por -

Algumas experiências no marketing digital já me mostraram que nem todo erro é prejudicial para um negócio. Acredite ou não, existem os erros inteligentes, que podem te ajudar a progredir!

Alguns deles, cometi com o Marcelo Germano, durante uma live que fizemos e que, embora não tenha dado certo, nos ensinou muito. Veja só!

Entenda o problema

Antigamente, para fazer uma live eu utilizava um celular com um aplicativo próprio para a produção de lives, mas usava um computador também. Assim, filmava a tela do notebook, mostrando meu convidado no Skype e invertia a câmera quando eu precisasse falar.

Nesse esquema, a voz do meu convidado saia pelo computador e entrava pelo meu smartphone para ser distribuídos a todos que estivessem online, nos assistindo. Porém, como tínhamos muito trabalho dessa forma, fomos atrás de um jeito melhor!

Descubra os erros inteligentes

Encontramos dois softwares que nos possibilitaram conversar ao vivo apenas pelo notebook, sem a necessidade daquela gambiarra toda. Fizemos todos os testes necessários e, aparentemente, funcionou.

Diante disso, fui fazer outra live e, para a minha surpresa, tive um problema com a internet do escritório, que caiu. Depois disso, de uma forma ou de outra, nosso software ficou muito carregado e, resumindo a história, tive que abortar a live. Mas esse não foi o fim. O Marcelo notou que tínhamos cometidos erros, mas erros inteligentes!

Foque na evolução

Em todo esse processo, tanto eu quanto o Marcelo procuramos fazer algo melhor. Poderíamos continuar transmitindo as lives do jeito antigo, mas buscamos melhorias e toda vez que tentamos isso, principalmente com algo diferente, corremos riscos! A diferença é que esses riscos nos levaram a erros inteligentes.

Portanto, a grande sacada para crescer é evitar se flagelar por errar, afinal, são as ousadias que nos fazer ir para frente.

Aprenda a perdoar os próprios erros

Nesse processo de erros inteligentes percebi que, além de aprender a perdoar os erros de outras pessoas, devemos aprender a perdoar os nossos próprios erros. Afinal, como diria o Marcelo, quando você ousa com a intenção de progredir, são erros inteligentes e necessários.

Então, quando isso acontecer, procure criar a possibilidade do perdão. Ninguém escala uma montanha carregando pedra. Perdoe os seus erros, corrija eles, siga em frente e continue navegando aqui no blog para fazer o seu negócio crescer, com ou sem erros!

[E-BOOK] GUIA DEFINITIVO DO MARKETING DIGITAL

Descubra aqui Como Usar a Internet para Alavancar suas Vendas ou Criar um Negócio Digital 100% do Zero

Insira seu email e receba o ebook: