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Eu não sei em que fase da jornada até o 6 em 7, isto é, R$ 100 mil de faturamento em 7 dias consecutivos, você está. 

E nem se já se deparou com alguma dificuldade no meio do caminho. 

Mas se você estiver começando ou pensando em começar, preciso esclarecer algo muito importante.

Existem obstáculos capazes de atrapalhar a sua trajetória antes mesmo de você partir para o campo de batalha.

E se você deixar que os obstáculos te parem ainda na hora de começar, as chances são que você nunca alcance o 6 em 7.

Só pra você ficar ligado.

Empacar nesses obstáculos é como perder o jogo sem nem entrar em campo, ou seja, perder por W.O.* 

*No futebol, perder por W.O. é quando você não apresenta o número de jogadores necessários para aquela partida, ou o time não aparece. 

Porque se você nem começar a parada, você não se permite ter a chance de chegar ao resultado. É o que é.

Mas, na minha opinião técnica, a maioria desses obstáculos é evitável e não precisa, necessariamente, custar o seu 6 em 7. 

E o primeiro passo é conhecê-los. 

Então, se você quiser conhecer e aprender como evitar os obstáculos que podem te empacar na hora de começar a lançar e te impedir de fazer 6 em 7, eu recomendo fortemente que você acompanhe este artigo até o final.

Porque, nas próximas linhas, eu vou te mostrar:

  • qual é o obstáculo mais comum para quem está começando
  • como superar esse obstáculo
  • o que são crenças limitantes
  • como elas podem te impedir de alcançar o que você quer

Além disso, eu vou esclarecer de uma vez por todas porque, por mais contraintuitivo que pareça, é um erro você começar focando apenas no seu resultado.

Se preferir, você pode assistir o podcast que eu gravei sobre esse assunto, aqui embaixo. 

Você também pode acompanhar só o áudio, em qualquer uma dessas plataformas: Spotify, iTunes, Castbox, Google Podcasts, Soundcloud, Deezer, Player FM, Stitcher.

Vamos lá? 

Qual é o obstáculo mais comum para quem está começando?

Na minha opinião técnica, o obstáculo mais comum é você achar que pode intuir a Fórmula de Lançamento para chegar ao 6 em 7. 

Isto é, achar que você consegue lançar o seu produto apenas vendo o meu conteúdo gratuito e observando os meus lançamentos. 

O fato é que isso é um erro. 

Porque, nesse caso, o que você vê não é tudo o que é necessário para fazer essa parada funcionar.

Olha só.

Se você come um bolo de chocolate, por exemplo. Você pode imaginar quais são alguns dos ingredientes, como o chocolate, o leite e a farinha, e tentar reproduzir a receita.

Mas, provavelmente, você não vai saber pela intuição que aquele bolo tem fermento, porque você não sente o sabor do fermento. 

E o lance é que esse fermento é importante para o resultado do bolo. Mesmo que ele não apareça no sabor final.

Porque é ele que faz o bolo crescer. 

Com o 6 em 7, funciona mais ou menos do mesmo jeito. 

É por isso que eu digo que, na hora de aplicar a Fórmula, os comprometidos costumam superar os espertos. 

Porque, eventualmente, o esperto vai tender a achar que consegue um resultado melhor intuindo a parada. 

E a verdade é que a Fórmula é uma parada simples. Só que, por mais contraintuitivo que pareça, o difícil é fazer o simples.

Por mais simples que seja a Fórmula, se você não tiver comprometimento para seguir o método, você tende a não gerar o 6 em 7.

Mas se a pessoa é comprometida, ela tende a seguir o passo a passo e as chances são que ela alcance o 6 em 7 muito mais rápido.

E como eu te disse ali em cima, evitar esse erro logo no início pode ser a virada de chave para a sua jornada até o resultado. 

Então, será que…

Você precisa consumir a Fórmula inteira antes de colocar a mão na massa? 

O lance é que não tem uma resposta óbvia para isso. 

Na minha opinião técnica, consumir o conteúdo da Fórmula de Lançamento é a parada mais importante para você chegar ao 6 em 7. E encontrar a forma mais efetiva para fazer isso é pessoal.

Eu, pessoalmente, me trancaria uns quatro dias em um quarto de hotel e assistiria o curso inteiro para ter uma visão geral.

Depois, eu consumiria de novo em partes, conforme eu fosse aplicando.

Porque, provavelmente, você vai precisar assistir a Fórmula pelo menos umas cinco vezes para conseguir masterizar o conteúdo.

Não porque seja difícil. Mas porque, eventualmente, você pode esquecer algum fundamento.

Então, é provável que você erre algumas vezes até cair a ficha de que você precisa seguir o passo a passo. 

Mas quando você se comprometer a aplicar a metodologia que eu ensino, eventualmente, você vai alcançar o 6 em 7.

Sabendo disso, uma parada que você precisa entender, ainda antes de começar a colocar a mão na massa, é…

Por que você precisa investir tempo para conhecer o seu avatar?

Acredite ou não, apesar de ser uma das paradas mais importantes do marketing digital, o conceito de avatar ainda é muito pouco conhecido.

E o fato é que conhecer o avatar é um passo essencial do seu lançamento

Então, depois que você define o seu nicho e o seu subnicho, você precisa estabelecer quem é o seu cliente ideal, isto é, a pessoa com maior probabilidade de se interessar pelo que você vende.  

Mas, como? 

No começo você alucina, você especula qual é o perfil do seu cliente ideal e depois você vai refinando essa parada com técnica e pesquisa. 

Eu até gravei um podcast falando sobre a importância do avatar e como defini-lo. Você pode assistir clicando aqui embaixo:

Você precisa fazer isso porque a sua comunicação deve ser direcionada para essa pessoa. 

É diferente você falar com um adolescente de 15 anos, de você falar com um adulto de 50 anos. 

E o fato é que se você tentar atrair todo mundo, acaba não falando com ninguém direito e pode repelir os seus potenciais clientes. 

Mas deixar de conhecer o cliente ideal do seu negócio é um erro que você pode cometer sem nem perceber. 

Eu sei disso porque quase todos os dias eu converso com empreendedores e aspirantes a empreendedores lá no meu Instagram.

O mais louco é que quando eu pergunto se eles já fizeram um exercício para conhecer o avatar deles, na maioria das vezes, a resposta é não. 

Isso acontece porque, como esse conceito ainda é pouco conhecido, grande parte das pessoas nem sabe que ele existe.

Lembra do exemplo do bolo que eu te falei antes? O avatar seria como o fermento, que você não vê, mas faz a massa do bolo crescer. 

Então, se você não investir tempo para conhecer direito o seu avatar, provavelmente vai se confundir na hora de definir a sua oferta e produzir o seu conteúdo. 

E falando em conteúdo…

Qual o maior obstáculo na hora de produzir conteúdo?

Para a maioria das pessoas que eu conheço, o maior obstáculo na hora de começar a produzir conteúdo é o medo de se expor. 

Porque quando você produz conteúdo, você se mostra publicamente ou mostra o seu expert abertamente.

E a real é que nessa hora o seu ego pode entrar na jogada. Para não pecar por falta de clareza, o ego é a imagem que uma pessoa tem de si mesma diante da sociedade. 

Por isso, você pode sentir medo de colocar o seu ego em risco e ficar desconfortável. E nada de certo ou errado com isso.

Só que, para conseguir produzir os seus conteúdos do jeito que eu ensino, você vai precisar superar esse medo. 

Eu recomendo que você faça pelo menos *2 raízes e 7 nutellas por semana.

*O conteúdo raiz é denso e te ajuda a aumentar a sua autoridade. Isso porque ele tem mais de 30 minutos, entrega muita informação e por isso mesmo dá trabalho para ser consumido…

Já o conteúdo nutella é mais curto, fácil de consumir e te ajuda a atrair uma audiência que ainda não te conhece tão bem

Inclusive, eu gravei um podcast explicando tim tim por tim tim sobre esses dois conteúdos, você pode conferir aqui embaixo. 

Eu digo isso porque, para mim, fazer conteúdo funciona como ir à academia. 

Se você quiser ficar mais forte e musculoso, você vai precisar seguir o protocolo de frequência, formato e intensidade dos exercícios que o instrutor indicou. 

Você não vai, necessariamente, obter “zero resultados” se fizer algo diferente do prescrito. 

Você pode emagrecer, ganhar condicionamento físico ou só sair do sedentarismo, o que já é melhor do que ficar ocioso. 

Mas para criar músculo, você precisa seguir exatamente o que o instrutor indicou.

Com a Fórmula e o seu conteúdo, é a mesma coisa.

Sem seguir o exato passo a passo que eu ensino, você não chega ao 6 em 7.

É o que é. 

Então, como você pode superar o seu medo? 

A resposta é com ação. 

“Como assim, Erico?”

É o seguinte.

Se você está com medo de pular na piscina, qual é a única coisa que pode curar esse medo

Eu alucino que o antídoto é você pular na água. 

Isso porque se você evitar o medo, provavelmente nunca vai conseguir superá-lo. 

Mas, uma vez que você pula na piscina, o medo se desfaz. 

Olha que interessante.

Por mais contraintuitivo que pareça, o problema é a solução. Exatamente aquilo que você evita é o que pode resolver o seu desconforto. 

Então, se você estiver com medo de ir para a frente da câmera e fazer uma live, a única coisa que eu conheço para resolver essa parada é você ligar a câmera e fazer. 

Mas é o seguinte, você pode começar pequeno.

Por isso eu sempre digo que “feito é melhor do que perfeito”. O importante é dar o primeiro passo.  

Faz um minuto de live. Depois faz dois. Depois faz três. E por aí vai. 

As chances são que se você mantiver uma consistência, eventualmente, o seu medo vai acabar.

E conforme você for melhorando, a sua audiência vai tender a crescer.

Dito isso, quais são os assuntos que você precisa abordar?

Como escolher um tema para o seu conteúdo? 

Na minha opinião técnica, um obstáculo muito frequente na escolha do conteúdo é a falta de alinhamento com a sua Roma.

Se você ainda não sabe. Roma é o destino da sua oferta. É o lugar até onde você quer levar o seu cliente ideal. 

Isso quer dizer que a sua Roma deve ser um destino atrativo para essa pessoa. 

Você precisa deixar claro que o seu avatar está no ponto A e com a sua ajuda ele vai chegar ao ponto B.

Porque a Roma em si não é atrativa ou não, ela vai tender a ser atrativa para o cliente ideal. E quanto mais atrativa for a sua Roma para esse cliente, mais rápido você vai chegar ao seu 6 em 7. 

Ela é tão importante para a sua jornada, que eu gravei um Podcast falando só sobre isso. Se quiser assistir, você pode conferir aqui:

O fato é que, quando sua Roma está definida, fica mais fácil escolher um tema para abordar no seu conteúdo.

Então, eu recomendo que você produza conteúdos que deixem o seu avatar cada vez mais perto do destino aonde você quer levá-lo. 

Porque, acredite ou não, o que você faz antes do lançamento, como conhecer o avatar, definir sua Roma e produzir conteúdo de qualidade tem mais efeito nos seus resultados, do que o que você faz durante o lançamento. 

Eu vou fazer uma analogia para te explicar melhor.

É o seguinte. 

O regime de treinamento que um atleta segue antes de participar das Olimpíadas vai ser um fator decisivo no resultado que ele vai alcançar dentro da competição. 

Porque na hora “H”, ele só vai se sair bem se o corpo dele estiver preparado, se ele souber a técnica e se ele seguir o passo a passo de tudo que aprendeu antes. 

Com o 6 em 7 funciona do mesmo jeito.

Você precisa conhecer o seu avatar e definir sua Roma.

Uma vez que você definiu a sua Roma, basta você se perguntar “esse conteúdo leva o meu avatar para mais perto ou para mais longe da minha Roma?”. 

E se a resposta for para mais perto, o seu conteúdo tende a estar alinhado.

A minha Roma, por exemplo, é ensinar pessoas comuns a metodologia exata para fazer o 6 em 7. 

Então, neste artigo, eu não falo sobre obstáculos aleatórios no marketing digital, porque o marketing digital não é minha Roma. A minha Roma é o 6 em 7. 

Antes de fazer esse conteúdo, eu me perguntei: “isso ajuda as pessoas a chegarem na minha Roma?” 

E se você está lendo este artigo é porque a resposta foi sim. 

O lance é que uma vez que você tem clareza sobre a sua Roma, os temas para os seus conteúdos vão aparecer naturalmente.

Isso é fato.

Agora, eu vou te falar sobre um tipo diferente de obstáculo que você precisa conhecer.

O que são crenças limitantes e como elas podem te custar o 6 em 7?  

Talvez você saiba, talvez não. Mas crença limitante é algo em que você acredita, mesmo não sendo verdade, que pode limitar as suas ações.  

O fato é que uma crença limitante pode te parar na hora de você tentar alcançar os seus objetivos. 

Logo, se o seu objetivo é alcançar o 6 em 7, essas crenças podem se tornar obstáculos para começar a trilhar sua jornada.

Para te ajudar a evitar esse obstáculo agora, eu vou te falar sobre três delas:

1. Não sei precificar o meu produto

Na minha opinião técnica, o preço não é uma coisa que você define e não tem como ajustar depois. 

Você pode definir o preço e mudar a qualquer momento, se perceber que ele não está alinhado com o valor do seu produto. 

O preço funciona como a rota de um avião. 

Você decola, mas se quiser virar um pouco para a direita ou para a esquerda, você pode. 

Ou seja, você parte em uma direção certa, mas sempre pode ajustar um pouquinho o trajeto, antes de chegar no destino final. 

Então, achar que precificar o seu produto vai ser um grande desafio é uma crença limitante. Porque a real é que esse não é um grande obstáculo. 

Eu até gravei um podcast explicando melhor sobre como definir o preço do que você vende. Caso você esteja com essa dificuldade ou queira saber mais, é só clicar aqui embaixo:

Mas por que, geralmente, as pessoas têm esse medo de precificar errado?

Porque o preço é uma parada que você vê. 

Se você não fizer o 6 em 7, provavelmente vai se atentar ao que está exposto, como o preço.

Mas as chances são que o fracasso do lançamento não tenha nada a ver com o valor que você colocou no produto. 

Então, a grande sacada é que você não precisa acertar de primeira. Eventualmente, você vai conseguir. 

Mas, independente de quanto o seu produto custa, será que…

2. É preciso ter vocação para fazer o 6 em 7

Na minha opinião técnica, empreendedorismo é baseado em método, logo, você não precisa ter vocação para fazer o 6 em 7. 

Pensa comigo.

Você precisa de vocação para aprender a tocar “Asa Branca”, aquela música do Luiz Gonzaga? 

A resposta é não.

Para aprender a tocar uma música você precisa aprender a técnica e praticar.

Na Fórmula de Lançamento, por exemplo, eu ensino pessoas comuns a alcançar o 6 em 7.

E o lance é que para você faturar R$ 100 mil em 7 dias consecutivos você precisa masterizar o conteúdo do curso, ser comprometido com o processo e seguir o método.

O mais louco é que, uma vez que você vê, não tem como desver. Ou seja, quando você aprende o fundamento para fazer o 6 em 7, não tem como esquecer.

Agora, existe uma última crença limitante que é a seguinte…

3. A concorrência é um obstáculo para o 6 em 7

Eu vou ser brutalmente honesto com você.

Eu, Erico, não conheço um exemplo de alguém que deixou de fazer 6 em 7 por causa de concorrência.

Por mais contraintuitivo que pareça, ter concorrentes que geram bons resultados no mercado é, na verdade, algo que pode te ajudar.

Principalmente no ramo do empreendedorismo digital.

Isso acontece porque quem está interessado em um infoproduto, ou seja, um produto de conhecimento disponibilizado digitalmente, tende a não comprar apenas um, mas vários.

Inclusive, com a minha experiência no campo de batalha, eu descobri que o infoproduto é ideal para fazer 6 em 7. 

Eu até gravei um podcast falando sobre isso. Você pode conferir, clicando aqui embaixo:

O lance é que quem curte meditação, por exemplo, não lê só um livro de meditação. As chances são que essa pessoa vai ler vários livros. 

Olha só o meu caso: lá atrás, quando eu estava começando no mundo do empreendedorismo, eu investi no curso mais caro que eu já fiz em toda a minha vida. 

Foi o curso que me ensinou a Fórmula de Lançamento, e de fato eu conquistei o meu primeiro 6 em 7 com a ajuda dele.

O que você acha que eu fiz depois disso?

Eu gastei todo o lucro que eu tive em mais cursos sobre o mesmo tema.

Porque eu pensei: “se esse curso me deu tanto resultado, imagino que tem muita coisa por aí que eu não sei”.

O mais louco é que eu aprendi muita coisa massa nesses cursos, mas nada que pudesse gerar um resultado tão expressivo quanto a Fórmula.   

Por isso, quanto mais concorrentes de qualidade você tem, mais você tende a ampliar o mercado, porque quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos. 

Dito tudo isso, chegou o momento de você saber…

Por que você não deve focar apenas no resultado?

Acredite ou não, focar apenas no resultado é um obstáculo muito comum, que você pode estar cometendo sem nem perceber.

O lance é que ele é tão sutil, que eu só fui sacar isso com o passar do tempo

Funciona mais ou menos como quando você tenta emagrecer.

Se você já fez alguma dieta, provavelmente sabe que a parada é focar no resultado de perder um certo número de quilos em um prazo determinado. 

O fato é que, se você seguir a dieta à risca, eventualmente você vai conseguir emagrecer. 

Só que é o seguinte.

Se você se apaixonar pelo resultado e não pelo processo, você pode cair numa cilada. 

Porque se você não curtiu o processo da dieta, mais cedo ou mais tarde, você tende a voltar ao seu peso normal. 

E por que isso acontece?

O lance é que a sensação de prazer por ter emagrecido vai embora rápido. 

Então, as chances são que você volte a comer como fazia antes e, consequentemente, volte ao peso normal… 

Agora, se você aprender a gostar de comer de forma mais saudável, provavelmente você vai conseguir manter a dieta no longo prazo.

Só que é o seguinte: pensar que paixão é uma coisa que vem do nada e toca o seu coração involuntariamente é um erro. 

Isso não quer dizer que paixão não exista. 

Mas quem é casado sabe que a paixão é o ponto inicial para a relação, só que o que vai sustentar o seu casamento, no longo prazo, é curtir o processo da vida de casado. 

Mas o que que eu quero dizer com isso? 

Eu quero te mostrar que é possível você se apaixonar conscientemente. 

E o primeiro passo para se apaixonar pelo processo é a intenção. Você precisa querer gostar daquilo.

O segundo passo é ver o copo meio cheio, isso quer dizer ter uma visão mais otimista sobre as coisas. 

Como tudo na vida, o processo vai ter vantagens e desvantagens. 

E a real é que você pode focar nas desvantagens e acabar odiando a parada. Ou você pode focar nas vantagens e se apaixonar pelo processo.

Então, cada vez que você se pegar reclamando, tenta ressignificar aquilo como uma coisa boa.

Um exemplo disso é quando alguém diz: “Ah, Erico, mas eu não gosto de fazer live”.

A solução é que você pode pensar que fazer essa live pode te fazer crescer e ganhar confiança, quiçá que aquilo pode ser o seu momento de brilhar.

E essa solução vale para quase tudo, na sua vida e no seu negócio. 

A grande sacada é que quanto mais você fizer esse exercício, mais você vai tender a se apaixonar pelo processo. 

E o fato é que uma vez que você aprende a se apaixonar pelo processo, vai ser difícil, quiçá impossível te parar. 

Você faz o que tem que ser feito por paixão, e o resultado vem como consequência.

É o que é.

Conclusão

As chances são que depois de ler este artigo você está preparado para evitar os obstáculos que podem te custar o 6 em 7.

Porque nas últimas linhas você descobriu qual é o obstáculo mais comum para quem está começando e, provavelmente, você não vai mais cometer esse erro.

Eu te expliquei qual é a importância de conhecer o seu avatar, para saber definir sua Roma e saber que tema de conteúdo produzir. 

Você também viu quais como superar os obstáculos que podem te parar na hora de começar a produzir o seu conteúdo.

Eu ainda te mostrei o que são crenças limitantes e como evitar que elas empaquem você de começar a lançar.

Além disso, você ficou sabendo porque, por mais contraintuitivo que pareça, é um erro  focar apenas no seu resultado, e que isso tende a te afastar do resultado, a longo prazo.

Antes de finalizar, eu quero te falar mais uma coisa.

Eu estou sempre gerando conteúdo sobre lançamentos e marketing digital. Então, se você tem interesse em receber sacadas e conteúdos exclusivos meus, eu te convido a participar do meu canal do Telegram chamado Galera Raiz.

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Agora me diz uma coisa: quais desses obstáculos você já enfrentou?

Me conta aqui embaixo nos comentários.