por -

Seja você colaborador ou empreendedor, será que as habilidades que você tem hoje serão necessárias no futuro?

Recentemente eu fiz uma live com o Murilo Gun sobre as 4 habilidades do futuro (aquelas que as máquinas não conseguirão desenvolver) e neste episódio eu divido com você qual é, na minha opinião, a principal delas.

Dê o play e descubra qual a principal habilidade do futuro e inclua ela na sua agenda de aprendizado!

O que você faz agora precisará ser feito no futuro? 

Com a popularização do Uber no Brasil, não foi incomum vermos notícias de motoristas de táxi protestando contra a legalização do aplicativo no país, por medo de perderem seu emprego. 

Ao mesmo tempo, na live que fiz com o Murilo Gun, ele me conta que nos Estados Unidos tem carros que já se guiam sozinhos. Ou seja, enquanto por aqui os taxistas têm medo de que um novo serviço roube seu mercado e diminua sua renda, fora, já há carros que dispensam a ação humana.

Esses carros, que não precisam de motorista, nos mostram que estamos caminhando pra um tempo em que dirigir não seja mais uma necessidade. E há boas chances que o Noah, meu filho, não precise aprender a dirigir um carro, assim como eu não precisei aprender a pilotar um avião. 

No futuro, precisaremos aprender o que temos de aprender hoje? 

E se há alguma dúvida sobre esse futuro próximo para o meu filho, eu diria que, definitivamente, o meu neto não terá de aprender a dirigir. Assim como talvez, nas próximas gerações, ninguém precisará aprender outro idioma.

Esses dias eu estava me perguntando se no futuro haverá a profissão de professor de línguas. E conversando com um amigo meu, soube que já existem aparelhos de bluetooth que parecem um headphoninho, que você bota no ouvido e ele traduz com velocidade e precisão incríveis o que está sendo falado em qualquer idioma. 

Quiçá, quando o Noah tiver uns 18, 20, isso será feito não com um aparelho, mas através de implante. Mais uma vez, falando com o Murilo Gun na live, ele me disse que, se a gente usa óculos para melhorar ou adequar nossa visão, por que isso não seria feito com a compreensão de idiomas?

Então, o fato é o seguinte: o que nos trouxe até aqui, não necessariamente é o que nos levará até o próximo nível de evolução. E as habilidades que você tem agora podem não ter mais utilidade no futuro. 

Mas, qual a principal habilidade do futuro?

Eu não sei se você para pra pensar nisso, mas se você refletir que suas capacidades atuais podem não servir no futuro, isso pode te levar a se preparar, buscando desenvolver as habilidades do futuro. 

Então, pense: quais capacidade farão você ter mais valor como colaborador ou empreendedor daqui 10 ou 15 anos? As máquinas já são capazes de nos substituir em diversas funções, especialmente naquelas que são realizadas pela repetição de um padrão: como traduzir ou didigir. 

Na live que eu fiz com o Murilo Gun, ele fala sobre as 4 habilidade do futuro, e dentre elas eu quero destacar aquela que eu considero ser a principal: a criatividade! Porque eu acredito que essa é uma capacidade que dificilmente as máquinas poderão desenvolver.

E eu percebo que a gente busca aprender sobre diversas coisas: marketing, saúde… Mas poucas pessoas se dedicam a desenvolver sua habilidade de criar. E essa é a grande sacada que eu tenho pra você hoje: coloque na sua agenda desenvolver sua criatividade.

É possível se tornar um melhor criador, mesmo que você seja alguém comum, sem o estereótipo do cara criativo por natureza. Então, busque desenvolver sua capacidade de criar, porque, na minha opinião, isso protegerá sua posição no mercado daqui alguns anos. 

Curtiu saber qual a principal habilidade do futuro na minha opinião? Então, veja também meu vídeo com 5 fatores que te levam à autossabotagem e aprenda como não ser um dos piores inimigos do seu sucesso. 
 

E para participar gratuitamente do Workshop 4 Habilidades do Futuro com o Murilo Gun que eu menciono no vídeo basta clicar no botão abaixo:

QUERO FAZER PARTE DO WORKSHOP 4 HABILIDADES DO FUTURO COM MURILO GUN

[E-BOOK] GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL

Descubra aqui Como Usar a Internet para Alavancar suas Vendas ou Criar um Negócio Digital 100% do Zero

Insira seu email e receba o ebook: