por -

Como você já deve ter reparado, sempre recebo muitas perguntas. E uma delas, que chegou de forma muito frequente, foi: "Erico, como você fez o planejamento da sequência de 365 vídeos?". Diante disso, resolvi contar exatamente como tive a ideia e os passos que dei no planejamento para que pudesse tirar esse projeto do papel. 

A minha intenção em compartilhar isso contigo é que você consiga fazer o mesmo. Então, vamos lá? Quero te ajudar a colocar suas ideias em prática! 

 

O caminho se faz caminhando 

Eu posso resumir o planejamento da série de 365 vídeos em uma frase, do Fernando Pessoa, que é: “O caminho se faz caminhando”, que ouvi recentemente do José Roberto Marques. Mas o que eu quero dizer com isso? 

Bem, quando eu gravei o vídeo sobre a mentira que eu contei, logo depois eu fui esquiar e foi então que eu tive a ideia de gravar os 365 vídeos e, talvez você não queira gravar tudo isso, mas o processo que culminou a partir dessa ideia pode ser importante para você! Veja o aconteceu. 

Passo a passo para tirar o projeto do papel 

O passo número um foi ter a ideia. O passo número dois foi dividir essa ideia com um grupo seleto de pessoas, de empreendedores de alta performance, que eu confio. E aí vai uma dica: Eu não divido ideias de empreendedorismo com pessoas que não são empreendedores. Isso porque, a ideia já está muito frágil, como um bebezinho, então, se eu a colocar em um ambiente de temperatura e pressão muito difícil, a ideia não vai florescer. Nenhuma ideia floresce assim!

E para a minha surpresa, teve muita gente que não só gostou da ideia, mas falou que ia fazer junto. Logo, eu vi que a ideia tinha poder! Naquela hora eu decidi que iria me comprometer. Sete dias depois, se não me engano, fiz um segundo nível de comprometimento, mas dessa vez, com a minha audiência. 

Então, qual era o meu plano? Meu plano era jogar o chapéu do outro lado do muro e depois correr para pegar. Até porque, se eu planejar demais eu não executo. Eu sou um cara que gosta de progresso! E isso, para mim, é melhor do que perfeição. 

No começo, por exemplo, utilizei uma câmera Sony, RX100 Mark IV, com a qual gravei o “365 Dias Consecutivos de Vídeos de Empreendedorismo Digital”, o “Estresse faz mal, Certo? Errado!” e vários outros!

Adequações acontecem com o tempo 

Agora você deve estar se perguntando: “Erico, o que aconteceu depois?”. Bem, nós pulamos do penhasco e, só depois, aprendemos a voar. Contratamos um editor de vídeos e na medida que fui fazendo o projeto, fui ficando melhor. Passei a ter mais prática, a ficar mais desenvolto e até a planejar os próximos vídeos e responder as perguntas que recebia, além de várias outras ideias para melhorar essas produções. 

Daí, nesse processo, vimos que precisávamos levar o jogo para o próximo nível e até contratamos um vídeo maker de verdade, que me ajuda nesse processo. 

Mas o fato é o seguinte: o caminho se faz caminhando. E toda vez que eu hesitei demais em me comprometer, eu assassinei a ideia. Por isso, acredito que a falta de comprometimento é o maior assassino de ideias que existe. 

O poder do comprometimento

Como já deve ter notado, o planejamento dos 365 vídeos foi feito com comprometimento! E para terminar, tem um texto, chamado “O poder do comprometimento”, do filósofo Goethe, que exemplifica muito bem isso. Veja: 

Enquanto não estivermos comprometidos poderá haver hesitação, a possibilidade de recuar e, sempre, a ineficácia. 

Em relação a todos os atos de iniciativa, e de criação, existe uma verdade elementar, cuja ignorância mata inúmeros planos e ideias esplêndidas: no momento em que, definitivamente, nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento. 

Todo tipo de coisa ocorre para nos ajudar, que em outras circunstâncias nunca teriam ocorrido. 

Todo um fluir de acontecimentos surge a nosso favor como resultado da decisão, todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda material que nenhum homem jamais poderia ter sonhado encontrar em seu caminho. 

Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém em si o poder, o gênio e a magia!” – Goethe 

Sempre que eu hesito em comprometer, leio esse texto e lembro que todas as grandes mudanças em minha vida aconteceram quando eu comecei um projeto antes de estar pronto, quando eu me comprometi. 

Essa é a sacada de hoje. É assim que grandes projetos são feitos. Gostou? Então deixe sua opinião nos comentários e até a próxima!

banner (1).png

[E-BOOK] GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL

Descubra aqui Como Usar a Internet para Alavancar suas Vendas ou Criar um Negócio Digital 100% do Zero

Insira seu email e receba o ebook: