por -

Recentemente eu conversei com um executivo da minha empresa que estava procrastinando em fazer o que era necessário para atingir uma meta que ele achava ser muito grande.

O fato é que a procrastinação é, na minha opinião, o maior assassino de sonhos e empreendimentos (quiçá até auto estima), e esse comportamento é muito mais comum que se imagina.

Então nesse vídeo eu divido com você as técnicas que utilizei para esse mesmo executivo conseguir eliminar a procrastinação (inclusive são as mesmas que eu uso em mim mesmo).

Lute contra a procrastinação

Recentemente falamos sobre a produtividade extraordinária, e a inimiga dela é a procratinação. Entenda que, quando não produz você se ocupa! Seja acessando uma rede social, lendo notícias do seu time do coração, conferindo as novidades da novela ou conversando sobre coisas irrelevantes para o trabalho.

Mas, quando a procrastinação acontece em minha empresa com os meus colegas ou comigo mesmo um alerta é aceso, o que me permite investigar e solucionar esse problema!

E qual é esse alerta? Geralmente, quando eu ou alguém do meu time está procrastinando em executar uma tarefa é porque acredita que “aquela meta seja grande demais para ser alcançada”.

Quando nós achamos que uma meta está além da nossa capacidade, o nosso cérebro tende a nos proteger. Como? Economizando energia, com o objetivo de evitar que a gente concentre esforços em uma ação que seja “impossível de ser executada”.

Quem já procrastinou sabe do que eu estou falando. Parece que tudo está errado e não vai dar tempo de fazer, mas é apenas o seu cérebro sabotando você.

A grande sacada contra procrastinação

Sabe qual é a grande sacada para você assassinar a procrastinação? Divida a grande meta em 5 pedaços menores!

Simples assim!

Quando você divide uma grande jornada em 5 passos, a primeira etapa fica mais tangível e próxima de ser realizada, e o seu cérebro tende a acreditar que aquilo é possível de ser feito.

O grande macete é: o primeiro passo deve ser MUITO FÁCIL de ser executado, quiçá, seja tão simples que pode ser atingido imediatamente.

Por exemplo, quando eu comecei a escrever o meu livro eu procrastinava muito, pois acreditava que essa tarefa era muito difícil de ser atingida. Por isso, eu dividi a tarefa em 5 passos, cujo primeiro era apenas escrever a primeira página. Fácil, não é?

Se o primeiro passo ainda for um grande desafio, você pode segmentá-lo ainda mais, no meu caso poderia ser criar um título, escrever a primeira palavra ou simplesmente sentar para escrever.

O mais importante é a direção

Não importa a velocidade, o importante para você vencer a procrastinação própria ou da sua equipe é a direção! Quando é dado um pequeno passo na direção correta é criado o fenômeno do embalo. E quando você cria embalo as suas chances de cumprir os objetivos são enormes.

Gostou desta sacada? Assine o meu Canal no Youtube e acompanhe outras dicas matadoras para melhorar o seu trabalho!

banner (1).png