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Imagina que você está na seguinte situação: você teve uma ideia, criou um produto digital em um pequeno ou até micronicho, conseguiu vender múltiplos 6 dígitos (nesse nicho, com esse produto), e agora se vê pensando: 

“Se eu já consegui múltiplos 6 dígitos em um nicho pequeno, será que vale a pena eu mudar para um grande nicho para poder faturar mais?”

Essa questão de tamanho de nicho é frequente no mundo dos lançamentos e foi exatamente isso que a Ana Paula Gomes, faixa marrom do nicho de gestão de projeto de software, me perguntou no final do episódio 77 do Podcast Faixa Marrom (que está disponível na íntegra para você assistir logo abaixo). 

A resposta que eu dei pra ela é o tema do artigo dessa semana. 

Mas, antes… 

O que é nicho? E mais: o que é um nicho grande ou um nicho pequeno? 

Nicho é uma fatia do mercado que reúne pessoas com interesses, necessidades e preferências bastante particulares. 

Um nicho grande é, portanto, uma área do mercado que reúne essas pessoas em grande quantidade, como os nichos de saúde, economia, relacionamentos, etc. 

Já um micronicho também é uma fatia de mercado, porém com bem menos pessoas com os mesmos interesses, necessidades e preferências. 

É o caso da Priscila Zillo, que é faixa preta no nicho de Diplomacia (por ano, nem 10 mil pessoas prestam a prova para diplomata no Brasil). 

Qual é melhor? Um nicho grande ou um nicho pequeno? 

Eu costumo dizer que, geralmente, quem tá muito preocupado em saber se o nicho ou as vendas chegaram no teto é porque, na verdade, ainda tá muito longe de chegar no teto. 

Foi o caso da Ana Paula, que eu te falei lá no início que me fez essa pergunta sobre nicho. 

Ela ensina as pessoas a trabalharem através de metodologias ágeis, uma maneira de organizar e aumentar a produtividade de equipes. 

E, à primeira vista, o nicho pode até parecer pequeno, mas vem e pensa comigo: 

Diferentemente de um curso de Nutrição, por exemplo, onde a pessoa precisa cursar uma faculdade, tirar diploma, pagar conselho para poder exercer a atividade, essa nova profissão, de agilistas, não tem barreira de entrada. Logo, qualquer um, em teoria, pode se interessar pelo curso. 

Por esse motivo (de que ainda estamos longe de saturar esse nicho) eu respondi pra Ana Paula: 

Eu, Erico Rocha, não migraria. 

Para migrar, ela teria que abrir mão de um produto validado, uma oferta validada, um mercado novo promissor, uma metodologia internacionalmente conhecida… isso não me parece a decisão mais acertada.

Especialmente porque eu considero muito factível que um nicho como o dela consiga chegar aos 50 milhões de faturamento no ano. Não é um nicho tão pequeno quanto se imagina, já que não tem essa barreira de entrada. 

Agora, é importante se perguntar: 

Cinquenta milhões por ano para você é muito ou é pouco? Talvez, se o seu objetivo é ser bilionário, aí vale a pena você considerar se o nicho que você está te permite escalar até lá. 

Conclusão 

Para tomar a decisão de qual nicho investir, se em um pequeno ou um grande, você pode se fazer algumas perguntas: 

Seja qual for o tamanho do nicho que você está, você já validou a sua oferta? Tem um produto e uma metodologia validada? 

Se sim, tudo indica que você está no caminho certo. 

Outro ponto é pensar o quanto você almeja faturar. E aí você se pergunta: será que no nicho que estou, eu consigo chegar lá? 

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E agora me conta nos comentários, qual o seu nicho de atuação?