por -

Nesse vídeo eu mostro como você pode utilizar um truque que eu chamo de “Efeito Benjamim” para conseguir ganhar o respeito e a amizade de seus concorrentes.

E o interessante é que, a primeira vista, esse truque parece a coisa mais contra-intuitiva do mundo, mas no vídeo além de mostrar como eu pessoalmente aplico isso nos meus negócios, ainda explico porque ele funciona.

Como ganhar respeito e a amizade da concorrência?

O inventor deste truque para ganhar respeito e a amizade da concorrência é o famoso cientista e político Benjamin Franklin. No parlamento americano, Benjamin enfrentava uma dura concorrência de um adversário político, pois essa pessoa sempre ia contra suas ideias. Certo dia, Benjamin que sabia que seu adversário colecionava livros raros, pediu um exemplar emprestado para ele. O que aconteceu? Mesmo com a oposição, o cara emprestou!

Após a leitura, Benjamin devolveu o livro, agradeceu muito o favor e o mais incrível aconteceu, o próximo encontro dos dois foi amistoso. O adversário veio de encontro ao Benjamin e ali nasceu uma amizade até o final da vida dos dois!

Mas será que pedir um favor para um adversário pode gerar respeito e a amizade? Uma pesquisa apontou isso!

Resultado do experimento “Efeito Benjamin”

Pesquisadores montaram dois grupos e aplicaram testes de perguntas e respostas, pagando 5 dólares aos participantes. Em um dos grupos, ao final do processo, o pesquisador pedia a cooperação do participante em devolver o dinheiro e responder algumas questões gratuitamente.

Alguns aceitaram, outros não, mas o fato é que ao final de tudo os participantes tinham que avaliar o trabalho dos pesquisadores. O resultado foi surpreendente: para o grupo que recebeu o pedido de favor dos pesquisadores as notas da avaliação foram mais positivas do que o grupo que não recebeu o pedido!

Como aplicar isso em seu negócio?

De fato, algumas pessoas só realizam favores para quem considera ou gosta, como amigos, parentes, etc. Mas como tudo isso pode favorecer o seu marketing?

Entenda que, se você não pede favores para sua audiência, você não está se conectando de maneira plena com ela. E por incrível que pareça pedir favores é rápido e fácil. Você pode solicitar preenchimento de pesquisas, pedido de temas, visualização e compartilhamento de conteúdos, entre outras coisas.

Além disso, ao solicitar favores você ativa um gatilho mental que realmente faz a diferença! Por exemplo, ao pedir um favor para sua audiência, como por exemplo preencher um formulário, esse público tende a favorecer seu trabalho, comprando com você, consumindo seu conteúdo, defendendo sua marca, entre outros pontos positivos.

Eu mesmo, por exemplo, faço várias perguntas para minha audiência via Facebook semanalmente, e os resultados são sempre positivos!

Gostou da sacada de hoje sobre respeito e amizade dos concorrentes? Se você quiser saber mais sobre o assunto, clique no botão abaixo e descubra mais sobre gatilhos mentais. Aproveite e descubra 3 sacadas para melhorar a performance dos seus anúncios. E caso você queira participar do Workshop da Fórmula de Lançamento, que eu falo no final do vídeo, é só acessar o botão abaixo: