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Olha a pergunta que eu recebi: "O Fórmula de Lançamento ensina a fazer um lançamento primeiro com a própria audiência, para depois fazer um com ajuda de parceiros. Mas, e se os parceiros tiverem uma audiência bem maior que a sua, vale a pena inverter esse processo?"

Eu achei essa dúvida bem interessante e, por isso, nesse episódio eu explico se vale a pena ou não realizar primeiro um lançamento externo e só depois o interno, quais os riscos e o que levar em consideração antes de optar por essa estratégia

Lançamento interno x lançamento externo

Uma campanha interna é aquela feita só para a sua audiência, sua lista de e-mails e seus inscritos no Facebook. Em contrapartida, a campanha externa é aquela que os seus parceiros – também chamados de afiliados – te ajudam a promover.

O lançamento externo é, realmente, mais poderoso. Ele te ajuda a criar autoridade no mercado e aumenta a sua lista.

Qual lançamento fazer primeiro?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, mas eu particularmente gosto de testar as minhas promoções primeiro com a minha audiência antes dessa campanha ser promovida também para a audiência dos meus afiliados.

Eu gosto do lançamento interno primeiro justamente porque, para mim, ele serve como um teste. Então, experimente testar aquela oferta e toda a tecnologia envolvida nela primeiro com a sua audiência, porque se a gente comete um erro com a audiência dos nossos parceiros, é muito mais difícil que essas pessoas esqueçam o que aconteceu. Por isso, se você testa com a sua audiência, consegue corrigir qualquer erro antes de fazer o lançamento externo.

Volto a dizer que o lançamento externo tem uma força muito maior do que o interno, mas este é como se fosse a primeira batida que a gente dá na hora de pregar um prego na parede. É ela quem vai determinar a direção, mas, caso ela esteja errada, ainda dá tempo de concertar.

Portanto, o meu conselho é: simule o lançamento primeiro com a sua audiência, mesmo que isso não gere tanta receita. Essa é até uma maneiro de mostrar os resultados para os seus parceiros na hora de convencê-los a te ajudar com aquela campanha.

Lembrem-se sempre que o parceiro pode ajudar (e muito!) no crescimento da sua empresa. Então, o ideal é que os seus lançamentos externos sejam sempre muito bons.

Vocês gostaram da pergunta de hoje? Se você quiser aprender como fazer um lançamento, conte comigo e com a Fórmula de Lançamento. Assim, você vai conseguir resultados ainda melhores com a sua audiência e com a audiência dos seus parceiros!