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Se você está se fazendo essa pergunta é porque, provavelmente, se encontra em uma destas duas situações:

1- Tem uma boa copy, mas tá com receio dela parar de funcionar no futuro ou;

2- Acha que a sua copy atual pode estar perdendo o efeito (porque você tá vendendo menos do que esperava, por exemplo). 

Inclusive, outro dia eu conversei com o casal Lawander e Iara durante o Podcast Faixa-Marrom, e eles estavam na primeira situação. 

E olha que já alcançaram o 6 em 7 (R$ 100 mil reais de faturamento em 7 dias) no nicho de manutenção eletrônica. Então não é uma galera que tá começando agora.

Mas vamos lá, seja qual for a situação (1 ou 2), será que depois de um tempo a copy de lançamento pode perder o efeito?

A resposta é o que você vai encontrar nas próximas linhas desse artigo.

Mas caso prefira, você também pode assistir o vídeo da entrevista na íntegra, onde eu também respondo pra eles:

Antes de dar a resposta, deixa só eu alinhar uma parada aqui com você. 

O que é uma copy de lançamento?

Se você tá preocupado com o prazo de validade da sua copy, as chances são que você já tem uma copy de lançamento. Mas só pra garantir que a gente tá na mesma página sobre o que é isso, deixa eu te falar o que é copy de lançamento pra mim: 

A minha definição é a seguinte: copy são gatilhos mentais em sequência, executados em um certo tempo e numa certa intensidade. 

Como assim?

Quando escrevo uma copy pra um lançamento, eu tendo a aguçar o jeito que eu penso, intensificando gatilhos mentais, de forma a fazer com que eles tenham mais impacto.

Daqui a pouco eu vou te explicar como eu faço isso, mas agora que estamos alinhados, deixa eu voltar à pergunta principal desse artigo: 

A copy de lançamento tem algum prazo de validade?

Como eu disse lá no começo, se você está se fazendo essa pergunta é porque, provavelmente, ou tem uma boa copy (mas tá com medo dela parar de funcionar um dia), ou acha que a sua copy atual pode estar perdendo o efeito. 

Não importa em qual situação você esteja, a minha resposta é a mesma: na minha opinião técnica, a copy, por si só, não tem prazo de validade. 

Inclusive, se você se identifica com o segundo grupo, o de pessoas que acham que o problema tá na copy, deixa eu te falar uma coisa: na maioria das vezes, não está. 

Eu alucino que o problema tá em mil outros fatores, como tráfego (tanto captação quanto distribuição) ou produção de conteúdo.

Daqui a pouco eu falo melhor sobre isso, mas o fato é que, antes de sair correndo pra mudar a sua copy, o que eu sugiro que você tenha em mente é: a copy não tem prazo de validade por si só. 

O que acontece é que manter a mesma copy por muito tempo tem prós e contras, como toda decisão que você toma. 

Como assim, Erico?

Deixa eu te dar um exemplo.

Eu estou com minha copy atual há mais de dois anos. Isso quer dizer que tem mais de dois anos que eu prometo ensinar empreendedores e aspirantes a empreendedor a fazerem o 6 em 7. 

Outro exemplo: o meu curso Fórmula de Lançamento é chamado assim há anos, mesmo sendo aperfeiçoado (com aulas sendo regravadas, mais suporte, bônus, etc) ao longo dos anos. 

O pró e o contra, nesses casos, são dois lados da mesma moeda.

O fato de “ser o mesmo” curso ou “a mesma promessa” faz com que não seja algo visto como uma novidade. Isso é um contra.

Mas isso também faz com que seja algo que as pessoas já conhecem e recomendam bastante. Ou seja, é um pró.

Então, é por isso que eu enfatizei o “por si só” na minha resposta ali em cima. 

Porque eu comecei a entender que, se você quer melhorar/escalar os seus lançamentos, a mudança não precisa estar, necessariamente, na escrita da copy.

A mudança pode estar na intensificação da sua copy, principalmente com o uso de gatilhos mentais (como prova, prova social, evento, conversa…).

É o que eu faço tanto no meu curso (FL) quanto nos meus lançamentos (onde eu prometo o 6 em 7).

A copy é a mesma, mas eu intensifico o uso de gatilhos mentais no meu lançamento – cada vez mais. 

No momento estou intensificando o gatilho mental da prova e da prova social com podcasts que acontecem quase todos os dias no meu canal do Youtube e no meu Instagram, onde entrevisto meus alunos que já fizeram pelo menos o 6 em 7. 

Então quase todo dia eu tô mostrando que o meu produto funciona, que a minha promessa é real. Aí, quando chega a hora do lançamento, o resultado vem. 

Logo, eu sugiro que você faça o mesmo no seu lançamento, em qualquer uma daquelas duas situações que eu falei aqui.

Se você tá com medo da sua boa copy atual parar de funcionar, o que você tá me dizendo na verdade é que o seu medo é do faturamento dos seus lançamentos cair. Mas com a intensificação dos gatilhos mentais, a tendência é que você escale cada vez mais.

E se você acha que o problema na queda dos seus lançamentos é a sua copy atual, intensificar os gatilhos mentais é uma forma eficiente de testar essa sua teoria, antes de quebrar cabeça pra mudar a copy. 

Até porque, convenhamos, mudar a copy potencialmente dá mais trabalho do que intensificar gatilhos mentais… 

E como o problema geralmente não tá na copy, você pode acabar mudando e não ter resultado mesmo assim. Por isso, meu conselho é que você primeiro intensifique os gatilhos mentais. 

Agora, você pode estar pensando em como fazer tudo isso… Então deixa eu te mostrar:

Uma técnica que tende a melhorar qualquer copy de lançamento

Em primeiro lugar, você precisa analisar seus lançamentos e pensar o que é preciso intensificar pra quebrar ainda mais as objeções, sem necessariamente ter que mudar a sua copy. 

Eu aprendi essa parada indo pro campo de batalha.

Nesses muitos anos de lançamentos, eu já tive que lidar com diversas objeções. A primeira delas, lá atrás, era: “O Erico é um pilantra, isso é esquema de pirâmide”. 

E depois de explicar que eu não oferecia o meu produto para as pessoas venderem e sempre demonstrando resultados que reforçavam a veracidade da Fórmula, o volume dessa objeção baixou. 

Depois começou a objeção: “Será que isso funciona mesmo? Isso só funciona pro Erico.”

E aí, com muitos estudos de caso, eu quebrei essa. Afinal, uma coisa é mostrar um estudo de caso, outra coisa é mostrar mais de mil

Inclusive, esses estudos de caso estão sendo compilados em um banco de dados para que qualquer um possa acessar e até pesquisar testemunhos de algum nicho em específico (ex.: confeitaria).

O lance é que, uma coisa é eu fazer uma ou outra entrevista durante uma semana de pré-lançamento, outra coisa é eu fazer 1 entrevista por dia, quase todos os dias (que é o que tenho feito ultimamente com o Podcast Faixa-Marrom ou o Podcast Faixa-Preta, onde eu entrevisto um aluno meu que já fez o 6 em 7 ou os R$ 2 milhões de faturamento por ano). 

Ou seja, essencialmente é a mesma coisa: eu estou produzindo conteúdo do mesmo jeito. Só que é mais intenso.

E o melhor de tudo isso é que mais intensidade não necessariamente quer dizer mais trabalho.

Primeiro porque você pode tornar esse processo prazeroso e sustentável a longo prazo pra você. 

Por exemplo, você pode encontrar o melhor horário do seu dia e a melhor rotina pra fazer o que tem que ser feito (seja como lançador ou expert). 

Foi o que rolou com uma mulher do meu mastermind. 

Se não me engano ela tem 5 filhos e o dia é aquela loucura. Como expert, ela tinha dificuldade de parar pra criar conteúdo, porque quando ia sentar pra fazer isso, já estava exausta e não curtia o processo.

Até que o marido, o lançador dela, sacou que, se ela começasse o dia com um momento só dela (seguindo uma rotina de meditação e atividade física, sem precisar se preocupar com as crianças durante esses momentos), isso fazia com que ela entrasse no “modo produção de conteúdo” – e tudo fluia de forma mais leve.

Então, você pode testar várias paradas pra encontrar o seu “modo”. 

E segundo que, com o seu crescimento, você pode aumentar a sua equipe, treinar e delegar cada vez mais a parte operacional (como construir página, editar vídeo, subir anúncio) para focar naquilo que você precisa realmente fazer: pensar em estratégia. 

Conclusão

Não importa se você tá com medo da sua copy atual perder o efeito um dia ou se você acha que os lançamentos começaram a dar ruim por causa da sua copy, minha resposta é uma só: copy de lançamento, por si só, não perde o efeito e nem tem prazo de validade. 

Se a copy estiver gerando bons resultados, você não precisa, necessariamente, mudá-la. Você pode intensificá-la ao intensificar os gatilhos mentais (como prova e prova social). 

Assim você pode escalar os seus lançamentos sem quebrar a cabeça tentando mudar sua copy e ainda validar se o problema tá mesmo na copy ou em outros fatores (como tráfego e conteúdo).  

Além disso, não deixe de testar o que funciona melhor pra você fazer seu trabalho (seja você lançador ou expert) de forma mais leve e comece a delegar mais. Porque assim, você vai conseguir intensificar o que precisa ser intensificado de uma forma sustentável a longo prazo.

Agora me conta nos comentários, você tem feito algo para intensificar sua copy?

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