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Qual a real importância de criar um relacionamento com seus clientes? A verdade é que é difícil medir esse resultado diretamente. Porém, nesse episódio eu divido com você a lição que aprendi com uma operadora telefônica e que você pode (e deve) usar também no seu negócio.

O que aconteceu comigo

Eu estava no Aeroporto de Londres para uma viagem e aconteceu uma coisa muito legal comigo. Na última semana, eu estava em Londres e na ocasião comprei um chip de uma operadora local, a O2, com 4 GB de internet. Eu usei bastante o meu pacote de dados, mas, quando cheguei no aeroporto, resolvi checar se tinha sobrado algo da minha internet.

Mandei, então, uma mensagem para o número dessa operadora e ela me respondeu com o saldo e, no mesmo SMS, me disse que eu poderia ganhar a mesma quantidade de gigabytes que eu havia carregado se eu enviasse uma outa mensagem. Eu mandei para ver se era verdade e eu ganhei os 4 GB.

Sabe o que a O2 fez comigo como cliente? Criou um relacionamento.

Como criar um relacionamento com os seus clientes

Quem me acompanha sabe que as três bases de um negócio online são audiência, relacionamento e oferta. Lembrando também que a quarta base é ter um produto de qualidade. Mas, se relacionamento é uma das bases, é porque ele é muito impotante.

Então, se você quer criar um relacionamento com os seus clientes, crie valor para eles, como a O2 criou para mim. Quando eu não esperava, a operadora me deu valor. Obviamente, nas próximas vezes que eu passar por Londres, vou escolher a O2 como minha operadora telefônica.

Pense no que aconteceu comigo e tente implementar algo parecido no seu negócio. Lembre-se: todo cliente adora ganhar algo útil para ele.

Essa é a sacada de hoje. Espero que você tenha gostado. Um grande abraço e até a próxima!