhar.
 
E como é que você pode exercitar isso? Basicamente, no dia a dia, indo um pouquinho mais além. Igual na academia, puxando um pouquinho mais de peso. Então, quando você tiver na hora de falhar, quando estiver falhando, você fala "Cara, eu vou um pouquinho mais", mesmo sabendo que é impossível ir ao infinito. Esse é um jeito.
 
Segundo jeito, que eu faço, e que eu aconselho você a fazer, é meditar. Existem vários livros que ensinam porque isso acontece. É o seguinte. Primeiro que para meditar você vai precisar de força de vontade, principalemente, porque está começando e não é fácil ficar parado, simplesmente prestando atenção na respiração. Já existem estudos cientificamente comprovados que depois de meditar todos os dias, por oito semanas, por exemplo, algo acontece na sua massa cinzenta, do neocortex frontal.
 
O seu cérebro é divido em várias partes, uma delas é o neocortex frontal. E a força de vontade é ativida por um neocortex frontal. Quando você medita, e se você tirar fotos do seu cérebro por vários dias, então, vai descobrir que a massa cinzenta do neocortex frontal, depois de oito semanas de meditação, apresenta aumentos. Ela aumenta a massa cinzenta.
 
Por muito tempo não se acreditou que isso seria possível, mas isso é um fenômeno que hoje se chama neoplasticidade. Então, o que acontece é que se você tem mais massa cinzenta, tende a ter mais força de vontade. Infinita? Não. Mas tende a ter mais. 
 
Então essas são duas coisas que você pode fazer. Força de vontade é uma das coisas mais importantes, é uma das características mais importantes dos empreendedores de sucesso que eu entrevistei. Logo, vale a pena você tomar um pouco de atenção e exercitar isso para ir um pouco mais além, sabendo que isso é um limite e que você sempre pode melhorar, e é o que eu faço hoje. Para mim, isso tem tido um efeito muito grande na minha força de vontade. Eu consigo medir porque, enfim, empreendedor depende muito da força de vontade.
 
E essa é a sacada de hoje. Já que esta aqui, queria te fazer um convite. Do dia 4 a 15 de maio vou liderar o 9° Workshop da Fórmula de Lançamento. É um evento online que você pode participar de casa, onde eu mostro vídeos e aulas em que ensino as pessoas e empreendedores comuns a alavancarem as vendas de produtos e serviços através da internet. Se esse for o caso, se você quiser alavancar, eu ensino isso. Também ensino um passo a passo de como pessoas podem lançar negócios digitais, construir negócios do zero. É um evento que tem teoria, tem prática, e é baseado em passo a passo e em cases. Eu gosto muito dos meus cases. A Fórmula de Lançamento hoje tem, aproximadamento, 600 cases, e deles eu escolho 50 para dar uma pincelada para falar e, em alguns deles, eu entro muito a fundo 
 
Eu queria te convidar para participar desse evento que é online e grautito, basta você se inscrever.
 
Essa foi a sacada de hoje e eu te vejo na próxima sacada!

O 7º e 8º workshops da Fórmula de Lançamento já passaram, mas o 9º vem aí. Então caso você queira participar é só clicar no botão abaixo: 

QUERO PARTICIPAR DESSE WORKSHOP

[E-BOOK] GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL

Descubra aqui Como Usar a Internet para Alavancar suas Vendas ou Criar um Negócio Digital 100% do Zero

Insira seu email e receba o ebook: