por -

"Erico, se você fosse começar do zero e relançar o Ignição Digital, o que você faria?". Essa foi a pergunta que a Miriam fez para mim durante a sessão de autógrafos do meu livro em São Paulo. Nesse episódio eu respondi que eu faria tudo do jeito que eu fiz.

Porém, ela também me fez outras perguntas que considero importantes para qualquer tipo de negócio e acho que podem te ajudar a obter ótimos retornos do seu empreendimento. Elas te ajudarão no início e no crescimento da sua empresa e, no fim, ainda tem uma sacada extra sobre como balancear a sua vida pessoal e profissional. Veja só:

Começar pequeno, mas começar certo

Como disse, se eu tivesse que recomeçar do zero, faria tudo exatamente do jeito que fiz. O segredo em questão, acho que é começar pequeno, mas começar certo! Isto é, na prática, é importante fazer o primeiro cliente dar muito certo, mesmo que ele não te dê muito dinheiro.

Isso é indicado porque, o primeiro cliente, que é como um embrião, é que servirá como exemplo para os outros.

Se valorizar

“E quando eu já tenho os primeiros clientes?”. Essa foi a segunda pergunta que a Miriam me fez. Sem titubear, eu mencionei a precificação. Se você já tem clientes, ou já fez lançamentos, você não pode ter medo de aumentar o seu preço.

Uma vez que você tem resultado e a capacidade de alcançá-los, você vai ter que aumentar a precificação dos seus serviços ou produtos. Vai ser difícil fazer isso? Para muita gente vai! Mas não pode ter medo de se valorizar!

Empreendedorismo X Vida social

Eu sei que, principalmente no início, é muito difícil conseguir balancear o empreendedorismo e a vida social. Contudo, acredite em mim: é possível! Para isso, é preciso começar com uma decisão: tem coisas que você vai negociar e tem coisas que não.

No começo, você negocia mais a sua vida pessoal, porque você quer se levantar. Mas quando se chega ao ponto de anular completamente esse quesito da vida, já é preciso começar a criar pontos inegociáveis!

Quando você chega atrasado ao aeroporto, o avião vai embora, não vai? Então, você tem que criar os pontos na vida pessoal que não irá abrir mão. Não comece de uma vez, de uma hora para a outra, mas sim, negociando alguns dias. Isso já vai ajudar.

Aliás, a Fórmula de Lançamento também pode melhorar muito o seu negócio. Caso ainda não tenha ouvido falar sobre ela, inscreva-se para a próxima turma do Workshop e entenda porque ela pode mudar a sua vida ou te ajudar a recomeçar do zero!