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Você já se perguntou por que alguns produtos têm o preço fixado em 1,99, por exemplo?

O fato é que esse valor não é fixado por acaso e pesquisas científicas feitas pelo Google, um dos maiores investidores do aplicativo Uber, comprovam que esse centavo pode ter um impacto considerável no seu faturamento.

No episódio de hoje eu divido com você a importância que você deve dar para o preço do seu produto ou serviço e o que você deve fazer para não perder seus clientes por causa de poucos centavos.

O que aprendi com o Uber hoje?

A forma de trabalho do Uber é excelente e está atraindo cada vez mais passageiros e motoristas para sua rede. Mas não só isso, sua inteligência de dados e preços dinâmicos resultaram em estudos que podem ser aplicados hoje mesmo no seu negócio.

Entenda que, o Uber centraliza motoristas e passageiros em busca de um serviço semelhante ao táxi. Até aí tudo bem, não é? Contudo, seus preços são muito abaixo do praticado pelo mercado, além de contarem com um serviço de extrema qualidade. O resultado disso é que eles podem praticar uma forma de precificação chamada “preços dinâmicos”, sem que percam passageiros.

O preço dinâmico funciona de acordo com a demanda de clientes. Ou seja, em regiões com poucos passageiros a taxa é baixa. Contudo, em regiões com muitos passageiros a taxa começa a aumentar, por exemplo de 1.5x para 1.6x, 1.7x, 1.8x, 1.9x e 2.0x. Mas o que isso tem a ver com seu negócio?

O que eu aprendi com o Uber e pode ser aplicado no seu negócio?

Em um podcast que eu estava ouvindo, o responsável pela análise de dados do Uber disse que: quando a tarifa aumenta de 1.8x para 1.9x o número de clientes não cai. Contudo, de 1.9x para 2.0x o número de clientes cai em até 6x. Incrível, não é?

Muita gente já tinha esse conhecimento de forma não oficial. Por isso em vários mercados e lojas de varejos vemos preços quebrados como R$1,99, R$999,00. Mas, com a pesquisa elaborada pelo Uber temos certeza de que isso não é apenas um achismo.

Um número quebrado não surte tanto efeito na mente do cliente, por isso as vendas não caem. Mas um número inteiro dá impressão de que o preço é muito maior, por isso as vendas tendem a cair (mesmo que o aumento seja pequeno, como no caso do Uber, 0.2 pontos percentuais).

O mais incrível é que de 2.0x para 2.1x o Uber não registra quedas de clientes. Viu só o poder dos números quebrados?

Por isso, eu aprendi com o Uber que, sempre que puder, arredonde para baixo o seu preço, fazendo com que sua demanda não caia! Sua margem de lucro não cairá tanto e você ganhará pontos em relação à clientela.

Inclusive, além do percentual de preço, outra dica que eu deixei aqui no blog para aumentar suas vendas é o uso de 4 palavras especiais. Clique e confira.

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