por -

Hoje eu queria bater um papo com você sobre falência, quiçá discutir com você uma maneira que pode evitar sua futura falência

Eu acredito fortemente que a maioria das empresas que vão à falência não necessariamente chegam nesse ponto por falta de vender, ou porque o produto não é bom o bastante. Eu acredito que vários empreendedores (inclusive empreendedores digitais) vão à falência por causa de um único fator.

Nesse episódio eu te digo qual é esse fator e o que você deve fazer para evitá-lo, para assim não cair nessa armadilha que pode falir o seu negócio.

Qual é o erro fatal que leva à falência? Não controlar o fluxo de caixa do seu negócio!

Apenas para contextualizar você, o fluxo de caixa serve como um documento que notifica o empreendedor sobre todos os valores que entram e saem da empresa. Contudo, como os negócios são dinâmicos, os prazos de entradas e saídas podem ser diferentes e todo esse dinamismo requer a habilidade de gerenciamento, pois uma pessoa sem poder de análise crítica pode se confundir e resultar a falência do negócio.

Alguns empreendedores operam suas empresas como funcionários

Como assim Erico? Me responda uma coisa: o que os funcionários fazem quando recebem seus pagamentos? Gastam, não é? Pagam suas contas, adquirem bens e serviços, dentre outras coisas. E vários empreendedores operam suas empresas assim: gastando todo dinheiro que entra no fluxo de caixa.

Entenda que fazendo isso você está prejudicando o seu negócio, fazendo com que a vida dele diminua drasticamente. E para te ajudar eu tenho uma técnica para eliminar a auto sabotagem em apenas um minuto.

Alguns empreendedores, ao entrar muito dinheiro no fluxo de caixa, compram carros, casas, mudam o padrão de vida, etc. Mas o problema é que no empreendedorismo as entradas no fluxo de caixa não são constantes, logo, muitas vezes você tem muito dinheiro, outras prejuízo. Por isso, é preciso ter os pés no chão! Mas como? Confira a seguir.

Uma sacada para evitar a falência: Open Doors Number

Open Doors Number, em tradução direta, representa o número das portas abertas, ou seja, o faturamento que você precisa, dentro de um período, para evitar a falência do seu negócio.

A grande sacada é calcular todos os custos fixos essenciais para o seu negócio sobreviver. Por exemplo, aluguel, salários, água, luz, internet, dentre outras coisas.

O segundo passo é criar uma reserva de caixa com múltiplas vezes o valor do seu Open Doors Number, fazendo com que sua empresa consiga manter o mesmo padrão, sobrevivendo, mesmo que não exista nenhuma entrada no fluxo de caixa. Ficou claro?

Portanto, antes de gastar, antes de mudar de vida, antes de comprar bens, pense em criar  um fundo para a longevidade do seu negócio. Fato que, na minha opinião, deve ter o tamanho mínimo de 14 meses, contudo, em meus negócios, eu mantenho uma margem de 23 meses, para que nossa operação não sofra com pressão no dia a dia.

Opere com mais tranquilidade e longe da falência

Os gastos são ciclos viciosos e fazem com que sua empresa entre num buraco sem fim. Contudo, se você manter um fundo grande, seu negócio terá paz, você terá paz e também a capacidade de adaptação ao mercado.

Não saia distribuindo lucro, crie reserva, tenha poder de adaptação, tenha paz e faça com que seu negócio gere muito mais valor com muita tranquilidade. Gostou deste artigo? Acompanhe nosso blog para receber outras dicas como essa e fique atento à data do próximo Workshop da Fórmula de Lançamento. Ela pode mudar sua vida!

banner (1).png