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É possível aumentar a sua capacidade de persuasão ao causar um inconveniente na pessoa que você quer persuadir?

No experimento descrito nesse vídeo prova que sim.

Em outro artigo eu dei uma dica para aumentar sua chance de receber um sim nas negociações, e hoje você verá como algumas palavras podem ser boom em vendas. Uma publicitária chamada Collins constatou através de um experimento como nós podemos aumentar nosso poder de persuasão e convencimento através do gatilho mental do “inconveniente”.

Como assim?

Ela usou em um comercial duas chamadas diferentes, trocando apenas 5 palavras de uma para a outra, e o resultado foi surpreendente!

O experimento das palavras

Em um anúncio comum para vendas, Collins testou a seguinte chamada: “os atendentes estão esperando, ligue agora!”

Já em uma segunda versão da mesma campanha, ela usou uma chamada um pouco diferente: “Se os atendentes estiverem ocupados, ligue de novo.”

Os resultados dessa singela mudança foram surpreendentes e a segunda opção rendeu um retorno maior do que a primeira chamada!

Sabe qual foi o motivo dessas 5 palavras aumentarem as vendas do comercial?

Simples: elas criaram outra imagem na cabeça dos espectadores, através do gatilho mental da prova social.

Ainda não ficou claro?

É o seguinte: os seres humanos tendem a tomar decisões baseadas no que as outras pessoas estão fazendo, inclusive copiando comportamentos e decisões.

Na primeira chamada, a impressão que dá é que existem vários atendentes esperando uma ligação, portanto você pode entrar em contato quando quiser.

Já na segunda chamada, o nosso imaginário muda totalmente, uma vez que passa a impressão que os atendentes podem estar ocupados devido à grande procura, e é preciso ligar o quanto antes para conseguir o produto ou serviço! Ou seja, cria uma senso de urgência.

Dica para você usar o gatilho mental da prova social

Você pode e deve usar gatilhos mentais em suas estratégias de marketing, contudo, o mais importante é utilizá-los com integridade. Ou seja, crie valor, seja verdadeiro e não minta ao aflorar essa prova social em sua comunicação! Esse é um valor que em longo prazo vai ajudar muito o seu negócio!

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