por -

“Erico, eu quero trabalhar como afiliado, mas estou “travado” e não sei o que fazer. Por onde devo começar?”. Recebi essa pergunta pelo WhatsApp e, como acho que muitas pessoas têm essa mesma dúvida, vou explicar os dois principais tipos de afiliados que existem e como você pode começar a trabalhar com cada um deles. Confira!

Entenda o que é afiliado

Para quem não sabe, resumidamente, afiliado é o mesmo que revendedor, ou seja, quando alguém vende um produto digital, físico ou até um serviço, para algum produtor, em troca de comissão (que geralmente é maior para infoprodutos).

No mundo digital, isso acontece muito entre pessoas que fecham parcerias para ganhar dinheiro sem necessariamente ter que produzir um produto. A vantagem desse trabalho é que ele permite o foco total na venda, sem se preocupar com a produção e nem mesmo com a entrega.

Conheça os tipos de afiliado que existem

Se você deseja trabalhar como afiliado, saiba que existem dois tipos principais. São eles: afiliado autoridade e afiliado árbitro.

Afiliado autoridade

Esse tipo geralmente já tem uma autoridade e audiência dentro do nicho que vai trabalhar.

Quer um exemplo? Eu tenho esses dois fatores dentro do marketing digital.

Portanto, se alguém me apresentar um software para ajudar as pessoas a alavancarem suas campanhas, eu posso recomendar esse produto para a minha audiência e posso ganhar uma comissão em cima disso.

Afiliado árbitro

Já o segundo tipo de afiliado, é aquele que gosta de ficar no backstage, que não aparece em frente as câmeras e que não produz nada.

Além disso, no caso do afiliado árbitro, ele não necessariamente tem autoridade no mercado e, na maioria das vezes, simplesmente faz anúncios, devidamente traqueados, para os produtores.

Veja dicas de como trabalhar como afiliado

Para quem deseja trabalhar como afiliado árbitro, meu conselho é único: preste muita atenção no tráfego. Você precisa ficar bom em tráfego pago, o que acontece em 99% dos casos, ou em outras fontes, cujas principais são as seguintes:

Fora isso, também recomendo que você estude muito sobre o assunto. Faça todos os cursos que puder e percorra todos os caminhos que encontrar.

Por fim, mesmo que a intenção seja se tornar afiliado árbitro, também deixo o conselho de produzir conteúdo, que é a principal dica para quem deseja ser afiliado autoridade.

Aliás, para ser um bom afiliado autoridade, escolha um nicho pelo o qual você tenha uma grande paixão, crie um blog, publique vídeos e comece a produzir conteúdo para obter audiência, listas e relacionamentos. Tudo isso vai te ajudar a vender produtos de outras pessoas.

Essas são as minhas dicas sobre como trabalhar como afiliado. Agora, continue navegando pelo meu blog e confira também cinco passos para se tornar um afiliado profissional. Acesse!