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O Alex Moro começou a trajetória de empreendedorismo dele no marketplace (uma das vertentes do e-commerce) quando decidiu vender na internet uma máquina de cortar cabelo que ele vendia na rua.

Mas, mesmo crescendo nesse mercado e chegando a faturar cerca de R$ 2 milhões só com essa parada, ele quebrou.  

Depois de falir o seu negócio, ele investiu na Fórmula de Lançamento e, hoje, é um faixa-preta, ou seja, fatura, no mínimo, R$ 2 milhões por ano com as táticas da Fórmula de Lançamento, ensinando como ganhar dinheiro com marketplace.

Ficou curioso para conhecer os detalhes da história do Alex Moro? Então segue aqui comigo. Se preferir, você pode acompanhar essa conversa em vídeo também:

E vamos à primeira pergunta…

Pergunta 1

Erico: Como foi sua trajetória até me conhecer?

Alex: Fui vendedor desde os meus 15 anos. Eu vendia desinfetante e amaciante nas ruas de Santos com a minha irmã, mas sempre quis ganhar dinheiro pela internet.

Também já fui motoboy durante 1 ano, de dia eu entregava documentos e, de noite, esfirras.

Nesse percurso, descobri que eu era bom mesmo em vendas. E que vendas era estatística, isto é, o que conta não é o tanto de horas que você trabalha, mas sim quantas conversões consegue fazer. Trabalhando 3 horas vendendo na rua, eu ganhava mais dinheiro do que o dia inteiro sendo motoboy.

Até que um dia eu tive a ideia de colocar uma máquina de cortar cabelo que eu vendia nas ruas em um desses sites de vendas.

Parei de vender na rua e comecei a vender só no online. Eu entendi que vende mais quem anuncia mais. Então comecei a trazer outros produtos do mesmo fornecedor que eu tinha parceria e fui crescendo no marketplace.

Mas em 2012, mesmo faturando uns R$ 2 milhões só com isso, eu quebrei.

Pergunta 2

Erico: Por que você quebrou? 

Alex: O mundo do marketplace tem custos envolvidos que o cara que é vendedor não enxerga justamente porque ele ainda não tem visão de empreendedor, não tem consciência de que está construindo um negócio. 

Quando aconteceu, eu ainda estava cético, porque eu vendia bastante.

O problema é que eu já faturava esses R$ 2 milhões por ano só com vendas online, mas não via a cor do dinheiro. Na verdade, eu tava tomando prejuízo e não sabia, porque não tinha noção real dos custos envolvidos.

Eu comecei a atrasar o pagamento de uma conta, de um colaborador, de um fornecedor… Então eu quebrei.

Para me reerguer, decidi me desfazer de tudo que eu tinha, de todos os meus bens. Da loja, de todo meu estoque parado, de bens pessoais como moto, carro. Tudo. Eu olhava os meus tênis e pensava: “Tenho três tênis, mas só preciso de um, então vou vender o resto”. 

Demorou dois anos pra eu recuperar tudo e um pouco mais pra pagar todas as dívidas, fazendo da forma certa. Mas eu consegui.

Pergunta 3

Erico: E onde entra o Erico e a Fórmula de Lançamento nessa história? 

Alex: Quando eu quebrei, comecei a olhar um pouco mais pro mercado. E aí eu vi um vídeo seu em que você estava em uma fazenda, falando de liberdade financeira, geográfica e de tempo.

Você mostrou ali que era um cara do banco que pediu as contas e decidiu virar empreendedor. Esse vídeo me fez entender que eu dominava a plataforma em que vendia e que o que você dizia era possível pra mim também.

Eu era um empresário que não se sentia como empresário. Eu me sentia um vendedor. E esse e outros vídeos seus me ajudaram a me informar como empresário. 

Me especializei em gestão de negócios e em entender como funciona o algoritmo do site de vendas pra eu ter um diferencial lá dentro. E isso era o que eu entendia. 

Só que, em paralelo, eu comecei a estudar o campo que você me abriu os olhos, do marketing digital.

Mas eu tinha aquele velho problema: o dinheiro. Eu não tinha dinheiro pra comprar a  Fórmula de Lançamento e, por isso, pensei: “Peraí, eu não tenho dinheiro, mas o Erico posta vídeo todo dia de graça no Youtube”. 

Fiquei 5 anos consumindo seus conteúdos grátis, masterizando seus vídeos, até que eu entendi que eu tinha que postar conteúdo todo dia com informação de verdade.

Eu passei a gravar vídeos pra ajudar as pessoas a não cometerem os erros que eu cometi no marketplace. 

Em meados de junho de 2018, eu já estava com 7 mil seguidores no Youtube, uma lista de email com 10 mil pessoas e uma média de 2 mil seguidores no Instagram. Eu fiz uma live, fiz uma oferta e abri o carrinho – e só depois eu descobri que isso era um Lançamento Semente. 

E nesse carrinho eu fiz um 6 em 7, com faturamento de R$ 125 mil.

Pergunta 4

Erico: Você é um cara que dá um jeito em tudo para conseguir as coisas. Será que essa objeção de “não tenho dinheiro”, na verdade, não era uma espécie de anestesia pra dizer que você achava que conseguia fazer sem a Fórmula de Lançamento?

Alex: É verdade. Se eu quisesse eu tinha arrumado, se eu quisesse eu dava um jeito, com certeza. O problema é que eu achava que isso era um plano B. 

A minha loja e as minhas vendas no online eram o que eu enxergava como a minha atividade principal. 

Mas depois de fazer o 6 em 7, eu peguei o dinheiro e gastei tudo em conhecimento. Foi então que eu comprei o Fórmula. 

Pergunta 5

Erico: Se você conseguiu faturar R$ 125 mil sem a Fórmula de Lançamento, por que você decidiu comprar? O que passava na sua cabeça?

Alex: Eu queria ver por dentro o que tinha nesse universo. E quando eu comecei a estudar o Fórmula, vi que realmente tinha muita coisa que eu não sabia. 

Mas eu ainda estava cheio de objeções, pensava que sozinho eu não dava conta de fazer tudo e quis montar uma equipe antes de entrar de cabeça nos lançamentos. 

Por isso, durante todo o ano de 2018, eu só fiz mais um lançamento semente, em que faturei R$ 60 mil, tudo de forma orgânica ainda.

Em 2019, eu conheci o Dalton (que hoje é quem faz meu tráfego) e pensei: “Agora vou começar a montar minha equipe”. Fizemos quatro lançamentos sementes porque era um tipo de lançamento menor e que dava muito retorno. A gente investia R$ 13 mil, R$ 15 mil e voltavam R$ 100 mil. 

E apesar da gente sempre mandar muito bem no conteúdo, não sabíamos como escalar isso. 

Em 2019, eu encontrei o Leo Tabari em um evento do Fire (da Hotmart). Ele é meu aluno e lançava a esposa dele. Ele chegou pra mim e falou que se eu fizesse um lançamento interno, eu iria “estourar”. Mas eu só pensava: “Que interno o quê, que 3 vídeos o quê…”. Eu achava isso muito complicado.

Depois disso, quando eu disse que iria para o FL ao Vivo, ele me disse: “Então você vai entrar no Insider*.” Mas eu nem dei bola pra isso.

Só que no FL ao Vivo, quando chegou o momento de inscrição do Insider, o Leo virou pra mim e falou pra mim: “Cara, se você não faturar R$ 2 milhões em 2020 e virar faixa-preta, eu te dou o dinheiro que você pagou para entrar no Insider”. 

Eu aceitei a oferta dele e entrei pro Insider.

*Insider é como eu, Erico, chamo o meu grupo de mentoria focado em fazer alunos da Fórmula de Lançamento chegarem à faixa-preta em lançamentos.

Pergunta 6

Erico: E aí entra um novo ano. O que foi diferente em 2020 em relação a 2019? 

Alex: Eu comecei 2020 voltando a estudar o Fórmula do zero, pra realmente seguir tudo certinho e aplicar os fundamentos. 

Além disso, o que eu mais aproveitava no Insider eram os debriefings*. O que o faixa-preta falava pra eu fazer ou mudar, eu seguia à risca. Além disso, eu peguei o calendário de 7 lançamentos do ano que você compartilhou com a gente e decidi seguir.

*Debriefing é uma reunião do aluno do Insider com um faixa-preta, via Zoom, com duração de mais ou menos 1h20min para analisar o lançamento feito. 

Em janeiro eu já tinha as datas do ano inteiro, e foi quando eu chamei meu time e tive coragem de falar que a gente ia fazer um lançamento interno. 

Nos preparamos e, em fevereiro, fizemos o primeiro lançamento interno. O investimento foi de R$ 40 mil e o faturamento chegou em R$ 350 mil. 

Logo depois, eu fiz um lançamento passariano, em que colocamos R$ 15 mil e voltaram R$ 180 mil. E assim passamos a ter regularidade e foco nos lançamentos.

Eu percebi que realmente o que eu ouvia das pessoas, tanto no evento ao vivo quanto no Insider, era o certo: é preciso se ater aos fundamentos. 

E os resultados só foram aumentando: faturamos mais de R$ 500 mil no próximo, depois R$ 600 mil, depois R$ 700 mil… Só que nesse de R$700 mil a gente cometeu um erro: transformamos o lançamento num Frankenstein. 

Saímos de um ROI (retorno sobre investimento) de 4, 9 e até 10, para um ROI de 2: investimos R$ 350 mil e voltou R$ 700 mil.

Depois do resultado, baixei a cabeça, voltei lá pro debriefing e fizemos os ajustes. Eu também reassisti outros debriefings – inclusive aconselho todo mundo a fazer isso, porque você pega as sacadas que não tinha prestado atenção na hora.

No último do ano, eu fiz exatamente do jeito que o Gerson (faixa-preta que fez o debriefing) me orientou. Então, o resultado veio: 7 dígitos em 3 dias (R$ 1 milhão em 3 dias consecutivos).

Pergunta 7

Erico: Agora que você é faixa-preta, que dica você dá para quem está começando e sonha em chegar onde você está? 

Alex: Vai com a condição que você tem mesmo. Se você é como eu, que não tinha dinheiro (ou achava que não tinha), vai na sua condição. 

Eu masterizei 5 anos de vídeo do Youtube na minha cabeça, então eu até sonhava com o Erico. Porque ou você aprende por repetição, ou por alto impacto emocional. 

No meu caso foi repetição, eu corri atrás até conseguir. Então corra atrás com a condição que você tem. 

É um lema que eu tenho até tatuado: “Não tem como dar errado pra quem faz até dar certo”.

Conclusão

Nessa entrevista, você conheceu os detalhes da história do faixa-preta Alex Moro, especialista em marketplace há 12 anos.

Ele entrou pra esse mercado e, mesmo dominando a plataforma e vendendo bastante, quebrou. Recomeçou do zero e passou a ensinar as pessoas a não cometerem os mesmos erros que ele.

Mesmo sem entrar pra Fórmula, ele fez 6 em 7 logo no primeiro lançamento. Só que apesar de faturar R$ 125 mil em 7 dias, o Alex sacou que precisava da Fórmula para fazer o negócio dele escalar. 

Ele decidiu investir tanto na FL quanto no Insider. 

Hoje, ele fatura, no mínimo, R$ 2 milhões por ano com lançamentos digitais, mas a trajetória dele até à faixa-preta não foi tão simples. 

No caminho, o Alex precisou ajustar o foco dele e seguir tim-tim por tim-tim da Fórmula de Lançamento.

Só depois de entender que precisava aprender e aplicar os fundamentos da Fórmula, foi que ele conseguiu escalar os faturamentos e chegar até à faixa-preta.

Qual foi o ensinamento dessa história que você mais gostou? Me conta aqui nos comentários.

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