por -

Primeiramente, saiba que a vergonha de falar com a câmera não é um medo só seu. Quando eu comecei também tinha muita dificuldade. Agora, depois de adquirir experiência, posso revelar algumas dicas que me ajudaram a perder o medo de fazer vídeos e que também podem ser úteis para você. Confira!

1. Pratique muito para perder o medo de fazer vídeos

Nada vence a prática. Na minha educação, e talvez na sua também, não tive oportunidades para gravar. Sinceramente, não lembro de ter que falar em público muitas vezes ou de ter que apresentar algo para muita gente, e é exatamente isso que nos dá medo de fazer vídeos.

Sendo assim, a primeira dica que dou é para você praticar muito. Acredite ou não, eu treino isso todos os dias, pois criei um desafio de 365 dias ininterruptos de postagens de vídeos. Obviamente você não precisa seguir esse caminho, mas precisa praticar!

2. Fale o que sabe

A segunda orientação para diminuir seu medo é simplesmente falar o que você vive, o que sabe ou o que está dentro de você. Todas as vezes que usa isso como roteiro, ninguém consegue te derrubar. Já quando você gravar algo que não está na sua área de conhecimento, há grandes chances do vídeo dar errado.

3. Não seja egocêntrico

Ao ficar muito nervoso diante de uma câmera, provavelmente o seu foco está em você. E, quando isso acontece, na minha opinião, nenhum trabalho de vídeo fica bom. Por isso, a dica número três para perder o medo de fazer vídeos é: não seja egocêntrico.

Essa é a grande sacada que uma mulher me ensinou. Ela me fez ver que, ao tirar o foco da própria imagem e transferi-lo para a comunidade, trabalho ou projeto, tudo fica mais leve. Assim, mantenha o foco no seu objetivo e fique mais tranquilo!

4. Comece a meditar

Caso já tenha visto alguns dos meus vídeos, provavelmente já me ouviu recomendando a meditação e, novamente, faço isso.

Quando comecei a meditar passei a ficar mais calmo em situações complexas e que me tiravam do sério. Agora me sinto mais centrado, como um samurai que traz resultados e faz a coisa acontecer sem titubear como antes. Tudo isso acontece devido a algumas modificações que acontecem no cérebro, devido aos benefícios da meditação!

Essa são as minhas principais dicas. Espero que elas te ajudem a perder o medo de fazer vídeos da mesma forma que me ajudaram. Para saber mais sobre o assunto, continue navegando aqui no meu blog e veja também como criar vídeos que emocionam.

[E-BOOK] GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL

Descubra aqui Como Usar a Internet para Alavancar suas Vendas ou Criar um Negócio Digital 100% do Zero

Insira seu email e receba o ebook: