por -

Você já parou para pensar o que fez no seu negócio, durante o ano passado, que não vai repetir neste ano? Essa foi uma pergunta que fiz ao Bruno Capanema, o criador do programa Arquitetos de Sucesso, e a resposta dele indica quatro pontos importantes para quem deseja reestruturar um negócio. Confira!

1 – Não terceirizar o core

Na conversa que tive com o Bruno, ele me contou que terceirizou o tráfego do lançamento dele no segundo semestre, porém, obteve um resultado pior.

Devido a isso, o Bruno assumiu a tarefa de volta, a fim de entender melhor o processo, identificar o que tinha acontecido e analisar o mercado.

Mas a principal questão aqui é que ele terceirizou o core, isto é, o núcleo do negócio dele. E nesses casos, chegamos à conclusão que vale muito mais a pena desenvolver o trabalho internamente.

Então, anote aí: se você deseja reestruturar um negócio, veja qual é o core dele e tenha o cuidado de trazê-lo para perto de você, ou seja, não o terceirize.

2 – Cortar custos

Outro ponto interessante que o Bruno citou em nossa conversa, e que pode ser muito importante para você, é sempre cortar custos. Segundo ele, “custo é igual unha. Tem que cortar todos os dias, senão cresce”.

Assim, o planejamento agora é enxugar os gastos desnecessários para o momento, com eventos e cursos, por exemplo, para focar na construção do negócio e melhorar as experiências dos clientes.

3 – Focar mais no core business

Como já mencionado, terceirizar o core business pode ser um perigo. Porém, não basta fazê-lo. É preciso se dedicar fortemente a ele.

Para isso, você pode seguir os passos do Bruno, como, por exemplo, revisar o core e até regravar lançamentos, pois, dessa forma, você apresenta uma abordagem nova para clientes que acompanham a sua empresa há muito tempo.

4 – Fazer SEO

O último ponto citado por Bruno para reestruturar um negócio é o investimento em SEO – Search Engine Optimization.

No caso dele, a empresa já tem bastante vídeos, mas quase não tem artigos, que é essencial para o SEO.

Com isso, a estratégia para o novo ano é dar mais atenção para o site do negócio, criar mais conteúdos com técnicas de SEO e melhorar o posicionamento no Google.

É isso galera! Esses são os quatro pontos importantes para reestruturar um negócio. O que achou? Já está fazendo o seu planejamento? Deixe seu comentário e continue navegando pelo blog