por -

Alguns empreendedores digitais se preocupam muito com a taxa de conversão de suas campanhas e esquecem o que é ROI. Isso, embora seja muito comum, não pode acontecer em nenhum tipo de negócio, e é exatamente o que eu explico a seguir. Veja!

 

Nunca foque na conversão!

Caso ainda não saiba, a conversão é quantidade de pessoas que efetivamente compram o seu produto ou serviço. Portanto, se 100 pessoas assistem os seus vídeos na internet, por exemplo, e três delas efetuam uma compra, a sua taxa de conversão é de 3%. Mas por que estou falando sobre isso?

Como disse, muitas pessoas planejam peças de marketing que busquem apenas grandes conversões. Porém, ao meu ver, isso é o principal erro estratégico de quem faz marketing.

Você pode até achar que a conversão vai te ajudar a melhorar, mas está errado. Para conseguir isso, é preciso descobrir o que é ROI e manter o seu foco nele. Então, escreva aí: nunca foque na conversão!

Entenda o que é ROI

Em inglês, ROI significa Return Over Investiment, ou seja, retorno sobre investimento. Logo, vamos supor que você tenha uma página de venda de apartamentos, em que investiu cerca de 10 mil reais, mas cuja conversão é de 0,0000001.

Olhando apenas para esse número, você achará que o negócio é um fiasco e que não vale a pena. Porém, ao olhar para o ROI, você notará qual o lucro obtido pode ser extremamente fantástico, já que o valor do único apartamento vendido é alto!

Em resumo, a conversão de um negócio pode ser ruim e, em contrapartida, o retorno sobre investimento pode ser astronomicamente bom.

Conheça a importância do ROI

Quando você mede o seu marketing por conversão, na verdade, você assume que todos os leads têm o mesmo preço. Porém, isso não está certo. Alguns leads, dependendo da qualidade, são mais caros, enquanto outras, são bem mais baratos.

Dessa forma, se você foca a sua comunicação com os funcionários, e até com você mesmo, na conversão, você simplesmente se limita.

Então, não esqueça o que é ROI e lembre-se que o mais importante em uma campanha de marketing não é a conversão, mas sim o retorno sobre investimento. Com esse pensamento, tenha a certeza de que os seus resultados de marketing vão melhorar muito!

Para conferir outras sacadas importantes, continue navegando aqui no blog e veja também quando focar em conversão é um erro de marketing digital!